Violência e escola são duas palavras que andam cada vez mais associadas nos dias de hoje,já que é muito comum ligarmos a TV e assistirmos no jornal alguma notícia sobre alunos brigando violentamente uns contra os outros,alunos agredindo verbalmente e fisicamente os professores e vice-versa.O ambiente escolar que deveria servir como base de educação,moral e respeito, esta se tornando uma zona de guerra.
Essa escola que conhecemos hoje não é nem um pouco parecida com a que se tinha nos tempos dos nossos pais ,por exemplo,onde o respeito do aluno pelo professor era demonstrado como gratificação pelo conhecimento que lhes estava sendo dado,porém hoje o que realmente parece é que as pessoas estão sem nenhuma noção de quão grave é a falta de conduta delas próprias e claro que também nunca param pra medir as conseqüências,não há limites...
Muitas hipóteses são levantadas quando surgem as perguntas como: Por que esta acontecendo isso?Quem é o culpado?Os pais,os alunos ou a escola? Não se chega a nenhuma conclusão porque a verdade é que não há "um culpado"São um conjunto de fatores.
Primeiramente a educação primária que as crianças deveriam receber em casa e que esta sendo deixada a cargo totalmente da escola.A escola por sua vez esta sendo sobrecarregada de responsabilidades que não lhes cabem e assim deixando de executar o papel de escola,que é apenas de transferir conhecimento para seus alunos.
Não acho que medidas estejam sendo tomadas,até porque ninguém sabe ao certo o que fazer a respeito,parece que o controle esta fora das mãos de todos.Enquanto isso a imagem da palavra " escola" vai se denegrindo um pouco mais a cada novo escândalo que explode na mídia, e nós,os cidadãos, estamos sentados em nossos sofás chocados com a violência sem causa aparente que atinge nossos colégios,porém continuamos sem ação e tentando salvar a própria pele.