Gezyel B. de Aquino; Éverton P. Santos; Elber Ricardo A. Santos; Joyce de S. Ferreira; Larissa Meiriele. M. da Silva; Maria Clara P. Cruz; Lenalda D. dos Santos

Sabe-se que a contextualização é uma ferramenta educacional imprescindível ao processo de ensino aprendizagem, e que o professor deve oferecer um saber consolidado aos seus alunos, de modo que possam vislumbrar os conhecimentos científicos no cotidiano. Sobre tal aspecto, Santos et al. (2010, p. 131) afirma que: “o compromisso da Educação Química implica que a construção curricular inclua aspectos formativos para o desenvolvimento de uma cidadania planetária”.
Nesse sentido a organização de uma contextualização com base nas formulações dos xampus pode facilitar o aprendizado sobre os conteúdos curriculares de Química Orgânica, mais precisamente o assunto Funções Orgânicas.
O objetivo deste trabalho é relatar a aplicação de uma ação contextualizadora com a temática “Xampus” para o Ensino de Funções Orgânicas.
A metodologia consistiu em expor algumas estruturas químicas observadas nos rótulos de 10 diferentes tipos de Xampus, a fim de recapitular os
conhecimentos já estudados, explicitando em cada uma, o grupo funcional e fazendo correlações com suas nomenclaturas. A abordagem temática foi realizada numa turma de 3º Ano do Ensino Médio, composta por 25 alunos, do Colégio Estadual
Presidente Costa e Silva. Para tal, utilizaram-se duas horas/aulas, aplicando-se questionários prévios e posteriores para discutir os conhecimentos formados pelos estudantes.

As estruturas químicas contidas nos xampus foram apresentadas aos alunos para identificação do grupo
funcional.
1. Estrutura do Lauril Éter Sulfato de Sódio.
2. Estrutura do Cocamidopropil betaína.
Nesses compostos, têm-se os principais tensoativos encontrados na composição dos xampus pesquisados. Em (1) observa-se a presença do heteroátomo (Oxigênio) na cadeia carbônica caracterizando a função Éter. Em (2) observa-se a presença dasfunções amina, amida e ácido carboxílico. 

Houve significativo aprendizado por parte dos discentes quanto aos assuntos abordados, uma vez que a maioria não conseguia identificar as Funções antes do estudo contextualizado.

As falas dos alunos remetem à satisfação por estudar a Química com uma temática do cotidiano: “Gostei da aula foi muito interessante”. “Agora sei que Cocamidopropil Betaína é uma função mista, pois apresenta também o COOH (ác. carbox.) e a função amina”. Deste modo, concorda-se com Schnetzler (2010) quando se diz que “abordagens alternativas permitem ao aluno construir seus conceitos”.

Novas formas de explanação podem influenciar positivamente no aprender dos estudantes, deste modo fica evidenciado que a metodologia aplicada apresentou significativos resultados no tocante à otimização do processo de ensino aprendizagem, motivando e instigando os alunos a participarem da aula, ao aproximar conhecimentos científicos a realidade dos alunos.