TECNOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL [1]

 

Lazara Denici Araújo Guimarães [2]

 

RESUMO

 

Esta pesquisa caracteriza como relato de experiência, tem por finalidade conhecer e compreender a utilização de tecnologias na Educação Infantil. Para tanto, foi realizado um estudo de campo em um Centro Educacional, localizado no bairro Setor Oeste, Goiânia- Goiás, com o intuito de investigar de que forma as tecnologias interferem ativamente no desenvolvimento da criança. Realizou-se ainda uma revisão bibliográfica com base Lévy  (1998), Sancho (2006), Valente (1999) e outros. A análise dos dados apontou que a tecnologia usada de forma adequada desperta o interesse pelos textos escritos, estimula a imaginação e proporciona os primeiros contatos da criança com a escrita, interfere no desenvolvimento da criança da Educação Infantil, estimulando-a ao hábito de ler e pesquisar.

PALAVRAS-CHAVE:     Educação      infantil.      Tecnologia     em      sala     de       aula.

Desenvolvimento da criança.

 

 

INTRODUÇÃO

Os temas tecnologia e o desenvolvimento das crianças na educação infantil têm despertado o interesse de vários teóricos que querem compreender estas  ferramentas  que têm orientado as ações dos homens. A elas,costumamos nos reportar ao falarmos de desenvolvimento na educação. Uma das características das instituições de ensino é a preocupação em compreender as metodologias que possa ser usada em sala de aula se, a partir destas metodologias, é possível ter certeza se existe resultados cabíveis ou não é possível alcançá-lo como uso de ferramenta do desenvolvimento da educação infantil.

Valente  nós convida a refletir sobre “O caso do uso do processador de texto, a reflexão e a depuração do conteúdo não são facilitadas pela execução do computador. O computador não provê a informação necessária para o aprendiz entender o seu nível de conhecimento e, assim, alcançar níveis mais complexos de compreensão e de conceituação. Nesse sentido, o processador de texto não dispõe de características que auxiliam o processo de construção do conhecimento e a compreensão das idéias. A compreensão só pode acontecer quando uma outra pessoa lê o texto e fornece um feedback com o qual o aprendiz pode dar conta do seu desempenho. (Valente, 1999: p. 93

A preocupação em compreender a maneira de agir e, ao mesmo tempo ter uma boa relação com o uso de tecnologias  como ferramenta de apoio pedagógico, não se restringi apenas ao passado mas está cada dia mais presente  além dos momentos de conflitos entre  o uso tecnológico e como usa-lo de forma a atingir objetivos de desenvolvimento do saber. Para que aconteçambenefícios com uso da tecnologia na educação,não basta somente usar, mas também interpretá-la. O professor tem como desafio incorporar, e estimular a imaginação da criança. Também usar a tecnologia de forma que, tenha significado de aprendizado despertando a curiosidade, para que a mesma passe a ter emoção e prazer no desenvolvimento de conteúdo especifico. Ao utilizar a tecnologia em sala de aula, em forma de encantar convidando a criança a participar do mundo da imaginação. Por meio do lúdico, as crianças podem aprender com os jogos, sala de bate papo sites interativos e outros. Tornar  o uso das tecnologias em sala de aula uma necessidade tão importante quanto qualquer material pedagógico incluso na lista de material escolar. A tecnologia ganhou espaço e importância, sendo usada como valoroso instrumento no processo educativo nos últimos tempos. A expressão "Tecnologia na Educação" abrange a informática, mas não se restringe a ela. Inclui também o uso da televisão, vídeo, rádio e até cinema na promoção da educação O uso da tecnologia em sala de aula pode ser compreendido como um instrumento importante para atingir resultados  pedagógico na educação infantil, estabelecendo linhas muito mais positivas na ação educativa, facilitando o processo de aprendizagem, proporciona para cada criança, sentimentos de alegrias e de prazer no aprendizado, além de auxiliar a conhecer e compreender a si mesmo e o mundo em sua volta. 

Através de estudo bibliográfico e de estudo de campo, buscou-se compreender a educação Infantil, bem como entender de que forma o uso da tecnologia interfere no desenvolvimento e desperta a criança a ser mais criativa e exercer o hábito da pesquisa. Esta pesquisa baseou-se em: Pierre Lévy As tecnologias da Inteligência “O futuro do pensamento na Era da Informática) Priemeira Edição no ano de 1993 (13º Reimpressão- 2004), Sancho Juana (2006), Valente (1999), autores que abordam o assunto com clareza e objetividade. Porque estudam a tecnologia em sala de aula, em sociedade e em engenharia.

Valente (1999)  A formação, do professor para ser capaz de integrar a informatica nas atividades que realiza em sala de aula deve prover condições  para  construir conhecimento sobre as técnicas computacionais, entender por que e como integrar o computador na sua pratica pedagógica e ser capaz de superar barreiras de ordem administrativa e pedagógica. Essa prática possibilita a transição de um sistema fragmentado de ensino para uma abordagem integradora  voltada para a resolução  de problemas específicos do interesse de cada aluno. Finalmente, deve-se criar condições  para que o professor saiba recontextualizar o aprendizado e a experiência vividas durante a sua formação para a sua realidade de sala de aula, compatibilizando as necessidades de seus alunos e os objetivos pedagógicos que se dispõe a atingir. (p.141 O COMPUTADOR NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO)

Sabendo que o uso de novas tecnologias em sala de aula, tornou se imprescindível para estimular a curiosidade e imaginação das crianças, bem como influenciar em seu desenvolvimento favorecendo para formação de um futuro leitor, e pesquisador.

   O trabalho está divido em três partes. Na primeira é feito uma abordagem sobre história da educação infantil e a Tecnologia usada no aprendizado, para crianças de três a cinco anos. Na segunda parte é discutido sobre o uso da tecnologia e sua importância para o ensino aprendizagem. E a terceira parte é destinada à pesquisa de campo, feita em uma sala de aula de turma uma turma de três anos, escola particular, na incumbência de se mostrar na prática escolar diária exatamente de que forma as novas tecnologias interfere ativamente no desenvolvimento da criança da educação infantil, e a estimula a se tornar um futuro leitor e pesquisador.

De acordo com Levy (1998/2004) O hipertexto ou a multimídia interativa adequam-se particularmente aos usos educativos. É  bem conhecido o papel fundamental do envolvimento pessoal do aluno no processo de  aprendizagem. Quanto mais ativamente uma pessoa participar da aquisição de um conhecimento, mais ela irá integrar e reter aquilo que aprender. Ora, a multimídia interativa, graças à sua dimensão reticular ou não linear, favorece uma atitude exploratória, ou mesmo lúdica, face ao material a ser assimilado. É, portanto, um instrumento bem adaptado a uma pedagogia ativa  ( As Tecnologias da Inteligência p. 24)   Com base nesses estudos verificou se que a necessidade  do uso  de recursos tecnológicos que resultem em práticas  elevando assim o currículo ampliando as tecnologias como uma prática educacional contribuindo para a inclusão digital enfatizando, práticas pedagógicas significativas. Este trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi elaborado, com intuito da investigação do uso de novas tecnologias em sala de aula com crianças da educação infantil. Tornando se seguimento de como fazer, e o que fazer, com uso de tecnologias dentro do ambiente escolar.

 

A HISTORIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A TECNOLOGIA ESCOLAR

 

 

Conforme Craidy e Kaercher (2001, p. 13), as instituições pré-escolares surgiram no século XVIII, para atender crianças órfãs, cujos pais morreram na segunda guerra mundial e em resposta a situação de pobreza, abandono e maus tratos de crianças pequenas cujos pais trabalhavam em fábricas. Em relação às creches no Brasil,  somente quando famílias de classe média procuraram estas instituições para seus filhos, é que estas receberam força de pressão suficiente para aprofundar uma discussão verdadeiramente pedagógica. Getúlio Vargas procurando regulamentar as difíceis relações entre patrões e empregados, cria então em 1943 a Consolidação das Leis de Trabalho (C-L-T) O contexto econômico e político de 1970 e 1980, marcado pela organização dos movimentos operários e feministas na luta pela democratização do país e combate à desigualdade social é que propiciou um vibrante movimento em prol da democratização da educação pública brasileira. Destas lutas, surge o reconhecimento da educação em creches e pré-escolas como um direito da criança e um dever do Estado (CRAIDY; KAERCHER, 2001, p.15).

