Tipologia Textual, Gêneros Textuais e Ensino
 
Tipologia Textual, Gêneros Textuais e Ensino
 


UNIDERP INTERATIVA

CURSO DE PEDAGOGIA  1º SEMESTRE

LABORATÓRIO INTEGRADO DE ATIVIDADES PRÁTICAS II

TIPOLOGIA TEXTUAL, GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO [1]

Jucirley Cardoso de Jesus [2]

RESUMO

O conceito de gêneros textuais e de tipologia textual é tema de muitas pesquisas na área de Língua Portuguesa. Existem muitos estudiosos que discutem o assunto, principalmente acerca das características específicas de cada um desses conceitos, e também qual seria o mais adequado para o trabalho com textos na sala de aula. Este trabalho faz uma definição entre gênero textual e tipo de texto, sob o ponto de vista de três pesquisadores da área e também apresenta a conclusão que chegamos após a pesquisa bibliográfica sobre qual é a abordagem mais adequada para o trabalho com textos na sala de aula.

INTRODUÇÃO

Pretende-se com este trabalho apresentar o conceito de gênero e de tipologia textual, além de fazer considerações acerca das características de cada um. Julga-se necessária esta diferenciação para auxiliar o professor no direcionamento das atividades de leitura, compreensão e produção de textos.

A separação entre gênero e tipologia textual é tema de muitas pesquisas entre os estudiosos do assunto. Muito se discute acerca das características de cada um desses conceitos, e qual seria mais adequado para o trabalho com textos na escola. Apresentaremos neste trabalho pontos de vista de alguns autores sobre o tema e que servirão para nos ajudar a entender melhor e formularmos nosso próprio conceito.

» Baixe o artigo completo para continuar lendo.

 
Avalie este artigo:
(2 de 5)
17 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Professora de Língua Portuguesa, Inglesa e respectivas literaturas.
Membro desde dezembro de 2008
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: