RESUMO

O presente trabalho teve como base a aplicação do projeto de intervenção “Brincar e ler na infância” desenvolvido na EMEI - Escola Municipal de Educação Infantil localizada na cidade de Uberlândia-MG e atendeu crianças com faixa etária 5 anos, em uma sala do 2º período tarde. O trabalho é resultado de pesquisa bibliográfica com embasamento em autores como Kishimoto (2001), Leontiev (2012), Vigotsky (2007), Friedmann (2012), Kwiecinski (2011), dentre outros. Suas contribuições foram sobre o brincar e a leitura, ressaltando sua importância para o desenvolvimento infantil. A metodologia foi desenvolvida a partir do conhecimento prévio das crianças, momentos de leitura, oficinas, brincadeiras diversas, atividades lúdicas, teatro dentre outras, além, de contar com a participação da família nas atividades propostas. A intervenção possibilitou a observação do ensino/aprendizagem em relação ao desenvolvimento da criança. Logo, foi possível perceber que, através do lúdico a criança aprende brincando e adquire uma aprendizagem significativa. Enfim, apresentam-se os resultados alcançados com a aplicação do projeto e este corrobora com os benefícios obtidos pelas crianças no processo de aprendizagem.

Palavras – chave: lúdico; leitura; aprendizagem; desenvolvimento infantil. 

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa e intervenção pedagógica considerando que as brincadeiras, os jogos, os brinquedos e a leitura devem fazer parte do cotidiano infantil de forma criativa, ressaltando o lúdico no processo de aprendizagem.

 Mediante observações na realização das etapas do Estágio I e II foi possível analisar “o ser criança” em relação ao seu desenvolvimento, através das brincadeiras, brinquedos, jogos, leituras, dentre outras atividades, proporcionadas no âmbito escolar. Assim, foi possível perceber as interações das crianças com o meio, com os colegas e com o professor, além do comprometimento dos familiares presentes no cotidiano das mesmas. A partir dessa observação foi desenvolvido o projeto “Brincar e ler na infância”, na Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI em Uberlândia/MG.

            Esse trabalho é dividido em quatro partes, sendo elas: referencial teórico, método, apresentação e análise de resultados e considerações finais.

A fundamentação teórica composta no desenvolvimento do trabalho teve como norte pesquisas bibliográficas de autores que analisaram a importância da aprendizagem através do brincar, tais como Vygotsky (2007); Leontiev (2012); Kishimoto (2011); Friedmann ( 2012), além de outros autores citados no trabalho.  A intencionalidade ao pesquisar os estudiosos no assunto, foi desenvolver um trabalho evidenciando a importância de aliar as atividades lúdicas para incentivar o desenvolvimento infantil e amenizar o tempo das crianças frente às tecnologias e os brinquedos mecânicos, assim como envolver a família no cotidiano da criança.

Como propostas metodológicas foram aplicadas atividades que possibilitaram a sistematização da leitura por meio do brincar, para assim, despertar a relação da criança com o verdadeiro “universo infantil” permeado com brincadeiras, brinquedos e histórias, o que colabora para o seu desenvolvimento de forma saudável, agradável e prazerosa.

            O projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar, dando ênfase aos conhecimentos prévios das crianças, procurando sempre o envolvimento de todos. A escola teve papel importante no desenvolvimento do trabalho, pois, é na escola que se estabelece as relações sociais, culturais e de alfabetização no processo de aprendizagem. Contamos também com a participação da família por meio de ações investigativas através da elaboração dos “cadernos itinerantes”, na intenção de envolvê-los nas atividades propostas durante a intervenção.

Na análise de resultados observamos que a participação da família nas atividades propostas foi positiva e corroborou com as hipóteses de que é possível a relação escola/família, enriquecendo assim, o trabalho pedagógico. Com relação ao desenvolvimento das crianças durante a intervenção, estas apresentaram disciplina, comprometimento, interação e aprendizagem em um nível maior, do que nas atividades desenvolvidas em sala como cumprimento curricular.

Portanto, no intuito de investigar e analisar as ações de leitura e recreação proporcionadas às crianças da educação infantil, consideramos que a prática pedagógica pode ser enriquecida com atividades lúdicas, pois tais práticas favorecem a aprendizagem ajudam no desenvolvimento infantil, favorecem a contextualização de leituras, além de auxiliar na didática do professor, sendo assim é possível desenvolver com as crianças atividades que as façam recriar a realidade e desenvolver competências apresentando avanços significativos no processo de aprendizagem.