  Na educação infantil, é de fundamental importância que o educador conheça verdadeiramente os interesses e necessidades de cada criança, a fase de desenvolvimento que encontram no momento, a trajetória já vivida por cada uma, bem como conhecer a família. Buscando encontrar um ponto de partida e compreensão criando ambientes que possibilitem as crianças. menores um acompanhamento constante nas atividades, até mesmo para servir de estímulo para continuarem, já as crianças maiores podem auxiliar no planejamento das atividades. 

O educador na educação infantil deve envolver gradativamente as crianças no sentido delas próprias executarem algumas atividades que as tornam independentes, tais como: cuidar de seus objetos, lanchar, escovar os dentes, utilizar o banheiro. Para que tais atividades sejam possíveis, a quantidade de crianças que ficam sobre a responsabilidade de cada educador também é relevante, pois, um grupo muito grande dificulta identificar as individualidades de cada um.

Segundo Vygotsky “no ser humano o desenvolvimento cultural se sobrepõe aos processos de crescimento e maturação orgânica” (apud PASQUALINI, 2001, p.165). 

O maior desafio da Educação Infantil é adequar o potencial de desenvolvimento da criança, a recursos que lhes permitam se comunicar, e seguir entender e refletir  construindo assim visões  e valores.

 

Na Educação Infantil, o processo de construção de conhecimento pela criança deve buscar o desenvolvimento de atividades nas quais o lúdico esteja presente, pois nessa fase, ela aprende fundamentalmente através de brincadeiras. Através das atividades lúdicas, as crianças desenvolvem a linguagem oral, a atenção, o raciocínio e a habilidade do manuseio, além de resgatar suas potencialidades e os seus conhecimentos. Desenvolve a imaginação, a espontaneidade, o raciocínio mental, a atenção, a criatividade, a expressão verbal e corporal (SALGADO; SOUZA, 2012, p.37). 

 

 

O uso de metodologias tecnológicas adequada,  fundamentadas  em  teóricos como Levy Pierre que e considerado o filosofo da informação ou Sancho Juana professora catedrática em tecnologia da educação, e autora de vários livros para tecnologia educacional, entre outros  teóricos, faz se necessário para que seja alcançado

 objetivos do ensino, com o uso da tecnologia  na educação infantil. Tendo com finalidade de estimular o desenvolvimento do aprendizado da criança.

  Segundo a LDB “Lei de Diretrizes e Bases”- Seção II Da Educação Infantil Art. 29º. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Art. 30º. A educação infantil será oferecida em: I - creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II - pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos de idade. Art. 31º. Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

 

A TECNOLOGIA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR

 

  O conceito de tecnologia surgiu na Grécia Para os gregos, os termos téchne (arte, destreza) e logos (palavra, fala) significavam a finalidade das artes. Desta forma tecnologia é um fazer concreto, fruto da razão. A tecnologia existe para auxiliar a resolver problemas e desta maneira todo indivíduo é produtor e consumidor de tecnologia. Sancho afirma que tecnologia “é, basicamente, uma produção humana”. (SANCHO, 1998 p.43) 

Sendo assim a historia da humanidade foi construída com a história das invenções e do desenvolvimento tecnológico. A espécie evoluiu na busca da criação de instrumentos e mecanismos que dê garantia, de sobrevivência e transformações tanto na forma das relações interpessoais como nas relações com o mundo e recursos disponíveis. Por muito tempo não se dava a justa valorização ao uso de tecnologia em sala de aula. Aqueles que conseguiam levar a TV e o DVD para o espaço educacional foram os precursores no processo de ensino aprendizagem com o uso de tecnologias além do livro impresso, do quadro negro e do giz. Em geral, o papel do professor era limitado ao de transmitir o conhecimento para o aprendiz, mantendo sua atuação como detentor do conhecimento e restando ao público a posição mero expectador.

Na educação do novo milênio, é visível a presença de tablets, smartphones, games, quadros interativos à disposição de professores, estudantes e curiosos.  O ciberespaço, que abrange o espaço virtual para a comunicação por meio da tecnologia, pode reunir as ferramentas usadas dentro e fora dos espaços formais de aprendizagem e permite a interação constante no processo educacional. Como adepto ao uso dessas tecnologias, e liberal quanto à utilização por parte dos alunos,

  Quando o coordenador do Curso de Relações Públicas da Universidade Metodista, Paulo Ferreira, diz que não há como negar a importância das novas tecnologias.  “O acesso à informação fica mais rápido, e objetivo, então no aspecto de informação,acho bárbaro”,afirma. (Ferreira Paulo, 2011 Bacharel em Relações Públicas, especialista em Comunicação Organizacional mestre em Comunicação e Mercado.) Para Ferreira, é necessário que o aluno entenda a diferença entre o entretenimento e o conhecimento, e ter consciência respeitando os limites desse uso dentro da sala. O aluno deve entender que a informação que ele consegue acessar prontamente, nem sempre se torna conhecimento. “É necessário transformar informação em conhecimento, e isso não é um processo digital, e sim um processo cerebral, de estudo e pesquisa”

   Percebe se, pelas palavras de Paulo Ferreira , a necessidade de planos e projetos dentro da educação voltados para o uso da tecnologia como ferramenta da criação de ambiente de  aprendizado.

 

 

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

A verdadeira função do aparato educacional não deve ser a de ensinar, mas sim a de criar condições de aprendizagem. Isso significa que o professor precisa deixar de ser o repassador de conhecimento – o computador pode fazer isso e o faz tão eficiente quanto professor – e passar a ser o criador de ambientes de aprendizagem e o facilitador do processo de desenvolvimento intelectual do aluno (VALENTE 1993, p. 06).

  Tem se visto que as TICS – Tecnologia da Informação e Comunicação em sala de aula vem sendo usada, a bem pouco tempo pelos educadores, porém já se observa que dinamiza, motiva e conduz o aluno a descobertas dependendo do uso e quais os parâmetros que o mesmo pretende alcançar. As aulas tradicionalistas muito pouco se apropriam dos recursos que as TICs propiciam como elemento renovador das mídias no processo ensino – aprendizagem. Contudo tem contribuído para uma melhor socialização do direito de estudar e aprender com mais atratividade e interação.

  E notável dizer que a necessidade de uma revisão em nosso sistema ensino quanto ao uso, e o tempo da tecnologia na educação torne se algo necessário e de urgência, verificou se nesse processo de pesquisa que ainda existe muitos profissionais, coordenadores, diretores um tanto quanto desatualizado a essa necessidade. Limitando sempre esse uso muitas vezes a apenas uma vez por semana. Portanto, ao falarmos do uso da tecnologia na educação infantil , discorremos sobre  como fazer, que apesar de ter uma gama de práticas comuns, têm também muitas diferenças entre o momento exato o tempo e métodos utilizado.

Antes de tudo faz se necessário uma formação continuada voltada para esse tema, em principal para coordenadores, professores, e diretores para que haja uma aceitação mais continua quanto ao tempo de uso dessas tecnologias em sala de aula, projetos e plano diário, para que todos reflitam e se atualizem com a necessidade da tecnologia dentro da sala de aula como necessidade e não apenas como diversão, tornando assim uma ferramenta diária do aprendizado.

 

 

 

ANALISE E DISCURSÃO DOS RESULTADOS

Costa Fernando (2004) Como aconteceu com outras tecnologias no passado, o cenário mais comum é o de se verificar um momento inicial de grande adesão e excitação sobre o potencial de cada nova tecnologia, para depois se ver que o entusiasmo vai definhando até que por vezes desaparece, não resultando daí conclusões efectivas sobre se há de facto ganhos em termos de resultados de aprendizagem e, muito menos, em termos de uma utilização que se diferencie na forma e nos objectivos do que já se fazia com os meios tradicionalmente utilizados. P.22 Livro O que justifica o fraco uso dos computadores na escola?

  Na busca de uma melhor compreensão deste tema fez se uma pesquisa de campo, realizada em um Centro Educacional Infantil localizado no Setor Oeste, Goiânia-Go. Os dados coletados, junto à professora e alunos na faixa etária de três a cinco anos, são apresentados seguidos de interpretação fundamentada nos teóricos estudados.  A instituição de ensino situa-se num bairro de classe média e média alta.

