SE O GOVERNO OCULTO SE CONFESSASSE

Ficção teológica realista acerca das possíveis respostas que o Governador Oculto da Terra daria a um entrevistador cristão no naipe de um Enoque

Como a incredulidade acerca da Teoria da Conspiração é o mais renitente dos ceticismos, julgamos por bem tentar repassar as possíveis respostas que o "Governador Oculto" da Terra (doravante G.O.), chamado por Jesus de "Príncipe deste mundo", daria a um entrevistador do nível de um Enoque, o profeta cujo livro foi inexplicavelmente excluído do Cânon Oficial Cristão. Daremos, na medida do possível, todas as referências dos trechos bíblicos selecionados, e usaremos o nome fictício de um outro Enoque, para marcar bem a missão nem sempre homenageada daquele que andou com Deus e nunca mais foi visto. As respostas do "Tirano" seriam as seguintes.

Enoque: QUEM O CRIOU?

G.O.: Fui criado pelo próprio Deus, bem antes da existência do homem. [Ezequiel 28:15] (Como tudo o que existe, ele também é uma criatura de Deus).

Enoque: COMO VOCÊ ERA QUANDO FOI CRIADO?

G.O.: Vim à existência já na forma adulta e, como Adão, não tive infância. Eu era um símbolo de perfeição, cheio de sabedoria e formosura e minhas vestes foram preparadas com pedras preciosas. [Ezequiel 28:12,13] (Deus jamais criou ou criaria o Mal; portanto, a maldade no coração do GO é um ato exclusivo dele mesmo, possibilitado pelo Livre-arbítrio dado por Deus a todas as suas criaturas; qualquer criatura que enveredasse pelo mesmo pensamento do GO, poderia e pode chegar àquela maldade completa, que anula para sempre a liberdade de escolha e a personalidade por ela vitimado, tornando a criatura um fantoche nas mãos do ódio).

Enoque: ONDE VOCÊ MORAVA?

G.O.: No Jardim do Éden e caminhava no brilho das pedras preciosas do monte Santo de Deus. [Ezequiel 28:13] (São figuras bíblicas para descrever todo o esplendor celestial no qual viviam os anjos de Deus, as quais podem ser interpretadas cientificamente como sendo uma descrição dos espaços cósmicos e interestelares nos quais habitam os seres angélicos).

Enoque: QUAL ERA A SUA FUNÇÃO NO REINO DE DEUS?

G.O.: Como querubim da guarda, ungido e estabelecido por Deus, minha função era guardar a Glória de Deus e conduzir os louvores dos anjos. Um terço deles estava sob o meu comando. [Ezequiel 28:14; Apocalipse 12:4] (Na verdade ele tinha 3 funções distintas, descritas pelas seguintes palavras: guerreiro, maestro e cozinheiro. Por que? Guerreiro por ter sido criado como um 'anjo militar', um "General" protetor dos ambientes celestiais, com toda a parafernália de defesa incorporada em sua "armadura transcendental"; maestro por ser o melhor compositor dos louvores e repertório celestial, e criador de todos os instrumentos musicais ensinados aos homens; cozinheiro por ser o responsável por todas as magias de sedução dos prazeres celestiais, capazes de criar um paraíso em qualquer lugar e até na profundidade dos corações).

Enoque: ALGUMA COISA FALTAVA A VOCÊ?

G.O.: (reflexivo, diminuiu o tom de voz) Não, nada. [Ezequiel 28:13] (No verbo "ter", nada lhe faltava; mas no verbo "ser", talvez faltasse algo. Porém esta resposta nunca foi dada a homem nenhum, nem mesmo a Enoque; ou se foi dada a Enoque, ele nunca a revelou).

Enoque: O QUE ACONTECEU QUE O AFASTOU DA FUNÇÃO DE MAIOR HONRA QUE UM SER VIVO PODERIA TER?

G.O.: Isso não aconteceu de repente. Um dia eu me vi nas pedras (como espelho) e percebi que sobrepujava os outros anjos (talvez não a Miguel ou Gabriel) em beleza, força e inteligência. Comecei então a pensar como seria ser adorado como deus e passei a desejar isto no meu coração. Do desejo passei para o planejamento, estudando como firmar o meu trono acima das estrelas de Deus e ser semelhante a Ele. Num determinado dia tentei realizar meu desejo, mas acabei expulso do Santo Monte de Deus. [Isaías 14:13,14; Ezequiel 28: 15-17] (Todas as figuras tridimensionais para indicar localização, mobílias, instrumentos, moradias, etc., são apenas figuras eufemísticas, ou alegorias, uma vez que nada na Terra é capaz de exprimir o que de fato existe apenas no meio-ambiente angélico. A resposta final desta pergunta também jamais foi revelada de modo completo, e apenas alguns sinais apontam uma semi-resposta: a soberba que faz um indivíduo se julgar superior aos outros leva ao egoísmo e este à inveja e esta ao ódio e este ao crime. Esta seqüência pode explicar alguma coisa, mas jamais completará a resposta).

