EMPREENDEDORISMO NAS SÉRIES INICIAIS E O MEIO AMBIENTE.

Autora: Silvana Bento de Melo Couto

E-mail: [email protected]

Instituição: Escola Municipal “José Evaristo Costa”.

Co-autora: Ana Paula Mendes de Oliveira Braga.

E-mail: [email protected]

 

 RESUMO

 

O presente artigo visa relatar um projeto que foi desenvolvido através de uma expedição investigativa em meados do III bimestre do ano de 2017 com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Evaristo Costa do município de Araputanga – MT, com a seguinte questão norteadora - exploratória: O que é ser ecológico? Para que os alunos pudessem aprender da melhor forma possível e que desenvolvessem as competências estabelecidas conforme a integração curricular, dispomos de um conjunto de métodos de ensino-aprendizagem diferenciados que possibilitaram aos alunos ter uma maior responsabilidade e participação na sua aprendizagem, proporcionando a formação integral dos mesmos, desenvolvendo competências e atitudes de modo a permitir a sua intervenção e transformação na sociedade de que fazem parte. Nossa intenção pedagógica foi de confeccionar brinquedos ecológicos e compreender que o nosso planeta precisa de cuidados e que a mudança da prática de atitudes e a formação de novos hábitos pode ajudá-lo. Com essa intenção, os alunos coletaram em suas residências ou até mesmo no percurso do caminho de casa à escola materiais descartáveis que poderiam ser reutilizados na confecção de brinquedos. A experiência também se deu a partir da leitura de textos informativos, oficinas pedagógicas, vídeos, música, poesias, pesquisas na internet, palestra, integração da literatura, em perspectiva interdisciplinar. Da experiência, relatamos que houve uma aprendizagem significativa, pois o caráter investigativo dessa proposta pedagógica evita a fragmentação de conteúdos e promove complementaridade de saberes, favorecendo a interação, autonomia e uma aprendizagem contextualizada. Os alunos conseguiram compreender a importância em modificar atitudes e práticas pessoais por meio da utilização do conhecimento sobre o meio ambiente, adotando novas posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas na sociedade de modo a garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.

PALAVRAS-CHAVE: Empreendedorismo. Educação Ambiental. Aprendizagem significativa.

 

INTRODUÇÃO

A organização do trabalho pedagógico por meio de projetos constitui uma das posturas de ensino mais dinâmica e eficiente, sobretudo por sua força motivadora e aprendizagens em situação real de atividade globalizada e trabalho em cooperação (Porto, Amélia. 2012). Sendo assim, a nossa intenção pedagógica foi de confeccionar brinquedos ecológicos e compreender que o nosso planeta precisa de cuidados e que a mudança da prática de atitudes e a formação de novos hábitos pode ajudá-lo. A escolha pelo tema foi feita após participação na capacitação do curso de Jovens Empreendedores Primeiros Passos, como um curso do Sebrae destinado a fomentar a cultura empreendedora, procurando apresentar práticas de aprendizagem considerando a autonomia do aluno para aprender, o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gerência  da própria vida (pessoal, profissional e social), a temática programada para o 3° ano do Ensino Fundamental (Oficina de brinquedos ecológicos), foi levada para a sala a sala de aula. E, no momento em que comecei a falar da temática, um dos alunos me perguntou o que era ecológico e o que era um brinquedo ecológico. Mediante tais questionamentos, iniciamos a pesquisa de um novo projeto, no intuito de adquirirmos mais conhecimentos sobre coleta seletiva, reciclagem do lixo e quais são as maneiras e atitudes que devemos adotar para sermos consideradas pessoas ecológicas e sustentáveis.