    O Centro Educacional atende cento e vinte crianças, na faixa etária de um a cinco anos. Quanto à estrutura, as salas e pátio são espaçosos e ventilados, disponibiliza sala de artes ampla, sala de vídeos e brinquedos variados, sala de estimulação através de recursos pedagógicos, como: livros, Lego, Quebra cabeça e outros.

   O corpo docente é formado por graduandos do Curso de Pedagogia, coordenadora pedagógica e diretora, enfermeira, psicóloga e pediatra, que atuam com um único propósito, promover o desenvolvimento e aprendizagem das crianças da melhor maneira possível. Entre os materiais pedagógicos, a instituição disponibiliza de vários brinquedos para a idade das crianças, acervo de livros infantis, recursos tecnológicos como televisão, aparelho de DVD e aparelho de som, que são usados constantemente conforme o planejamento semanal de cada educadora, ficando um dia na semana dentro do plano de cada educadora, adicionar meia hora da utilização desse recurso, ou seja, DVD ou pen drive uma vez por semana, na sala de vídeo, de algum vídeo educativo para apresentar as crianças, ao apresentar os vídeos educativos são argumentados em sala de aula sobre o que vai ser proposto com as crianças, explicando a elas o que vão assistir o porquê vão assistir e para que, sempre orientando-as que assistam com bastante atenção para que aprendam, logo depois, em uma roda de conversa descontraída com as crianças a professora faz perguntas sobre o que assistiram se gostaram, sempre buscando entender se o que foi apresentado às crianças realmente atingiu o objetivo esperado de seu crescimento em torno do assunto do DVD, apresentado foi capaz de atingir o objetivo esperado pelo educador, alem disso a instituição também conta com o uso do notebook que e liberado caso a professora regente leve para a sala de aula.  Para o ensino diário utiliza-se o livro da editora Positivo. Além das atividades propostas no livro, às crianças participam de contação de história, aula de música, aula de artes e diversas brincadeiras. Notou se que e um ambiente agradável e seguro, as crianças gostam de estar ali. 

  O uso de tecnologias em vários momentos desde a chegada das crianças quando o som e ligado com musicas pedagógicas até o momento da sala de vídeo quando e elaborado aulas atrativas com vídeos voltado para auxiliar no processo educativo das crianças e algo indispensável, pois as crianças sentem prazer em assistir os temas pedagógicos filmes, jogos pedagógicos no computador notebook que a professora leva para sala de aula, e pode ser adicionado ao conteúdo diário como planejamento livre principalmente para as aulas de linguagem quando o tema e livre para a professora regente elabora uma aula atrativa, tornando  se uma associação entre tecnologias e ensino aprendizado.

 

 

 

 

 

A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

             

 

Durante a observação em todas  as salas de aula  foi possível perceber atividades com a utilização de filmes educativos em DVD musicas educativas e uso do computador em sala de aula em algumas atividades elaborada pela professora regente, da turma de três anos, onde em sala atuam sempre três educadoras graduandas do curso de pedagogia que revezam por semana, cada semana a regência fica por responsabilidade de  uma delas  quando, originou se uma das atividades com uso da tecnologia, inserida no plano de aula diário, no momento da chamada, foi utilizado o notebook da professora  as crianças reconheçerem seu próprio nome através do mesmo, e tenha acesso às ferramentas tecnológicas em sala de aula com a utilização do mouse e documento do Word, os alunos foram convidados a sentarem se diante do computador para olhar a professora digitar seus nomes na tela do computador. Foi digitado o nome dos alunos pela professora um de cada vez enquanto as crianças observavam atentas, logo após a professora utilizou a função auto formas para adicionar formas em que os nomes das crianças foram colocadas dentro das mesmas, a educadora convidou uma criança por vez para que tentasse localizar seu próprio nome no documento do Word que foi escrito em caixa alta, logo após auxiliou os a pintar a forma que seu nome estava dentro, com a ferramenta Formatar Auto Formas, tudo foi feito respeitando o tempo de cada um e sua capacidade de entendimento, sobre o que estava sendo apresentado. Ao mesmo tempo apresentando todas as letras do nome de cada criança no computador documento do word, houve ainda um revezamento de atividades enquanto uns trabalhavam com uma educadora no notebook outras pintavam a mesma atividade só que em folha onde elas tinham que localizar seu próprio nome em folhas e pintar dessa vez com lápis de cor. Alternando por varias vezes as atividades devido às crianças nessa faixa etária de idade sentir certa dificuldade em se manter concentrada durante muito tempo em uma atividade. Contudo, foi possível que a criança trabalhasse o concreto como fruto da tecnologia em sala de aula, e a tecnologia com uso do computador e documento do Word. Tornando concreta a afirmação de Sancho ao afirmar que: “Tecnologia é basicamente, uma produção humana” (Sancho, Juana 1998; p.43).  

