AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

 

Autora:Cleidiane Straliotto.

Co-autora: Silvana Bento de Melo Couto. 

RESUMO

O presente artigo é de cunho bibliográfico e objetiva relatar a importância da incorporação de novas tecnologias na Educação de modo a contribuir significativamente tanto para o desenvolvimento do ensino como também, para o aperfeiçoamento da qualificação profissional do docente. Apoiou-se em alguns autores como FANTIN (2007), KOVEL (1996), MORAN (2000) entre outros para a compreensão de como ocorre o processo da incorporação de novas tecnologias na Educação. Após a realização de várias leituras concluímos que não basta apenas fazer a integração de novos recursos tecnológicos no contexto escolar é necessário que o educador esteja sempre em busca de novas capacitações para adquirir habilidades e técnicas para lidar com estes instrumentos em sala de aula, pois são ferramentas de forte influência no processo de ensino aprendizagem que pode ajudar na melhoria da qualidade do ensino.

 

Palavras-chave: Educação tecnológica. Capacitação profissional. Aprendizagem significativa.

 

INTRODUÇÃO

 

            O presente artigo é de cunho bibliográfico que objetiva relatar a importância da incorporação de novas tecnologias na Educação de modo a contribuir significativamente tanto para o desenvolvimento do ensino como também, para o aperfeiçoamento da qualificação profissional do docente, onde o mesmo a partir do reconhecimento das potencialidades das tecnologias disponíveis aprender-se-á a lidar da melhor forma possível com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações.

                A inserção das ferramentas midiáticas na educação pode ser vista como uma prática desafiadora, na relação escola-aluno Fantin (2007, p. 4) afirma que: “é possível educar integrando mídia e educação [...] fazer educação usando todos os meios tecnológicos disponíveis.

             A incorporação da internet na escola, na educação das novas gerações, contribui pedagogicamente para a inclusão social do professor-aluno nesta nova era digital, mediando à comunicação e a informação via Internet, ou seja, dentro da sociedade a internet passa a ser um forte elo entre mundos, onde os indivíduos podem se comunicar em qualquer parte do mundo possibilitando que a cada dia tanto o professor como o aluno se torne mais questionador ao buscar conhecimento através da mesma, com pesquisas de seus interesses.

              Nos dizeres de (KOVEL, 1996 p.12):

As novas tecnologias, em especial a Internet, permitem dar voz àqueles que estão isolados pela situação geográfica em que estão inseridos, ou que têm pouca representatividade no sistema educativo, podendo assim transmitir a todos as suas perspectivas e visões únicas do mundo.

              Portanto, o uso consciente das novas tecnologias contribui no desenvolvimento da comunicação do indivíduo dentro do contexto em que vive e estuda, favorecendo a construção do conhecimento de forma integral e significativa.

            Para a realização do presente artigo, fizemos um levantamento bibliográfico para embasar teoricamente o estudo. E, para atender ao objetivo proposto, o presente artigo está organizado da seguinte maneira:

                No capítulo I, fizemos uma breve discussão sobre a utilização dos recursos tecnológicos na prática docente.

             No capítulo II, apresentamos um breve contexto sobre a contribuição das novas tecnologias no processo ensino aprendizagem.

               Nas considerações finais, relatamos que não basta apenas fazer a integração de novos recursos tecnológicos no contexto escolar é necessário que o educador esteja sempre em busca de novas capacitações para adquirir habilidades e técnicas para lidar com estes instrumentos em sala de aula, pois são ferramentas de forte influência no processo de ensino aprendizagem que pode ajudar na melhoria da qualidade do ensino.

 

  1. A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA DOCENTE

               As novas tecnologias da comunicação e da informação estão cada vez mais aperfeiçoadas onde crianças e adolescentes já estão não somente se identificando com tais recursos, mas também fazendo uso dos mesmos em seu cotidiano. No entanto, há necessidade de que também haja modificação na prática docente fazendo uso de métodos e ferramentas de ensino diferenciadas para que o processo de aprendizagem se efetue de forma significativa, favoráveis à construção do conhecimento.

                Segundo (MORAN, 2000, p. 32):

Cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e os muitos procedimentos metodológicos. Mas também é importante que amplie, que aprenda a dominar as formas de comunicação interpessoal/grupal e as de comunicação audiovisual/telemática.

 

              É fundamental que o professor acompanhe os avanços das novas tecnologias, inovando cada vez mais suas metodologias de ensino e principalmente que o mesmo faça uso dos diferentes recursos tecnológicos disponíveis, para que haja não apenas maior interesse e participação do aluno em seu processo de aprendizagem, mas também que haja melhoria na qualidade do ensino.

            Moran (2000, p. 17 – 18) enfatiza que:

[...] Alunos motivados aprendem e ensinam, avançam mais, ajudam o professor a ajuda-los melhor. Alunos que provém de famílias abertas, que apoiam as mudanças, que estimulam afetivamente os filhos, que se envolvem em ambientes culturais ricos, aprendem mais rapidamente, crescem mais confiantes e se tornam pessoas mais produtivas.

           

                  Portanto, é de suma importância   que o professor seja o criador de ambientes de aprendizagem, de diálogo, respeito mútuo, afetividade, interação, entre outros, criando projetos que visem à produção do conhecimento de forma contextualizada. E, a incorporação de diferentes tecnologias disponíveis à prática pedagógica docente, se utilizadas com propósitos educacionais e estratégias adequadas, proporcionam ao aluno contribuições significativas em sua vida escolar.

