Centro Universitário Leonardo da Vinci-Uniasselvi

 

 

 

TAMIRES DE MIRANDA ALMEIDA

 

 

 

 

 

TECNOLOGIA NA SALA DE AULA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COLIDER

2013

 

 

RESUMO

Tendo em vista o tema principal ser licenciatura e tecnologia, falaremos ao decorrer deste trabalho sobre tecnologia na sala de aula, pois sabemos que o mundo no qual vivemos tem evoluído e com ele nossos alunos. Sabemos que nas escolas atuais alguns professores ou quase a maioria, tem enfrentado dificuldade para ministrar suas aulas. Sabe por quê? Os alunos estão dominando as tecnologias melhor que professores. Portanto abordaremos neste trabalho algumas situações relacionadas ao tema, soluções para elas e a importância de usar novas estratégias na sala de aula bem como as tecnologias.

 

 

 

ABSTRACT

Given the main theme being and technology degree, the course of this work we will talk about technology in the classroom, because we know that the world we live in has evolved and with it our students. We know that some teachers in schools today or almost the majority, has faced difficulty to teach their classes. Do you know why? Students are mastering the technologies best teachers. Therefore this paper will discuss some situations related to the issue, solutions for them and the importance of using new strategies in the classroom as well as technologies.

 

 

PALAVRA CHAVE: Professores. Sala de aula. Tecnologias.

 

 

INTRODUÇÃO

 

Atualmente as tecnologias têm evoluído constantemente, quanto menos se espera surge uma nova. E diante desta situação professores são “apertados sem abraço”, pois as crianças, adolescentes e jovens dominam as novas tecnologias melhor que seu professores. No entanto eu te pergunto; como a tecnologia esta presente em sua sala de aula? Você sabe utilizar o computador, usar a internet, sites, data show, câmeras, enfim, ferramentas relacionadas à tecnologia que o auxiliarão a transmitir um ensino/aprendizagem qualificado?

Professores e quem desejam ser professor precisa se atualizar, pois quadro negro, giz e carteiras em filas não funcionam mas, pode até manter silencio na sala, mas não uma aprendizagem de boa qualidade. Pense, reflita e adote novas estratégias de ensino, ou seus alunos dominarão sua sala de aula. Professor de verdade busca conhecimentos diariamente.  Menezes (1996: p.159) afirma que: A formação permanente é um processo contínuo que começa nos estabelecimentos de formação inicial e que prossegue através das diversas etapas da vida profissional dos professores.

 

 

DESENVOLVIMENTO

Vivemos em um mundo que a cada dia se modifica e se evolui, as vezes para melhora e outras para pioras. O mercado de trabalho, por exemplo, acolhe aquele que tem procurado aprender, que tem capacidades e habilidades. Portanto educadores precisam se preparar mais e mais, procurar capacitações que o ensine a dominar as novas tecnologias, para que assim se aplique aulas com metodologias diferenciadas e um ensino-aprendizagem de boa qualidade, preparando os aprendizes para adentrar no mercado de trabalho. Não se deve ficar preso e conformado simplesmente com o ato de ensinar a ler e escrever, mas sim prepará-los para que tenham oportunidades na sociedade.

A educação tem por dever educar e ensinar seu publico a aprender integrar-se em todas as dimensões da vida, deve ajudar a encontrar o caminho intelectual, emocional e profissional.

Educar é colaborar para que os professores e alunos – nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão,

emoção e comunicação que lhes permitam encontrar sues espaços pessoais, sociais e profissionais e tornar-se cidadãos realizados. (MORRAN, 2000, p 12).

