TORNANDO A ESCOLA E O APRENDIZADO MAIS PRAZEROSO E SIGNIFICATIVO

                                                             Andreia Pampolini 

 

Este artigo aborda da questão do lúdico tornando a sala de aula, mais prazerosa e analisando as brincadeiras e os jogos como trabalhar o lúdico. Trata também da importância da ludicidade para a aquisição do conhecimento, dos desafios encontrados e enfrentados para atingir o objetivo de levar a ludicidade para a sala de aula, como a importância da pesquisa e formação permanentes dos professores. Além de trazer a necessidade de a escola tornar-se cada vez mais prazerosa para todos que passam o seu tempo dentro dela, sejam alunos ou funcionários.

Esta temática surgiu a partir da realização onde trabalhei em uma Escola Estadual aqui na minha cidade que precisávamos propor atividades lúdicas aos nossos educandos, e pode-se compreender a importância que tem esta atividade além de constatar um resultado positivo esperados com a intervenção. Deste modo o lúdico na sala de aula é o ponto fundamental deste artigo.

Portanto para compreendermos o lúdico em si serão apresentadas atividades sugestivas com jogos e brincadeiras, essas são as formas mais comuns de se trabalhar com a ludicidade com os alunos.

Precisamos levar em conta o brincar como uma brincadeira natural, espontânea para as crianças, portanto, é uma fase importantíssima na sua vida de estudante. Precisa ser visto desta maneira pelos professores, tornando mais simples as brincadeiras e o jogo na sala de aula, não deixando somente para os horários das aulas de educação física e o recreio.

Através de jogos e brincadeiras o aluno procura a criatividade e sua autoestima, entretanto, o professor necessita ter cuidado de como são desenvolvidos os jogos e os fins pedagógicos e com objetivos necessários para seu desenvolvimento intelectual e para que não se transtornem essas brincadeiras em atividade manipuladora. Se isso acontecer o jogo não será jogo, pois que não será qualificado com liberdade e espontaneidade, será algo manipulador.

A partir do momento que o aluno é forçado a concretizar um jogo, sem qualquer motivação, os jogos perdem toda a sua essência e acaba tornando uma atividade sem graça e sem entusiasmo.

Percebemos que o lúdico faz parte das atividades eficazes da dinâmica sensível, assinalando por ser espontâneo e satisfatório. O Lúdico pode ser brincadeiras, jogos ou alguma outra atividade que permita conexão grupal, um trabalho de colagem, expressões do jogo dramático, exercício de relaxamento, movimento expressivo, atividade rítmica, entre tantas probabilidades.

No entanto o educador que sugere a atividade lúdica auxilia na conquista de novos conhecimentos, para dentro sala da aula, promovendo no método ensino-aprendizagem.  É por meio de atividades lúdicas, que o aluno descobre sua criatividade, melhora seu comportamento no método de ensino-aprendizagem e a autoestima da criança.

O mais importante nesta fase da criança, é a educadora compreender a necessidade de trabalhar de maneira lúdica com seus educandos, para que eles descubram com mais facilidade o desenvolvimento de forma lúdica com os alunos e assim demonstram valorização no brincar e no jogar podendo encontrar na proposta do lúdico uma importante situação de ensino, utilizando suas precisões.

Deste modo o educador precisa transformar determinadas atitudes já congregadas, tornando mais complexa, uma vez que passar por transformação, com o diferente é desafiador e nem todos estão preparados para isto.

 Portanto para trabalhar de maneira lúdica é necessário permanecer ligado com o grupo, porquanto as afinidades interpessoais serão mais constante outro conhecimento que ajuda o trabalho em grupo.

Percebe-se que o trabalho em grupo designa um ambiente de colaboração na sala de aula facilitando os conflitos de maneira mais clara. Se os alunos começarem a participar de atividades lúdicas, terão uma afinidade maior de amizade entre os colegas de classe.

É importante que o professor tenha uma formação continuada, ainda aos aspectos metodológicos do lúdico, percebendo a importância do desenvolvimento das atividades lúdicas para as crianças.

Com as atividades lúdicas para a sala de aula possam acontecer trocas de experiências sempre renovando sua prática fazendo com que seus alunos possam ficar cada vez mais interessados com o método de ensino-aprendizagem. 

Sabe-se que a sala de aula tem características de apresentar como autoridade, proibindo neste ambiente o divertimento, fazendo um lugar somente onde tem que cumprir os deveres e esperar que acabe a aula tão chata. Portanto precisamos valorizar e conhecer melhor a importância do lúdico dentro da sala de aula é essencial para que este método seja cada vez mais presente na escola.

Portanto o lúdico vem como o diferencial na novidade, no estímulo e incentivo para as crianças em um aprendizado significativo e prazeroso renovando a metodologia da escola na visão contrária do lugar sério e chato, transformando em um lugar aconchegante superando a visão que se tinha da escola antes de incluir o lúdico na sala de aula.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA

PAMPOLINI, Andreia: tornando a escola e o aprendizado mais prazeroso e significativo. Alto Araguaia MT. 2015