                O crescente uso da internet, fez com que a sala de aula deixasse de ser o único espaço de busca e acesso ao conhecimento. Para Moran:

 

A internet é uma mídia que facilita a motivação dos alunos, pelas novidades e pelas possiblidades inesgotáveis de pesquisa, que oferece. A internet oportuniza interações significativas, através dos e-mails, as listas de discussão, os fóruns, os chats, os blogs, as ferramentas de comunicação instantânea, os sites de relacionamentos (2000, p. 53)

 

                Mediante as inúmeras oportunidades de pesquisa e interações significativas oferecidas pela internet, cabe ao professor, informar e orientar seus alunos sobre as vantagens e perigos que ela também oferece. Parafraseando Moran, pode-se dizer que não é a tecnologia em si que causa a aprendizagem, mas a maneira como o professor e os alunos interagem com ela. (Moran, 2000, p.48).

                 A era tecnológica inseriu-se de forma muito rápida no contexto escolar, fazendo com que os profissionais da educação buscassem cursos de capacitação para se atualizarem em relação às novas formas tecnológicas incorporadas à Educação, buscando assim a compreensão de como aplicar em sua prática docente os diferentes recursos tecnológicos disponíveis, proporcionando ao aluno, um ensino de qualidade junto às novas tecnologias.

 

2. A CONTRIBUIÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

 

                  As novas tecnologias veio favorecer o enriquecimento da prática pedagógica docente e também veio a fortalecer e dar novos significados na aprendizagem do aluno, ou seja, as novas tecnologias veio renovar de forma significativa o olhar do docente diante de sua prática pedagógica e contribuir para consolidação do processo de ensino-aprendizagem.

                 Segundo Kenski (2008, p. 45) a maioria das tecnologias é utilizada como auxiliar no processo educativo contribuindo assim para a ampliação e maior aprofundamento do conteúdo estudado.

                  Para alcançar sucesso no ensino-aprendizagem, diante da inserção das novas tecnologias no ambiente escolar, é necessário que haja por parte do professor um aprimoramento no seu conhecimento mediante aos recursos tecnológicos para que ocorram modificações necessárias em sua prática pedagógica de forma a promover a dinamização do ensino aprendizagem ajudando o aluno na construção do conhecimento. Jordão enfatiza que:

[...] a formação do professor deve ocorrer de forma permanente e para a vida toda. Sempre surgirão novos recursos, novas tecnologias e novas estratégias de ensino e aprendizagem. O professor precisa ser um pesquisador permanente, que busca novas formas de ensinar e apoiar alunos em seu processo de aprendizagem (JORDÃO, 2009, p.12).

                      No entanto, diante da inclusão dos recursos tecnológicos na prática docente, o educador deve estar sempre em busca de novas capacitações para adquirir habilidades e técnicas para lidar com estes instrumentos em sala de aula, pois são ferramentas de forte influência no processo de ensino aprendizagem.

                     De acordo com Tajra (1998) o objetivo do governo em criar o Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação), foi de:

Melhorar a qualidade do processo de ensino aprendizagem, incorporar novas tecnologias de informação nas escolas por meio de criação de nova ecologia cognitiva, propiciar uma educação que busque o desenvolvimento cientifico e tecnológico e educar para a cidadania global numa sociedade mais desenvolvida tecnologicamente.           

                    No entanto, é fundamental que os professores estejam preparados para a realidade tecnológica, buscando sempre a inovação em suas aulas, deixando-as mais prazerosas e significativas, no intuito de melhorar a qualidade do ensino aprendizagem dos alunos juntamente com aplicação de novas tecnologias.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

                  Conforme já mencionado anteriormente, o presente artigo objetivou relatar a importância da incorporação de novas tecnologias na Educação de modo a contribuir significativamente tanto para o desenvolvimento do ensino como também, para o aperfeiçoamento da qualificação profissional do docente.

                   Após a realização de várias leituras relacionadas ao tema em discussão, podemos concluir que não basta apenas fazer a integração de novos recursos tecnológicos no contexto escolar é necessário que o educador esteja sempre em busca de novas capacitações para adquirir habilidades e técnicas para lidar com estes instrumentos em sala de aula, pois são ferramentas de forte influência no processo de ensino aprendizagem que pode ajudar na melhoria da qualidade do ensino.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ALONSO, Kátia Morosa. Tecnologias de informação e comunicação e formação de professores: sobre redes e escolas. Campinas, SP: Revista de Ciência da Educação,2008. 765p.

 

BRITO, A. C. A. G. et al. Um Olhar sobre Educação: uma abordagem a partir das novas tecnologias. In: Revista Digital Pandora Brasil nº 9. 2009. ISSN 2175-3318.

 

FANTIN, M. Alfabetização Midiática na Escola. VII Seminário Mídia, educação e Leitura. 10 a13 de Julho. Campinas, SP, 2007.

 

FERREIRA, M. J. M. A.. Novas tecnologias na sala de aula. Monografia do Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares. Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância, Departamento da PROEAD, Sousa, PB, 2014.

 

JORDÃO, T. C.. Formação de educadores: a formação do professor para a educação em um mundo digital. In: Tecnologias digitais na educação. MEC, 2009.

 

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias o novo ritmo da informação. 4ª Ed.Campinas, SP: Papirus, 2008.

 

KOVEL, J. (1996). Os contextos de mudança de ensino superior e quatro

futuros para a educação a distância.

 

MORAN, José M., Novas tecnologias e mediação pedagógica, Coleção Papirus Educação, Editora Papirus, Campinas, 16 ed., 2000.

 

TAJRA. S. Informática na Educação professor na atualidade. São Paulo. Ed. Érica. 1998.69-81p.

 

TEDESCO, Juan C., Educação e Novas Tecnologias: esperança ou incerteza?, Editora Cortez, São Paulo, 2004.