  Em síntese, o campo permite dizer que o uso de tecnologia em sala de  aula contribui de forma prazerosa, para o processo de aprendizagem da criança influenciando no seu desenvolvimento por toda a vida. E assim sendo, começam a entender que a tecnologia tem e deve ter espaço garantido na educação infantil. Cabe a instituição, criar e utilizar recursos que contribuam para o êxito dessa prática.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A aceleração  dos meios tecnológicos, ainda assusta muitos educadores que   os tem como um paradigma para o uso educacional. Contanto e necessário afirmar que uma pesquisa bem fundamentada esclarecendo esses métodos e suas transformações, tanto no meio filosófico quanto no meio social e psicológico, os torna algo fácil de ser trabalhado dentro do ambiente escolar. Um discurso bem elaborado que vai ao encontro dos anseios da parcela de educadores  desiludidos  com  os meios  tradicionais de ensino aprendizado, que jamais se afastou do tradicionalismo, a causa do impacto e da capacidade de mostrar a tecnologia como ferramenta de ensino  torna se capaz de resolver imediatamente alguns problemas dentro da sala de aula.

  Esta pesquisa se propôs como objetivo geral, apresentar elementos bibliográficos como instrumento  de conhecer, e compreender a utilização de novas tecnologias na Educação Infantil. E o intercâmbio entre informações, permitindo assim a socialização dos conhecimentos contidos nos registros. Para que o trabalho não limitasse às teorias, buscou se junto à uma escola de Educação Infantil, alunos, e professores de crianças de três a cinco anos, o uso da pratica  da tecnologia em uma das turmas nos quais os alunos tinha uma idade de três anos, investigando as novas formas de usar tecnologias interferindo ativamente no desenvolvimento da criança em torno de referencias teóricas. A análise dos dados apontou que a tecnologia usada de forma adequada desperta o interesse pelos textos escritos, estimula a imaginação e proporciona os primeiros contatos da criança com a escrita e leitura auxiliando no desenvolvimento da criança da Educação Infantil, estimulando-a ao hábito de ler, pesquisar e escrever. 

  Percebe - se no momento atual que os professores, reconhecem a necessidade e importância de melhorar seus conhecimentos na área e buscar informações sobre as novas tecnologias, para melhor uso das mesmas e conseqüentemente melhorar a qualidade de seu trabalho. A inserção das tecnologias no cotidiano escolar é um desafio que os professores têm que estar dispostos a enfrentar, pois não há como fugir da situação que está posta em nosso dia a dia.

  Como resposta a essa realidade, é fundamental o questionamento da postura tradicional do professor enquanto detentor do poder e do conhecimento, em total descompasso com as tendências atuais de incorporação das novas tecnologias da informação e da comunicação na educação, segundo a perspectiva construtivista.

Pela sucinta análise desenvolvida aqui, a relação entre a tecnologia educacional e a prática pedagógica pode ser de colaboração, desde que a tecnologia seja subjugada aos objetivos pedagógicos. A tecnologia cada vez mais avançada, captura, articula integra leitura, escrita, visão, audição e faz emergir o conhecimento por simulação, pois torna possível a troca e intercâmbio de conhecimento, não apenas como produto acabado, mas, agora durante o processo de sua produção. Possibilita uma grande coletividade produtiva que rompe fronteiras geográficas de idade, nacionalidade, formação acadêmica ou delimitação de área científica, produz a lógica que se volta para a solução de problema, via modelo pelo levantamento de hipótese através da congregação de probabilidades e da combinatória de conhecimento interdisciplinares. A tecnologia por sua vez, ao possibilitar a simulação, resgata o uso das faculdades humanas de pensar dinamicamente e de imaginar. É a capacidade de simular mentalmente situações e reações possíveis e antecipar conseqüências que dão ao aluno a possibilidade de escolha e solução. A atuação do professor em um mundo tecnológico exige que ele tenha conhecimento razoáveis de seu uso e das potencialidades das mídias existentes, pois se tornam fundamentais.

