1. RESUMO

               A gestão escolar vai muito além das ações burocráticas e administrativas, envolve uma ampla diversidade de ações e procedimentos que visam muito mais que resolver questões de ordem técnica, mas também de natureza humana e relacional.

A administração ou gestão escolar deve acima de tudo garantir a sua tendência pedagógica, que é o meio pelo qual se chegará ao seu objetivo principal, que é desenvolver as diversas habilidades dos seus alunos, contribuindo para o desenvolvimento integral dos mesmos; Uma vez que a tarefa de educar jamais se resumira somente a sala de aula; Por essa razão, a prática da gestão democrática constitui hoje um dever para todos os educadores em atuação nas escolas e nos sistemas públicos de ensino, estimulando a participação de todos os segmentos na articulação dos aspectos financeiros, pedagógicos e administrativos para atingir um objetivo especifico que é promover uma educação de qualidade que contemple todas as áreas formação.

Palavra chave: gestão escolar, participação democrática

2. INTRODUÇÃO

Diante das grandes transformações na esfera econômica, social, política, cultural, e principalmente tecnológica, a educação não poderia ficar a margem de tais mudanças, sendo mera expectadora. A gestão democrática tem sido muito discutida atualmente visando transformações da realidade educacional, direcionam a descentralização de poder, a necessidade de um trabalho voltado à participação da comunidade e dos segmentos das escolas para um envolvimento da sociedade como um todo.

Com isso percebemos que administrar a educação abrange a gestão como um todo no seio da pratica educativa e esta deve ser vista e gerenciada dentro do seu contexto geral. Cabendo ao gestor educacional gerenciar o processo escolar, de forma qualitativa e de excelência, decorrendo o processo educativo até questões administrativas equilibrando tais questões e comprometendo-se com a educação de qualidade e fazendo uso das ferramentas disponíveis de maneira comprometida e eficaz.

Assim a gestão escolar é uma prática política, social e democrática, podendo gerar formas administrativas autoritárias ou participativas. Estas dependem dos sujeitos que estão envolvidos no processo administrativo/educacional.

3. ASPECTOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

     Percebe-se que a natureza de superioridade das reformas educativas que predominam no processo histórico da educação, defende o inicio de uma mudança radical na forma de se pensar e de se desenvolver a gestão dos sistemas educativos concentrada, principalmente, na instituição escolar e na sua autonomia. [...]