TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA DE CIPRIANO C. LUCKESI

 

Benedito Damaceno da Silva

 

Filosofia da Educação é uma obra de reflexão sobre a realidade educacional enfocando sob o prisma da filosofia os aspectos técnicos e metodológicos da prática escolar. Cipriano C Luckesi aborda de forma acessível temas como: A prática educativa e sociedade, tendências pedagógicas, senso comum e posicionamento pedagógico crítico, o processo pedagógico, a relação conteúdo-método entre outros.

Segundo LUCKESI, a Pedagogia Liberal visava defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, estabelecendo uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, ou seja, sociedade de classes. E tinha como objetivo preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais, por isso os indivíduos precisam aprender e se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento cultural individual.

O autor pressupõe que o indivíduo precisa adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual, isso por que, a ênfase dada ao aspecto cultural, às diferenças entre as classes sociais não são consideradas, pois, embora a escola passe a difundir a idéia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.

Segundo LUCKESI, a tendência tradicional era a caracterização acentuada do ensino humanístico, de cultura geral, no qual o aluno é educado para atingir, pelo próprio esforço, sua plena realização pessoal. E tinha como objetivo predominar a palavra do professor, das regras impostas, do cultivo exclusivamente intelectual, sem relação alguma com o cotidiano do aluno e com sua realidade social.

Observa-se nesta tendência que o autor concede maior importância a autoridade do professor e pelas imposições das regras da época, o aluno era encarado apenas como um ser robotizado e seu ensino de mera “decoreba”, os conteúdos que era apresentados não expressam a realidade vivida pelo aluno no seio de sua comunidade.

Luckesi ainda firmar que, a tendência liberal renovada tinha acentuado sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais, mas, a educação era um processo interno e não externo. E propunha como objetivo um ensino que valorize a autoeducação, a experiência direta sobre o meio pela atividade, um ensino encontrado no aluno e no grupo.

O autor nos relata nesta tendência que o ensino era realizado de forma individual, onde somente as habilidades de cada aluno eram acentuadas, era colocado como principal o desenvolvimento do aluno internamente, ou seja, o seu conhecimento já existente era predominante, isso tanto individual como em grupo.

Na tendência liberal tecnicista LUCKESI acreditava que a realidade contém em si suas próprias leis, bastando aos homens descobri-las e aplicá-las. Dessa forma o essencial não é o conteúdo da realidade, mas as técnicas de descoberta e aplicação. E seu objetivo era promover a subordinação da educação à sociedade, tendo como função de preparação dos recursos humanos (mão-de-obra), visando à maximização da produção garantindo o funcionamento da sociedade.

O autor busca através desta tendência evidenciar que o mais importante era trabalhar a descoberta no aluno, deixando de lado a sua realidade vivida, melhor dizendo o aluno era visto como mera mão-de-obra e a educação era transmitida pelas descobertas obtidas através de sua produção para a sociedade em que vive.

A Tendência liberal tradicional, o papel da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. Os conteúdos de ensino São preparados da experiência do aluno e das realidades sociais. Os métodos: Exposição verbal da matéria e/ou demonstração, observando os seguintes passos: a) – preparação do aluno; b) apresentação; c) associação; d) generalização; e) aplicação. Dando ênfase nos exercícios, nas repetições dos conceitos ou formulas na memorização visa disciplinar a mente e formar hábitos. A relacionamento professor-aluno: predomina a autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno e impede qualquer comunicação entre eles no decorrer da aula. Os pressupostos de aprendizagem: consiste em repassar os conhecimentos para o espírito da criança é acompanhada de uma outra: a de que a capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto, apenas menos desenvolvida. E a manifestação na prática escolar: é viva e atuante, onde pode ser incluídas escolas religiosas ou leigas que adotam uma orientação clássico-humanista ou uma orientação humano-cientifica que é mais próximo das escolas predominantes em nossa história educacional.

Luckesi busca demonstrar neste trecho de sua obra que, a tendência liberal tradicional tinha como contexto revelar que a escola apenas preparava o aluno para que o mesmo pudesse assumir seu lugar na sociedade, mas sem se esquecer do papel de autoridade do professor que acreditava que tanto a criança quanto o adulto tinham a mesma forma de assimilação dos conhecimentos transmitidos, portanto, visava o desenvolvimento intelectual do aluno.

A Tendência liberal renovada progressivista, tinha como papel da escola: Adequar as necessidades individuais ao meio social organizando de forma a retratar a vida. Conteúdos de ensino: São estabelecidos em função de experiências que o sujeito vivencia frente a desafios cognitivos e situações problemáticas. Métodos: Tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, ou seja, o método de solução dos problemas, variando de escola para escola. Relacionamento professor-aluno: Não há privilégio para o professor, passa assumir o papel de auxiliar do desenvolvimento garantindo a harmonia dentro da sala de aula. Pressupostos de aprendizagem: consiste na estimulação do problema e das disposições internas e interessas do aluno tornando desta forma uma atividade de descoberta em, uma autoaprendizagem. Manifestação na prática escolar: vem sendo passada de forma progressiva, pois, sua aplicação é reduzida por falta de condições objetivas como também pode chocar com a prática pedagógica que é basicamente tradicional.