 

Atualmente, se ouve muitos discursos sobre a importância da tecnologia na sala de aula, ou seja, recursos como o uso de computador, internet, vídeos, data show, DVD, jogos e etc. Proinfo (2000b p. 108) aponta que “Os alunos, por crescerem em uma sociedade permeada de recursos tecnológicos, são hábeis manipuladores da tecnologia e a dominam com maior rapidez e desenvoltura que seus professores.” Crianças e jovens praticamente já estão habituados a esse sistema, portanto o professor que não se habituar ficará para trás. E com certeza as conseqüências disso serão aulas desmotivadas e indisciplinadas. Segundo Zoboli (1995), “Quando a escola não oferece motivação, a criança se desinteressa e muitas vezes, fica indisciplinada.”

Paulo Freire (1996, p. 39) afirma que: “[...] na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão critica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje e de ontem que se pode melhorar a próxima prática”.

O professor pode preparar uma aula e alcançar seus objetivos com diversas possibilidades de ensino utilizando os recursos de multimídias, basta também tornar-se pesquisador dessas ferramentas.

O computador, por exemplo, tem muitas utilidades, desde que saiba usar. Segundo Santos e Maia (2007, p. 3), “a inserção do computador no ambiente escolar é muito mais diversificada, interessante e desafiadora (...) passa a ser utilizado como ferramenta para enriquecer os ambientes educacionais (...)”. Na sala de aula pode tornar um ambiente mais atraente, além de estimular os alunos a desenvolverem suas criatividades e raciocínio. Porém o professor precisa ter em mente que o computador pode auxiliar em suas aulas, mas não substituí-lo. Segundo Cox (2007, p. 34), “Os computadores são, indubitavelmente, velozes e confiáveis depositários de informações. No entanto, eles precisam ser curiosamente explorados no ambiente escolar.”

Não se pode regredir, mas sim progredir. Não devemos fazer com que nossas crianças e nossos jovens fiquem como muitos que não dominam as tecnologias, pois fazer tal ato é querer que sofram como estes que atualmente possui dificuldades de se habituar neste mundo de tantas tecnologias.

Portanto fica claro que “a escola, hoje, para dialogar com a sociedade da informação, precisa ser redesenhada e incluir a linguagem audiovisual e digital em seu espaço” (ABREU, 2001, p. 2).

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O uso de recursos tecnológicos praticamente são indispensáveis na busca de conhecimentos tanto de alunos quanto de professores, esses pode contribuir no processo de ensino aprendizagem de ambos. Ferramentas como recursos tecnológicos na sala de aula,  pode inovar e criar pessoas capazes de transformar a sociedade, pois sabemos  que  atualmente a sociedade precisa de profissionais que saibam manusear as ferramentas que freqüentemente são lançadas no mercado de trabalho. No entanto o professor precisa estar preparando para desenvolver suas aulas com meios tecnológicos no intuito de preparar e orientar crianças e jovens a manusear os mesmos de forma adequada, com o objetivo de saírem da escola prontos para lidar com a sociedade e entrar no mercado de trabalho.                                          

 

REFERENCIAS

ABREU, Luiz Cláudio Gomes de. Da voz à tela: a nova linguagem docente. In:CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO, 24., Campo Grande, MS, 2001. Anais... Campo Grande, 2001. p. 178-178.

 

COX, Kenia Kodel. Informática na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

 

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/tecnologia/ < acesso dia 03 de maio de 2013>

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São

Paulo: Paz e Terra, 1996.

 

MENEZES, Luiz Carlos (Org.) Professores: Formação e profissão. SP, autores Associados,

   1996.

 

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica/ Marcos T. Masetto, Maria Aparecida Behrens. Campinas, SP: Papirus, 2000 – (Coleção Papirus Educação).

 

PROINFO: Informática e Formação dos Professores. Brasília: Ministério da Educação,

 2000b.

 

SANTOS, Robson; MAIA, Fábio. O computador na sala de aula: estudo em escolas de ensino médio e fundamental. 2° congresso científico da Universidade – Rio de Janeiro, 22 de outubro 2007.

 

ZÓBOLI, Gabriela. Práticas de ensino: subsídios para a atividade docente. São Paulo: Ática, 1995.p.23.