RESUMO

O foco deste trabalho é estudarqual deve ser o papel do supervisor pedagógico , no Brasil, a supervisão apareceu junto com a criação do plano de instrução difundido pelos jesuítas, a Ratio Studiorum, com uma parte ainda um tanto vago e confundido com a função controladora. Em todo o percurso das ideias pedagógicas presentes , após o plano de instrução, a supervisão só se consolidou no Brasil , como emprego, na década de 60 do século XX, por meio da Lei nº5564, de 21 de dezembro de 1968. O trabalho do supervisor pedagógico é direcionar o grupo de docentes, testa, estimular, interpelar, fomentar, despertando neles a ânsia, o prazer, o comprometimento com o trabalho executado e partilhando as alegrias das conquistas alcançadas. A atividade do supervisor escolar é atribuída a obrigações complexas, de ajuda e cooperação com o docente o tipo de vínculo que ele tem com o grupo de docentes, ao qual gerencia, começar a ser a alma do desenvolvimento de seu trabalho. O Supervisor Escolar, logo, é o especialista organizador ou mentor  das atividades pedagógicas desenvolvidas pelos corpo docente em uma escola.

PALAVRAS CHAVES

Trabalho, docentes, supervisor, pedagógico

O papel do supervisor pedagógico escolar

Para Medina (1997,p 30), a função de supervisor, focado na atuação do docente não pode ser comparado como assessoria ou consultoria, por ser uma atividade que tem muito envolvimento do supervisor.

Segundo a escritora o supervisor escolar tem como meta de trabalho a produção do docente – o conhecer do discente – e preocupa-se de maneira diferenciada com a qualidade dessa criações. Portanto, o objeto de trabalho do supervisor é a aprendizagem do discente através do docente, onde ambos trabalham como numa equipe um dependendo do outro. Levando-se em conta oprincipalpapel do supervisor: ser o maiorconciliador da esfera escolar.

Para Alves (1994, , p 26), o supervisor tem que ser o profissional responsávelpor controlar qualquer atividade, o supervisor escolar é o responsável de possibilitar a interação da teoria e prática, entre pensamento e ação.

De acordo com a escritora o supervisor escolar é um especialista que cria a ligação entre os váriasáreas da escola que trabalham focados com o ensino e a aprendizagem, e com as interações com os pais dos discentes. O supervisor escolar tem como foco de trabalho não só os docentes e discentes, mas os pais de discentes conseguintemente.

Quanto a Rangel (2001,, p 12), o supervisor escolar é integrante do corpo de docentes e tem suas particularidadesde suas atividades, especificado pelo gerenciamento das atividades didáticas e curriculares e a promoção e o incentivo de momentosem grupo para estudo.

Segundo Pires (1990, p 10) o supervisor escolar possui várias características. Suas características devem ser capazes de cria a interação nos grupos que estão na escola, preservarpor um bom ensino, participar de modo direto com os docentes, com os discentes e seus familiares, e principalmente  ser uma agente que irá gera mudanças.

O dever do supervisor dessa maneira será redefinido com base em novos fins de trabalhos e o produto final da junção que acontece entre o docente que educa e o discente que aprende acaba a cria o núcleo de atividade do supervisor na escola. (MEDINA 1997, p 22).

Conseguimos entender que a atividade do supervisor escolar é criar uma interação do docente, pais e discentes. O supervisor tem que ter claro os objetivos de seu trabalho com os conceitos bem definidos e papeis divididos para ter sucesso em suas atividades.

A maneira correta para que o supervisor da escola consiga realizar suas metas traçadas ele tem que inicialmente elabora um perfil da escola inserido no projeto político pedagógico orientando , ajudando os docentes, discentes e pais, não deixando de ter uma comunicação dialógica entre eles e todos os membros da comunidade escolar. [...]