Variável dependente?

 Variável dependente, como o nome indica, é uma variável que depende de algo. Mas de quê especificamente?

 Bem, se estamos analisando o crescimento de uma planta. Vários fatores são conhecidos por influenciar ou afetar o crescimento de plantas, entre eles: a quantidade de água que foi adicionada ao solo; o número de horas que a planta está exposta ao sol; e a quantidade de adubo adicionada ao solo.

 Como o fator, ou seja, a variável crescimento da planta depende destes três outros fatores, diz-se que a crescimento é uma variável dependente destas outras variáveis (quantidade de água, quantidade de adubo e quantidade de horas que a planta está exposta ao sol).

 Em outras palavras, podemos dizer que a variável crescimento é o “efeito”, ou a “consequência” das outras três variáveis que podem ser chamadas de “causas”. Intuitivamente sabemos disso. Por exemplo, uma planta sem água não cresce. Assim ao adicionar água, tende a ter a consequência de estimular o crescimento da planta.

 Outra maneira de descrever uma variável dependente é uma variável cuja observação não é afetada por outra observação. De forma mais clara, por exemplo, temos dois dados. Se estabelecermos que ao lançar o primeiro dado, o resultado que sair não pode ser repetido ao lançar o segundo dado, dizemos que o resultado do segundo dado é dependente do resultado do primeiro dado. No exemplo da planta, as quantidades de adubo adicionadas ao solo não estão relacionadas ao número de horas que a planta está exposta ao sol. Deste modo, as variáveis quantidade de adubo e número de horas que a planta está exposta ao sol são consideradas variáveis independentes. Por outro lado, os resultados da variável crescimento são uma consequência, ou, em outras palavras, dependem da quantidade de água, quantidade de adubo e quantidade de horas que a planta está exposta ao sol. Assim, a variável crescimento é considerada uma variável dependente em relação às outras três.

 Espera-se que com este pequeno texto, o conceito de variável dependente possa estar um pouco mais claro a todos.