Temos uma vida terrena onde devemos estudar, trabalhar, planejar, crescer e multiplicar, mas também possuímos a imortalidade da alma que significa dizer que a vida aqui na terra é passageira, mas a vida após a morte é eterna e essa entrada para o descanso celestial ou a vergonha no lago de fogo depende das nossas escolhas. Estamos na terra, mas diariamente fazemos depósitos para a vida após a morte e lá iremos colher.

Por que e onde está o teu tesouro estará também o teu coração, MT 6.21

Somos tentados pela avareza a possuir e ter muitos bens para vivermos uma vida tranquila e sermos respeitados e reconhecidos, e essa tentação se não for rejeitada pode nos levar a uma vida infrutífera na vida espiritual, fazendo de nós homens e mulheres egoístas, ambiciosos, amigos dos prazeres e inimigos de Deus. Certa feita, um homem que estava no meio da multidão disse para Jesus ordenar ao seu irmão que repartisse a herança com ele, porém Jesus disse que não foi feito juiz ou partidor entre eles e lhes recomendou que deveriam se guardar da avareza porque a vida do homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.

Após essa recomendação Jesus propõe uma parábola de um homem rico que produziu com abundância e não sabia onde recolheria mais frutos e planejou destruir os seus celeiros e construir outros maiores ainda podendo assim recolher todos os seus produtos e os seus bens; então diria à sua alma: Tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.Mas Deus lhe disse: Louco esta noite pedirão a tua alma ; e o que tens preparado para que será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.

Em outra ocasião um jovem rico buscou os ensinamentos de Jesus para ser uma pessoa melhor e, por conseguinte ter um lugar no céu. Para aquele jovem a riqueza era um embaraço e ocupava o lugar de Deus em seu coração, o rapaz disse a Jesus que guardava os mandamentos em seu coração desde a infância, mas Jesus viu que faltava algo para que o jovem alcançasse a perfeição: A riqueza para ele era um tropeço!

Disse-lhe Jesus: Queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. Mt 19.21.

Jesus o orientou e fez um convite, as o jovem fez a escolha pela riqueza, assim é o dinheiro para a vida de muitas pessoas, um embaraço. O dinheiro tem a sua importância relativa, não deve ser o principal alvo das nossas buscas, não deve ser venerado como um deus, mas deve ser usado com sabedoria e o seu uso deve ser moderado. Ajuntar tesouro no céu é sabedoria, e esse tesouro a traça e a ferrugem não corroem, e os ladrões não escavam e não roubam.

O que tens preparado para quem será?