  Tendo um contexto determinado por teorias e pratica, avaliados em torno de base cientifica, tornando se ponto de partida para novas investigações. As dificuldades apresentadas quanto ao entender do uso da tecnologia em sala de aula, existiu em vários momentos porem com base em estudos de alguns teóricos estudados no decorrer desta pesquisa que estão sitados em referencias bibliográficas.Esclarece perfeitamente a necessidade de a tecnologia ser usada em sala de aula. 

  A atividade proposta em sala de aula propôs aos alunos ter contato  com a prática, do que foi feito, em tecnologia mostrando que desde os três anos de idade pode ser trabalhada de forma concreta conforme o desenvolvimento de cada criança,tornando assim o possível  entendimento de  que a tecnologia vai estar presente durante toda a sua vida tornando se impossível não ter acesso a ela, por isso a necessidade de tornar acessível esses mecanismos às crianças desde cedo entendendo sua utilização, e necessidade. Com isso ficam aberta estas provisórias considerações, com o sentindo de se tornar uma base continua a novas investigações. Espera se com este trabalho, esclarecer que o uso de tecnologias no planejamento escolar a partir da educação infantil nos últimos tempos e algo de extrema necessidade, pois as tecnologias já fazem parte do ambiente da criança desde que elas nascem  tornando se presente em seu contexto social e educacional, crianças apartir de três anos de idade já chegam em sala de aula com seu celular jogando joguinhos interativos. Isso pode significar um avanço para o cotidiano de professores e alunos, se essa aliança não se caracterizar somente pela presença da tecnologia, mas pela atitude de reconhecer a devida importância no aprendizado da criança que tem que ser trabalhado de forma adequada. 

  Entende se então que o professor também deve estar preparado para compreender esse novo processo e utilizar essas novas ferramentas a seu favor, instigando o aluno a buscar a informação. Visto que o professor tem que saber adequar conteúdo e didática para utilizá-los como complemento, lembrando que nem todos os alunos estão totalmente inclusos nessa nova era digital.  

Lembremos que, as justificativas deste crescimento não devem ser buscadas apenas no hábito de enxergar a tecnologia como algo  que em muitos aspectos, se iguala  nas questões de qualquer ambiente escolar . Se seu desenvolvimento tivesse apenas um caminho, este mesmo método  daria certo em toda e qualquer instituição de ensino de educação infantil, com isso faz se necessário: Entre outros aspectos temos em vista  o estudo de onde quando e porque utilizar a tecnologia, avaliando sempre o sistema  educacional,  sócio/econômico, ambiente para qual vai ser utilizado, sendo que para  algumas instituições de ensino publico, ou até mesmo educadores que não se especializam acabe tornando  esse processo de uso tecnológico um tanto  deficiente.quanto ao uso de  material de apoio para esse processo. Isto faz com que  algumas instituições  de ensino não possa alcançar a  mesmo projeção. Até o momento não há garantias de que  o uso das tecnologias para o desenvolvimento das crianças na educação infantil  esteja  sendo  duradouras e  utilizadas  em outras  instituições de ensino,independente desta certeza, atualmente, sua lida com as práticas é considerada válida pelos educadores que já conseguem associar e elaborar planos diários que consistem o uso de tecnologias como ferramenta do desenvolvimento na educação infantil

 

 

TECHNOLOGY AND DEVELOPMENT OF CHILDREN IN EARLY CHILDHOOD

EDUCATION¹

 

ABSTRACT

 

This research and coming and features as experience report, is to know and understand the use of new technologies in kindergarten. Therefore, we conducted a field study in an Educational Center in West Sector neighborhood , Goiânia Goiás, in order to investigate how new technologies actively interfere in child development . Was held still a literature review based Lévy (1993), Kenski (2003), Arnaud (2005) and others. The analysis of the data showed that properly used technology arouses interest in written texts, stimulates the imagination and provides the first contacts of the child with writing, interferes with the development of the child from kindergarten, stimulating it to the habit of reading and search.

