As provas do ENEM 2014 estão se aproximando. São muitas disciplinas a serem estudadas, e tem umas, que precisam de mais estudos e boa memorização que é o caso de História e Geografia. Por isso listamos 7 dicas para você se dar bem nessas matérias.

1-      Meio Ambiente

O Meio Ambiente é um tema que tem grandes chances de cair na prova do ENEM este ano. Portanto, o candidato precisa estudar qual foi o posicionamento do Brasil durante as cúpulas climáticas, como por exemplo, em Estocolmo (1972), Rio 92 e Rio+20. Em 2014, o governo não assinou acordo que previa a redução do desmatamento durante a Cúpula do Clima.

2-      Mulheres

As tendências do Censo são bastante exploradas na prova do ENEM. De acordo com o último levantamento feito em 2010, houve um aumento de 37% no número de famílias chefiadas com exclusividade por mulheres. Dessa forma é importante que o aluno atente-se a ascensão da mulher perante a sociedade.

3-      Escravidão

O tema é batido, mas não deixa de marcar presença nas provas do ENEM.  É importante lembrar que os escravos chegaram ao Brasil colônia no século XVI e permaneceram até a abolição, que aconteceu em 1888. Uma informação válida que o Brasil foi o último País independente das Américas a abolir totalmente a escravidão.

4-      Brasil Colônia

E por falar em Brasil Colônia, saiba que este é um tema clássico que com certeza vai fazer parte da prova. É essencial que o estudante se atente a questões sobre como era economia no período em que o Brasil foi colonizado por Portugal. Entre os anos de 1500 a 1822, modelo econômico era agrário-exportador, o que levou Portugal levar grandes quantidades de açúcar e pau-brasil, do Nordeste e ouro no interior.

5-      Estado Islâmico

Este é um tema atual que merece atenção. As provas do Enem não são conhecidas por cobrar questões de atualidades. Porém, devido à ascensão do Estado Islâmico no Oriente Médio, possa cair na parte da prova de História. Um tema que pode cair na parte de História. O surgimento do EI, como também é conhecido se deu a partir da guerra entre Israel e Palestina, em 1948.

Por

Rodrigo Martiny

http://vestibulandoansioso.com/