*NOBOKITE, Sueidis Angela.

Resumo:

A toxemia é a hipertensão adquirida pela gravidez. Alguns fatores levam a causa da toxemia, tais como: idade da mãe, nuliparidade, gestações múltiplas, diabetes e hipertensão crônica.

 Palavras-Chave: Toxemia, Pré-natal, Saúde.

___________________________________

* Graduada em Enfermagem na Faculdade de Quatro Marcos – FQM

 1. Introdução:

A toxemia na gravidez refere-se a uma variedade de sintomas caracterizada por hipertensão, proteinúria e edema. Pode ser prevenida com correto acompanhamento no pré-natal, assiduidade nas consultas, reconhecimento e tratamento dos sinais precoces, facilitando uma vida gestacional saudável, favorecendo assim, um parto tranqüilo.

2. Desenvolvimento:

Toxemia é hipertensão induzida pela gravidez. Ocorre na última metade da gestação. Para Robbins e Cotran diz que “ a toxemia da gravidez refere-se a um complexo de sintomas caracterizado por hipertensão, proteinúria e edema”.

As causas ainda não são totalmente conhecidas, porém existem vários fatores predisponentes, como: idade da mãe (precoce ou avançada), nulipariedade, gestações múltiplas, diabetes e hipertensão crônica.

A toxemia pode manifestar-se em vários graus: pré-eclâmpsia leve, pré-eclâmpsia grave e eclampsia. A eclampsia é considerada uma mais graves complicações dentro da obstetrícia. A mortalidade materna está em torno de 10% e a perinatal, em torno de 25%. Pode ocorrer na gestação, no parto ou no puerpério imediato.

Sendo assim Nébia Maria et al relata que “ a toxemia pode ser prevenia com um correto acompanhamento no pré-natal, assiduidade nas consultas, reconhecimento e tratamento dos sinais precoces de doença por parte do pessoal de saúde”. Ainda Airam afirma que: “ para ter um parto tranqüilo, o importante mesmo é fazer um bom acompanhamento pré-natal”.

A transição de pré-eclâmpsia grave para eclampsia pode ser muito rápida. É preciso valorizar as alterações e queixas da paciente.

O tratamento mais indicado é a indução do parto. Caso não seja possível, os esforços devem estar voltados para o controle dos sintomas e melhoria das condições materno-fetais, até que o parto possa ser realizado. Enquanto isso não ocorre, o tratamento consiste em: repouso no leito, controle da pressão sanguínea, com sulfato de magnésio intra-muscular ou endovenosa, em casos de persistência da pressão arterial elevada após as medidas já citadas. Seu uso é indicado como anti-hipertensivo e anticonvulsivante. Controlar o bem-estar fetal, mantendo a monitoração dos batimentos cardiofetais (BCF). Promover a diurese, induzir o parto utilizando ocitocina e, em casos de pré-eclâmpsia, pode-se evoluir para o parto normal. No caso de eclampsia, deve-se optar pela cesárea.

A intervenção da enfermagem nesses casos consiste em: eliminar estímulos desagradáveis ( luz, barulho, movimentação); proporcionar o bem-estar da paciente, apesar das circunstâncias; explicar as condutas de maneira simples; administrar as drogas prescritas.

O prognóstico no caso de pré-eclâmpsia é bom se o tratamento for imediato. No caso de eclampsia, o prognóstico é favorável principalmente quando o débito urinário se elevar. O agravamento dos sintomas indica um prognóstico desfavorável.

3. Considerações Finais:

Levando em considerações sobre a toxemia gravídica, que tais fatores levam a esse problema na gravidez, ocasionando assim complicações tanto para a mãe quanto para o bebê, sugere-se um tratamento adequado no pré-natal e cabe aos profissionais da saúde orientar sobre os cuidados, reconhecendo os sinais precoces da doença, fazendo com que mães gestantes tenha uma vida gestacional saudável.

Bibliografia:

 

FIGUEIREDO, Nébia Maria de; VIANA, Dirce Laplaca; MACHADO, Willian César Alves. Tratado Prático de Enfermagem. v.1, Ed. 2. Yendis, São Caetano do Sul – SP; 2008; p. 340-341.

LIMA JR; Airam. Parto. Proteste.n°90- ano IX – Abril/10. Rio de Janeiro – RJ. P.28-29.

RUBBINS, Santady L.; COTRAN, Ramzi S. KUMAR, ABBAS, FAUSTO. Patologia: Bases Patológicas das Doenças; ed. 7, Elsevier, Rio de Janeiro – RJ. 2005,469 1156 – 1160 p.