Análise Crítica - Como ensinar na educação infantil? Reflexões sobre a didática e o desenvolvimento da criança.

 O sexto capítulo da obra Pedagogia Histórico-crítica: legado e perspectiva apresentado por Lucinéia Maria Lazaretti e Maria Aparecida Mello, enfatiza a questão de “como ensinar” na educação infantil, trazendo considerações sobre a didática, e a funcionalidade das práticas pedagógicas no desenvolvimento da criança.

 O primeiro ponto abordado pelas autoras é a importância de um processo de ensino sistemático, que seja objetivo e que auxilie no desenvolvimento integral da criança. O fato é que alguns profissionais da área praticam a ideia de um ‘não ensino”, contribuindo para uma educação subjetiva, cuja principal característica é aplicar conteúdos soltos, e utilizar metodologias de forma inadequada que resulta numa pedagogia falha, incoerente, e que diverge do propósito esperado no contexto escolar.

 Nessa perspectiva, destaca-se que o processo de ensino deve auxiliar o indivíduo no desenvolvimento de aspectos que não são intrínsecos à condição humana e necessitam de estímulos para serem aperfeiçoados, exemplos disso são as habilidades individuais, os princípios, valores e a interação com o meio social. Para que isso ocorra, o ato de ensinar deve ser realizado de forma sistêmica na qual deve haver sempre uma conversação entre objetivos-conteúdos-metodologias e a prática que auxiliará no desenvolvimento cognitivo da criança.

 A escola tem o papel de auxiliar na evolução integral da criança desde a mais tenra idade, partindo disso as autoras esclarecem que os conteúdos devem ser abordados de acordo com as metas a serem alcançadas, neste caso, que evidencie os mais variados conhecimentos e focalize na humanização plena. Neste contexto, o professor se torna o agente transformador da realidade, depois de compreender o processo no qual atuará, tem como função organizar suas práticas, metodologias e estratégias para só então adentrar no processo de ensino de forma adequada.

 Além de aspectos como conteúdos e metodologias, a didática eficaz também se dá por um fator crucial nesse processo: a relação professor-aluno. Todo desenvolvimento infantil inicia no momento de sua inserção na sociedade, primeiramente na interação com a família, com quem tem o primeiro contato, e ao entrar na escola com o professor que deve está apto a recebê-lo, e auxiliar no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos ainda superficiais.

 Em razão disso, as autoras esclarecem como algumas práticas pedagógicas devem ser aplicadas nas escolas, e por meio de exemplos apontam possíveis falhas que ocorrem nas escolas de educação infantil, partindo do pressuposto que somente os instrumentos disponíveis em sala de aula, quando usados de forma inadequada não são eficazes para a efetivação do ensino.

 Portanto, conclui-se que a reflexão de como ensinar se faz necessária, considerando que a ação de ensino é desafiadora e mantém um propósito amplo, não apenas de auxiliar no desenvolvimento integral do ser humano, mas o de prepará-lo para o meio social no qual está inserido. O modelo de ensino atual é elaborado de forma sistêmica e visa considerar a criança em seu pleno desenvolvimento, considerando sua natureza e limitações, sem deixar de contribuir para sua formação integral, no entanto, a realidade das práticas em muitas escolas ainda diverge dessa perspectiva, baseando- se ainda em práticas ultrapassadas e em vão.

 Todo o capítulo convida o leitor a adentrar no mundo das práticas pedagógicas, e encaminha o professor a atentar-se mais à funcionalidade dos métodos aplicados em sua escola ou sala de aula. De forma clara e precisa, as autoras conseguiram abordar a temática e responder o questionamento central, expondo um grande leque de informações extremamente relevantes para compreensão do assunto.

 Trata-se de um capítulo considerado curto, possuindo apenas 16 páginas, aspecto que facilita o acesso dos leitores. A obra é uma referência útil, tanto para profissionais da área educacional, como para estudantes e leitores que possuem interesse na temática.

REFERÊNCIAS:

LAZARETTI, Lucinéia; MELLO, Maria. Como ensinar na educação Infantil? Reflexões sobre a didática e o desenvolvimento da criança. In: PASQUALINI, Juliana; TEIXEIRA, Lucas; AGUDO, Marcela (org.). PEDAGOGIA HISTÓRICO- CRÍTICA: LEGADO E PERSPECTIVAS. Uberlândia: 1° ed. Navegando, 2018. p.117- 133