LUCKESI nos revela que nesta tendência a adequação das necessidades de cada aluno na sociedade, são estabelecidas através das e experiências vivenciadas pelo mesmo, e que através do método de solução dos problemas conseguiria sanar alguns obstáculos encontrados, desta forma não existia nenhum beneficio ao professor que neste momento assumia mero papel de auxiliar do desenvolvimento, que consistia na estimulação dos interesses do aluno pela atividade de descoberta que tornava a prática escolar progressiva.

Luckesi afirma que na tendência liberal renovada não-diretiva O Papel da escola: Formar atitudes preocupando-se mais com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Conteúdos de ensino: São estabelecidos nos processos de desenvolvimento das relações e da comunicação, visando facilitar aos estudantes os meios para buscarem por si mesmo os conhecimentos que, são dispensáveis. Métodos: Prevalece quase que exclusivamente o esforço do professor em desenvolver um estilo próprio para facilitar a aprendizagem dos alunos. Relacionamento professor-aluno: Propõe uma educação centrada no aluno, visando forma sua personalidade através da vivencia de experiências significativas. Pressupostos de aprendizagem: A motivação aumenta quando o sujeito desenvolve o sentimento de que é capaz de agir em termos de atingir suas metas pessoais, isto é, desenvolve a valorização do “eu”. Manifestação na prática escolar: Essa tendência influencia um numero expressivo de educadores e professores, principalmente orientadores educacionais e psicólogos escolares que se dedicam ao aconselhamento.

O autor busca acentuar o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo o esforço deve visar a uma mudança dentro do indivíduo, ou seja, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente. O que pode observar que nesta tendência trata-se de um ensino centrado no aluno, sendo o professor apenas um facilitador. No ensino da língua, tal como ocorreu com a corrente pragmatista, as idéias da escola renovada não-diretiva, embora muito difundidas, encontraram, também, uma barreira na prática da tendência liberal tradicional.

A Tendência liberal tecnicista, o papel da escola: Funciona como modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. E tem o sistema capitalista com o interesse imediato de produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente, informações precisas, objetivas e rápidas. Conteúdos de ensino: Sequência lógica e psicológica por especialistas. O material instrucional encontra-se sistematizado nos manuais, nos livros didáticos, nos módulos de ensino, nos dispositivos audiovisuais, etc. Métodos: Prevalece o controle das condições ambientais que assegura a transmissão/recepção de informações, onde a primeira tarefa do professor é modelar resposta apropriada aos objetivos instrucionais, e a principal é conseguir o comportamento adequado pelo controle do ensino. Relacionamento professor-aluno: Propõe uma administração pelo professor das condições de transmissão da matéria, conforme um sistema instrucional eficiente e efetivo em termos de resultados da aprendizagem: o aluno recebe, aprende e fixa as informações. Pressupostos de aprendizagem: Trata-se de uma questão de modificação do desempenho, de organizar eficientemente as condições estimuladoras, de modo que o aluno saia da função de aprendizagem diferente do que entrou. Manifestação na prática escolar: A aplicação da metodologia tecnicista não configura uma postura tecnicista do professor, antes, o exercício profissional continua mais para uma postura eclética em torno de princípios pedagógicos assentados nas pedagogias tradicionais e renovados. O objetivo da ciência pedagógica é o estudo científico do comportamento, descobrir as leis naturais que presidem as reações físicas do organismo que aprende, a fim de aumentar o controle das variáveis que o afetam.

Conforme LUCKESI, a escola tecnicista, baseia-se na teoria de aprendizagem, vê o aluno como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente através de associações. O autor acredita que adquirimos uma língua por meio de imitação e formação de hábitos, por isso a ênfase na repetição, para que o aluno forme “hábitos” do uso correto da linguagem. Seu interesse principal é, portanto, produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, não se preocupando com as mudanças sociais.

Quanto a Pedagogia progressista, LUCKESI afirma que: - É utilizada para designar as tendências que, partindo de uma analise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.  Objetivos: - Ser instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais, diante de uma sociedade capitalista.

Segundo LUCKESI, a pedagogia progressista designa as tendências que, partindo de uma análise crítica social, sustentando implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação e, vincula a educação à luta e organização de classes. O autor afirma ainda que aprender é um ato de conhecimento da realidade concreta, isto é, da situação real vivida pelo educando, e só tem sentido se resulta de uma aproximação crítica dessa realidade.

FONTE:

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação / Cipriano Carlos Luckesi – São Paulo: Cortez, 1994 – Coleção Magistério 2º grau série Formação do Professor.