TECNOLOGIA PARA A LINGUAGEM E ESCRITA

 

Alessandra Dobelin da Silva

 

Não podemos fingir que não estamos vendo as novas leituras e escritas que vem surgindo com as tecnologias, elas estão mudando os hábitos de leitura e escrita tanto de adultos como de crianças, seja para comunicação a distância, seja para armazenamento de informações, jogos e salas de bate-papo, as novas tecnologias estão a todo momento atingindo grande parte da população, escolar ou não.

Principalmente a escrita, sofreu diversas transformações ao longo da história, disponibilizamos hoje de muitos dispositivos pelos quais podemos ler e escrever, por isso a relação autor, leitor e texto mudaram completamente. Com isso gestos e habilidades de leitura também mudaram, e é inegável o impacto da escrita e de suas tecnologias na sociedade.

Temos a impressão de que as mídias estão em constante competição, sempre tentando chamar a atenção dos internaltas, buscando o maior número de acessos. mas o que percebemos é que, as novas tecnologias vão se complementando e se reconfigurando, e nós leitores vamos nos reinteirando dela de diversas formas. Influenciando e tecendo  novos modos de ler e escrever na sociedade e na escola.

Ana Elisa relaciona, de forma precisa, a alfabetização, letramento com novas tecnologias. Abarca o letramento digital e suas relações com a escola, já que a consideramos como uma importante agência de letramento “impresso ou digital”

Para transitar nas novas formas de leitura e escrita, é necessário entender o texto como uma mediação, uma vez que ele envolve “imagens, sons, cores, palavras, animações”, porém vem contribuindo a cada dia tanto no letramento digital como na alfabetização para a compreensão da leitura e da escrita.

Considerando a relação autor-leitor-texto, assume a perspectiva de compreensão como construção, como uma atividade múltipla, retomando o pensamento já exposto de que os leitores não só leem de diversas formas, mas também fazem uso de diversos objetos de leitura e de várias maneiras.

Transpor todo o conhecimento construído sobre a atividade cognitiva de ler para a atualidade significa relacioná-lo às novas tecnologias e, com isso, propor novas práticas de leitura e escrita para analisar seus resultados e impactos na sociedade, contribuindo com a escola em atividades em sala de aula.

Já que escrita é construção, as operações/intervenções que fazem para chegar à versão final são parte do processo de produção. Pesquisadores relacionaram-no às novas tecnologias, que podem facilitar a investigação sobre as várias etapas da produção escrita.

Algumas atividades que podem contrubuir para o desenvolvimento da leitura e da escrita são: “Leituras digitais – o jornal”, trata das diferentes possibilidades de leitura de jornais impressos e on-line. “Escrever com tecnologias – Google Docs”( uma espécie de Word on-line, com possibilidade de várias pessoas escreverem juntas no mesmo arquivo), mostra como o professor pode acompanhar o processo de escrita e reescrita de seus alunos por meio de softwares, mostrando também, a inclusão do podcast ( áudio transmitido pela internet) , como instrumento de trabalho de ensino

Para os ouvintes de uma rádio, os alunos não apenas fazem a retextualização do oral para o escrito, mas também do escrito impresso para o escrito digital, isto é “Escrever com tecnologias – hipertexto”, que inclui não apenas uma retextualização, mas também a criação de um texto publicável, de forma impressa e digital.

A escola tem um papel central no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita em diferentes suportes e mídias. Diante desse fato, nós professores , podemos ampliar a concepção de língua na escola para uma visão mais heterogênea , utilizando os meios descritos, tão aceitos por crianças e adolescentes. (Ana Elisa Ribeiro)

Aproveitar assuntos e mecanismos que agradam os educando, para a melhor compreensão da leitura é mais uma tarefa para os educadores, tarefa esta que para alguns não será muito fácil, mas temos que nos preparar e atrair nossos alunos com as novas atividades tecnológicas, pois só assim estaremos utilizando a nova linguagem e escrita como atividade escolar e de aproveitamento em seu aprendizado.

BIBLIOGRAFIA

Ribeiro,Ana Elisa  - Novas tecnologias para ler e escrever: algumas idéias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula, Editora:  RHJ, 2012.