Keywords: Education infantil.Tecnologia in the classroom. Child development

 

.

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

 ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas.NBR 14724: Informação e documentação. Trabalhos Acadêmicos – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

 

 BORBA, Marcelo C. e PENTEADO, Miriam Godoy - Informática e Educação- Autêntica, Belo Horizonte – 2001

CAJUEIRO, Roberta Liana Pimentel. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos: guia prático do estudante. Petrópolis: Vozes, 2012.

CRAIDY, Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.

COSTA Fernando (2004). O  que justifica o fraco uso dos computadores na escola? Polifonia, nº 07  Edições Colibri p. 19/22/32

FERREIRA PAULO,  artigo   disponível em  www.algosobre.com.br/educação acessado em 11/12/2014

 

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2008. .

 

KREFTA, SILVANA  artigo Metodologia de Ensino e Educação Infantil: Algumas considerações Sobre Trajetória da Escola Infantil no Brasil São Paulo 24/03/2011

Disponível no site www.pedagogia .com.Br/artigos/metodologiadeensino/index

Acessado  em 11/12/2014

 

LEVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência O futuro do pensamento na Era da Informática  1º Edição –Em  1993- 1998  (13º Reimpressão – 2004)

LEVY , Pierre  Apartir de computação social para reflexivos intêligencia coletiva O programa de pesquisa IEML (2009)

LÉVY, Pierre - A inteligência Coletiva - por uma antropologia do ciberespaço - Edições Loyola, São Paulo , 1998.

 

LIMA, Adriana Flavia Santos de Oliveira. Pré-escola e alfabetização: uma proposta baseada em P. Freire e J. Piaget. Petrópolis: Vozes, 1996.

MOURA Robson. Tecnologia da Informação Educação. Disponível em:  www.algosobre.com.br/atualidades/ Tecnologia E O Desenvolvimento Das Crianças Na Educação Infantil   2001

PENTEADO, Miriam - BORBA, Marcelo C. - A Informática em ação - Formação de professores, Pequisa e extensão  2000

PASQUALINI, Juliana Campregher.- SciELO Books  O Papel  Do  Professor  e Do Ensino Na Educação Infantil: a perspectiva de Vygotsky, Leontiev e Elkonin. Araraquara: UNESP, 2001. Disponível em:< http://books.scielo.org>. Acesso em: 11/12/2014.

SALGADO, Roseli Helena de Souza; SOUZA, Rosilda Silvio. Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Unisa Digital, 2012. Disponível em: www.unisa.br >. Acesso em: 10/12/2014.

SANCHO, J. M.; HERNANDEZ, F. et al. (Org). Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006

 

SOUZA, Roselena Siviero de; CORDEIRO, Luciana Peixoto. Escolas Infantis: leitura e escrita. Rio Grande do Sul: Edelbra, 1999.

 

SOUTO-MAIOR, Sara Duarte. Partilhando Experiência de Estágios. In: Encontros e Encantamentos na Educação Infantil. São Paulo: Papirus, 2000.

 

 

VALENTE, José ArmandO computador na sociedade do conhecimento/José Armando Valente, organizador . Campinas, SP:UNICAMP/NIED, 1999. p.93

 

 

 

Artigo apresentado como um dos requisitos para obtenção

do título de licenciatura em pedagogia pela Faculdade Padrão.

 

 

                                    Goiânia, ___ de julho de 2015.

 

 

                                         BANCA EXAMINADORA

 

 

 

_____________________________________________________

                                     Profª Ms. Marcia Friedrich (Orientadora)

 

 

_________________________________________________

 

Profª _________________________________ Faculdade Padrão

 

 

 

_________________________________________________

 

Profª _________________________________

Faculdade Padrão

 



[1] Artigo apresentado como um dos requisitos para obtenção do título de licenciatura em pedagogia, sob a orientação da Profª Ms. Márcia Friedrich conforme folha de aprovação em anexo.

[2] Graduanda em Pedagogia Lazara Denici Araújo Guimarães. E-mail [email protected]