MATERIAIS E MÉTODOS

Este trabalho foi desenvolvido com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal “José Evaristo Costa” na cidade de Araputanga – MT, no ano de 2017. Os alunos coletaram em suas residências ou até mesmo no percurso do caminho de casa à escola materiais descartáveis que poderiam ser reutilizados na confecção de brinquedos. No laboratório de informática, realizaram pesquisas na internet com o objetivo de adquirir mais conhecimentos sobre coleta seletiva, reciclagem do lixo e quais são as maneiras e atitudes que devemos adotar para sermos consideradas pessoas ecológicas e sustentáveis. Em sala de aula, uma vez por semana, as aulas eram feitas em forma de oficinas, onde os materiais trazidos pelos alunos eram transformados em brinquedos. A confecção dos brinquedos foi além da sala de aula, pois houve momentos em que mães e filhas tinham um momento juntas para fazerem roupinhas de bonecas com sobras de retalhos. Ao visitarmos à Associação de Catadores Reciclar para Viver Melhor, os alunos tiveram a oportunidade de conhecerem de perto o trabalho que vem sendo desenvolvido em relação à coleta seletiva. E também, compreenderam o motivo da instalação da referida Associação no município de Araputanga - MT, que tem por finalidade desenvolver nas pessoas consciência crítica em relação ao reciclar, ao reutilizar e ao reaproveitamento dos recursos naturais, contribuindo pela preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida. E, também de diminuir os lixões e criar oportunidades de emprego com a venda dos materiais recicláveis, para que por meios sustentáveis, possam contribuir com a economia local.  E, tomaram conhecimento da existência de parcerias por meio de ações conjuntas das Secretarias de Meio Ambiente, Obras, Saúde, Educação e Vigilância Sanitária, além da parceria do Ministério Público de Araputanga – MT, cujo objetivo é de discutir o problema do lixo proveniente das residências, comércios, indústrias e dos lixos que são geralmente provenientes de clínicas e hospitais, que são os considerados lixos radioativos, dando um destino melhor aos resíduos sólidos por meio de incentivo à reciclagem, pois a mesma é fundamental para diminuir os impactos ambientais no planeta. Em visita ao lixão, os alunos viram de perto uma grande variedade de materiais que são descartados no dia a dia da população araputanguense, que podem representar um grande perigo ao meio ambiente. Ao término do projeto, todos os brinquedos ecológicos confeccionados pelos alunos foram comercializados em um evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura no espaço da Feira Municipal do município de Araputanga. E com o dinheiro arrecadado os alunos realizaram vários passeios e se divertiram muito.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Todas as atividades e ações foram pensadas e elaboradas juntamente com os alunos, acreditando que através de uma metodologia diferenciada, da ludicidade e da capacidade imaginativa dos alunos, possamos inseri-los no mundo do empreendedorismo. E, com base no trabalho desenvolvido, trabalhar o empreendedorismo foi gratificante, pois foi possível observar que houve uma melhora na criatividade dos alunos, na forma com que eles olham para os problemas sociais e ambientais, ou seja, a construção do brinquedo traz a questão ambiental ao se reutilizarem materiais descartáveis, reforça a importância do trabalho em equipe, a responsabilidade de retorno e conservação. Desde o início, observamos que houve uma cooperação mútua entre eles, todos agiram em parceria, união, alegria, criatividade e companheirismo, de modo a priorizar uma aprendizagem significativa levando a consolidação do aprendizado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para que os alunos pudessem aprender da melhor forma possível e que desenvolvessem as competências estabelecidas conforme a integração curricular, dispomos de um conjunto de métodos de ensino-aprendizagem diferenciados que possibilitaram aos alunos ter uma maior responsabilidade e participação na sua aprendizagem, proporcionando a formação integral dos mesmos, desenvolvendo competências e atitudes de modo a permitir a sua intervenção e transformação na sociedade de que fazem parte.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://www.atitudessustentaveis.com.br/artigos/sustentabilidade-ecologica/

https://www.institutosuryasolidaria.org.br/

https://www.omo.com/br/se-sujar-faz-bem/arte-artesanato/reciclagem-fazendo-brinquedos-de-sucata.html?gclid=EAIaIQobChMIgcLQ3uG-2AIVCQaRCh1btAIGEAAYASAAEgLjh_D_BwE&gclsrc=aw.ds

https://www.significados.com.br/sustentabilidade/

https://sustentavelecologia.blogspot.com.br/

Kindel, Eunice Aita Isaia. Práticas pedagógicas em Ciências: espaço, tempo e corporeidade / Eunice Aita Isaia Kindel; ilustrações de Eloar Guazzelli. – Erechim: Edelbra, 2012.

Porto, Amélia. Ensinar ciências da natureza por meio de projetos: anos iniciais do ensino fundamental / Amélia Porto, Lízia Porto. – Belo Horizonte: Rona, 2012.