O mercado de trabalho têm se tornado exigente com o passar dos anos, e isso não é novidade. A maioria das empresas exigem qualificação profissional para admitir novos colaboradores, além de experiência na área. Mas o que fazer quando você já ocupa uma vaga no mercado de trabalho e quer crescer dentro da empresa, conseguir uma melhor colocação? A resposta é investir em conhecimento.

Mas como fazer um curso se a família, o próprio trabalho e outras adversidades do dia a dia te tomam tempo e você não tem como se deslocar todos os dias até a instituição de ensino que lhe ofereça o curso desejado. Dentro dessa realidade que se torna presente na vida da maioria dos brasileiros foi pensado uma nova modalidade de estudo: os cursos online.

Como o próprio nome já diz, cursos online são aqueles que podem ser feitos via qualquer conexão web. Esse cursos podem ser relacionados a informática, caso dos cursos de Web Design, AutoCAD e outros. Pode-se também optar por cursos de nível superior, ofertados por diversas faculdades e universidades. É o caso dos cursos de Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Produção multimídia, entre outros.

Vale salientar que mesmo sendo à distância os cursos de nível superior necessitam de uma presença periódica do aluno na instituição de ensino. Que pode ser uma vez por semana, duas por mês ou mesmo até uma vez só por mês. O que vai diferenciar a periodicidade da presença do aluno varia conforme o curso e a instituição de ensino escolhida por ele. Lembrando que o MEC autoriza esses cursos através de portaria específica, além do diploma ter a mesma validade do presencial.

As vantagens dos cursos online e dos EaD’s são inúmeras. Uma vez que ele permite flexibilidade no horário das aulas. Você pode estudar no horário que achar mais conveniente> Vale lembrar que como todo curso ele requer uma carga horária específica. Com o trânsito caótico das grandes metrópoles, poder fazer o curso em casa gera economia tanto com transporte, como com estacionamento para aqueles que possuem veículo próprio. Outra vantagem relatada para os adeptos desse tipo de ensino é poder ficar perto da família enquanto estuda, além de economizar com alimentação.