Resumo: Até a metade do século XX crianças e adolescentes eram “invisíveis” para o mundo dos direitos humanos, sendo considerados pequenos adultos com importância inferior dentro da sociedade. Existem poucos registros do cotidiano de crianças e adolescentes no passado e os poucos registros encontrados dão conta da prática do trabalho infantil como cotidiana incorporada ao desenvolvimento da sociedade. Até os dias atuais tal prática persiste colaborando para a manutenção da desigualdade social.

Objetivo do trabalho: O presente trabalho tem por objetivo desvelar as conseqüências da crise econômica para o trabalho infantil. Para a compreensão deste objeto de pesquisa, busca-se desvelar o histórico do trabalho infantil dentro do Brasil desde o colonialismo. Através do resgate histórico busca-se chegar à condição do trabalho dentro da política neoliberal adotada pela grande parte dos países capitalistas na atualidade e a situação do trabalho infantil dentro deste contexto.

Metodologia: A metodologia utilizada para a análise da situação do trabalho infantil dentro do neoliberalismo será a de revisão de literatura utilizando autores que discutem de forma critica a temática.