Resumo: Neste trabalho tentarei de forma sucinta mostrar os desafios do docente para conseguir ensinar no ensino superior, onde se vê uma dificuldade que deverá ser superados por ele para que consiga mostrar o aluno os conteúdos, além de conseguir fazer fixar neste aluno o assunto, porém a dificuldade de fazer isso é grande pois ao alunos muitas vezes não conseguem assimilar o conteúdo por já ter visto inúmeras textos na internet que muitas vezes mostram algo de forma errônea, além disso muitos professores tem que sair da sua “zona de conforto” onde tem que ensinar e aprender com os discentes, o que muitos, as vezes não conseguem e fazendo isso não conseguem passar certa aprendizagem para a turma que ensina.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino superior; docente; aprendizagem.

Introdução

A docência superior tornou-se um desafio para o docente, pois o mesmo tem que se reinventarem todos os dias, pois com o advento da tecnologia da informação o docente não pode mais fazer a docência como seus mestres faziam antes dele.

Os conhecimentos da docência do ensino superior não é mais exclusiva das bibliotecas das Faculdades e Universidades, hoje em dia a informação encontra-se nos mais diversos meios de comunicação em massa (jornais, internet) e com isso faz com que os discentes tenham essas informações quase que instantaneamente nas mãos.

Com essa facilidade de informações cabe ao professor, o que seria um dos desafios, ajudar seus alunos a selecionarem tais informações, ajudando a melhorar a prática da sua docência e também a aprendizagem dos alunos.

Os desafios de ensinar no ensino

Os desafios para ensinar já são muitos, e no Brasil são maiores ainda, pois em um país onde um político ganha mais que um professor é onde vemos o descaso com a educação, no ensino superior vemos, uma certa “facilidade” a mais para com o docente em relação ao ensino fundamental e médio, pois ultimamente muito se preza o ensino superior, porém ainda é longe do ideal, em relação as políticas da educação que já dificulta a vida dos professores em geral, o professor da docência superior tem problemas particulares que que dificultam o seu ensino, o primeiro deles é o preparo que tal docente deve ter porque “ nos processos de formação é preciso considerar a importância dos saberes nas áreas de conhecimento (ninguém ensina o que não sabe)” (PIMENTA, 2002 apud SILVA e OLIVEIRA, 2009), como é observado o que fala Pimenta e citado por Silva e Oliveira, o professor tem como obrigação estar preparado pois diferente de discentes do ensino fundamental e médio, o discente do ensino superior tem em mãos uma ferramenta que ajuda e ao mesmo tempo atrapalha o professor do ensino superior que seria as tecnologias da informação, mais precisamente a internet, ou seja, um professor pode falar uma coisa e instantaneamente um aluno poderá ver a veracidade da afirmativa do professor através de smartphones que tenham acesso a internet.

Outro desafio para o professor de ensino superior é a forma como se ensina hoje em dia pois, “o processo de aprendizagem por sua vez ocupou a centralidade de ensino isto quer dizer que se antes o foco se colocava no ‘ensinar’ entendido como transmissão de informações e conteúdos de disciplinas, hoje o foco se encontra na valorização de outro processo: o da aprendizagem” (MASETTO, ?), ou seja, não se pode fazer docência superior como antigamente, onde se via uma educação bancaria para os discentes, hoje em dia o aprender é mais complexo que talvez antigamente, como visto através da visão de Masetto, onde o professor do Ensino Superior tem que mostrar que domina o assunto sim mas tem que levar em consideração inúmeros fatores de como os alunos alcançarão o aprendizado que ele está passando, o que é deverás complexo pois cada aluno tem uma realidade.

E finalmente, o não privilegio do saber dos professores, pois antigamente o professor era quase um ser onisciente, onde não se levava em consideração o saber empírico do aluno, ultimamente, não se vê mais isso e isso se torna um desafio para professores que não se preparam para a reciprocidade de informações, o que se vê hoje em dia são professores que se preparam mais para essa troca de aprendizagem. “A aula universitária é um território (espaço e tempo) do professor e do aluno onde juntos, em parceria e co-responsabilidade, desenvolvem um processo de aprendizagem” (MASETTO,?)

Considerações finais

È observado que assim como tudo hoje em dia, a docência superior se transformou, e é observado que o professor tem inúmeras dificuldades ainda para ensinar para uma universidade, ferramentas como internet, smarthphones, entre outras coisas ajudam de forma imprescindível o professor como de certa forma também atrapalham, fazenda esta ferramenta um desafio pra o docente do ensino superior, além do fato de professores se livrarem da sua zona de conforto para aprenderem como os discentes, compartilhando conhecimentos ambos, isso faz com que a docência do ensino superior consiga evoluir de forma que os desafios sejam minimizados para a melhor fluidez dos trabalhos realizados por docentes e discentes.

Referências

MASETTO, Marcos Tarciso. DESAFIOS PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA CONTEMPORANEIDADE. Disponível em: . Acesso dia: 06 ago 2017.

SILVA, Andresa de Sena;  OLIVEIRA, Glauber Vinicius Santos de. OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA SUPERIOR NA REALIDADE NACIONAL. Disponível em: .Acesso:06ago2017.