Ivanilda Mota Cardoso
[email protected]

Como começar bem como um supervisor? Os supervisores são membros de equipe de gerenciamento que supervisionam o trabalho dos outros e atuam como intermediários entre gerência, funcionários, professores e alunos. Em sua liderança eles treinam, educam e transferem poder para os outros. Como líderes, eles inspiram e incrementam eficiência, produtividade, iniciativa, segurança e criatividade e também, fornecem direção, conhecimento, desafios e apoio. Enfatiza Ladew (2002,p. 14, 15).

Além de supervisionar sua equipe, você também é a voz daqueles que estão abaixo de você na cadeia de gerenciamento. O supervisor é o catalisador que consegue colocar a bola em movimento, detecta potencial, consegue ultrapassar objeções e obtém das pessoas o melhor que elas podem dar.

Percebe-se que as atitudes de um líder servidor deve estar voltada para o relacionamento com as pessoas, seja na escola, na empresa ou em família, qualquer um que queira ser um líder deve primeiro servir. Com essa atitude começará a influenciar as pessoas e isso exige muito trabalho e sacrifício.
Se desejarmos ser lideres eficazes e seres humanos melhores, devemos deixar o "eu" de lado e se importar pelos outros, deixe seus interesses pessoais, pelo bem maior. Jesus Cristo foi o maior líder servidor que a humanidade conheceu. " Se optar por liderar, deve servir" ( HUNTER, 2006, p.40 ).
Na escola, se entende a supervisão como a " ação de velar sobre alguma coisa ou sobre alguém a fim de segurar a regularidade de seu funcionamento ou de seu comportamento" Ferreira apud ( 2003, p.14). A supervisão educacional vem desenvolvendo um trabalho fundamental na vida do educando pelo processo de humanização. Portanto, o supervisor tem uma grande influência e deve usar essa ferramenta para melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem no ambiente escolar, no que diz respeito a participar ativamente de projetos pedagógicos da escola contextualizando entre teoria e prática com a realidade da comunidade escolar.
Para tanto, a supervisão educacional possui a missão significativa de motivar, intermediar, planejar, supervisionar e orientar todas as pessoas e funcionários que estão sob o seu comando e ainda providenciar treinamento para que estes possam agilizar e atualizar seu conhecimento melhorando o trabalho seja em sala de aula ou nos setores de uma empresa. E não esqueça de elogiar sempre os membros de sua equipe que se empenham fazendo um bom trabalho.
As escolas públicas e privadas descobriram que não basta investir somente na qualidade pedagógica, é preciso ter visão empresarial. Pais, professores, gestores, supervisores, orientadores, alunos e funcionários devem decidir juntos através da " gestão participativa" o que é melhor para a escola e, também na elaboração do planejamento pedagógico anual e a avaliação de seus resultados. A escola precisa de parceria, mas alguns gestores temem perder o poder e deixam de lado essa participação tão importante para se desenvolver uma educação integral e igualitária seja em instituições públicas ou privadas.
A supervisão e liderança servidora nas empresas não é diferente do processo desenvolvido na escola, além de supervisionar sua equipe, o supervisor também é a voz daqueles que estão abaixo dele, deve ainda criar um ambiente no qual, as pessoas possam se sentir bem, gerar um energia positiva no local de trabalho. Diz Ladew ( 2002, p. 16 ) " Uma de suas responsabilidades como supervisor é dar a sua equipe um senso de estabilidade, especialmente durante o período de mudanças". Diante disso, o supervisor deve ser o agente transformado e flexível na busca pelo conhecimento e no relacionamento com as pessoas que fazem parte da sua corporação.
Sabe-se que na escola existe um sistema que as vezes neutraliza este profissional a desempenhar o seu papel com eficiência e eficácia, mas isso não impede de propor melhorias e se comprometer em realiza-las, já nas empresas este profissional fica livre para alterar esse sistema, desde que este traga bons resultados para a empresa. Conforme Ladew:

Quando o sistema interfere no trabalho de seus funcionários, eles geralmente têm pouco poder para alterá-lo ou mesmo contorna-lo. Um supervisor efetivo não culpa seus funcionários quando o sistema cria diversos problemas no caminho de um bom trabalho. [...] em vez de se queixar dele, pense em como poderá alterá-lo. ( 2002,p.19 )

Percebe-se que o supervisor assume um papel de liderança quando consegue gerenciar pessoas a cooperarem com trabalho que este venha a desenvolver na empresa. Com tudo ser um líder exigirá muito esforço, habilidades sólidas, objetivos definidos. Aprender a aplicar métodos e técnicas eficientes evita as chances de falhas, fazendo com que as pessoas colaborem com bastante empenho nas tarefas, além do mais, grandes supervisores são bem sucedidos porque lideram outros para alcançar o sucesso.
Portanto, o líder não pode ser um ditador, deve ter disciplina e habilidades em lidar com pessoas diferentes e ainda servir os outros, ouvir-las e trata-las como se fossem importantes, quando esquecemos nossas dificuldades e passamos a dar importância ao outro, sentimos uma transformação em nosso ser.

REFERÊNCIAS

HUNTER, James C. Como se tornar um líder servidor. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.

LADEW, Donald P. Como gerenciar pessoas: técnicas para obter resultados através dos outros. São Paulo: Amadio, 2002.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto ( org.). Supervisão educacional para uma escola de qualidade. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.