Enoque: O QUE DETONOU FINALMENTE A SUA REBELIÃO?

G.O.: Quando percebi que Deus estava para criar alguém semelhante a Ele e, por conseqüência, superior a mim, não consegui aceitar o fato. Manifestei então os verdadeiros propósitos do meu coração. [Isaías 14:12-14] (Há uma imprecisão forçada aqui, porque os anjos também foram criados à imagem e semelhança de Deus. Um anjo se assemelha a Deus talvez até muito mais que um homem, dado que é onipresente, onisciente e quase onipotente. Os homens nunca foram criados superiores aos anjos, e esta visão de superioridade humana devia ser a visão subjetiva do GO. O que de fato fez inveja aos anjos parece ter sido a possibilidade dos seres humanos gozarem de um prazer tão grande quanto os dos anjos e estes não terem corpos tridimensionais para o gozarem).

Enoque: O QUE ACONTECEU COM OS ANJOS QUE ESTAVAM SOB O SEU COMANDO?

G.O.: Eles me seguiram e também foram expulsos. Formamos juntos o império das trevas. [Apocalipse 12:3,4] (Eles "viram" ou confundiram as alegações do GO como coisas justas, que mereciam apoio para angariar quorum numa outra reunião decisória das cortes celestes. Por isso formaram uma relação de adesão, um abaixo-assinado, no qual voltaram a reivindicar a posição de destaque para anjos guerreiros-maestros-cozinheiros, dada a importância capital que julgavam ter estas três funções criacionais a eles outorgadas).

Enoque: COMO VOCÊ ENCARA O HOMEM?

G.O.: (com raiva) Tenho ódio da raça humana e faço tudo para destruí-la, pois eu a invejo. Eu é que deveria ser semelhante a Deus. [1Pedro 5:8] (Há outra imprecisão hermenêutica aqui: os anjos caídos na verdade têm inveja do Amor que Deus dá aos seres humanos, muito mais por saudade daquele Amor do que por julgarem homens melhores que anjos. Outrossim, por serem também "cozinheiros" – ou peritos em dar prazer a si e aos outros –, passaram a se alimentar das energias psíquicas emanadas das almas humanas, quando aprisionadas pela angústia ou pelo medo; isto significa que talvez nem sintam tanto ódio assim de nós, ou que talvez até nos amem com o estranho amor de um drácula por suas concubinas).

Enoque: QUAIS SÃO SUAS ESTRATÉGIAS PARA DESTRUIR O HOMEM?

G.O.: Meu objetivo maior é afastá-los de Deus. Eu estimulo a praticar o mal e confundo suas idéias com um mar de filosofias, pensamentos e religiões cheias de mentiras, misturadas com algumas verdades. Envio meus mensageiros travestidos, para confundir aqueles que querem buscar a Deus. Torno a mentira parecida com a verdade, induzindo o homem ao engano e a ficar longe de Deus, achando que está perto. E tem mais. Faço com que a mensagem de Jesus pareça uma tolice anacrônica; tento estimular o orgulho, a soberba, o egoísmo, a inimizade e o ódio nos homens. Trabalho arduamente com o meu séquito para enfraquecer as igrejas, lançando divisões, desânimo, críticas aos líderes, adultério, mágoas, friezas espirituais, avareza e falta de compromisso. Tento destruir a vida de padres e pastores, principalmente com o sexo, ingratidão, glutonarias, falta de tempo para Deus e orgulho. [1 Pedro 5:8; Tiago 4:7; Gálatas 5:19-21; 1 Coríntios 3:3; 2 Pedro 2:1; 2 Timóteo 3:1-8; Apocalipse 12:9]. (Mas ainda há muito mais estratégias de sedução, sendo todas elas combinadas com as "diretrizes do tempo" e o "ponto-de-vista histórico", dando a cada geração aquilo que mais a seduz na esteira de sua evolução psicofísica ou "moda". Todavia, a Tentação maior, mais forte e mais duradoura é a da sedução do ceticismo, que simplesmente esvazia toda a criação e apresenta um universo sem Deus e sem esperança, com o que os anjos maus se aproveitam para gerar o medo e a angústia com os quais se alimentam).

Enoque: E SOBRE O FUTURO?

G.O.: (com o semblante de ódio) Eu sei que não posso vencer a Deus e me resta pouco tempo para ir ao lago de fogo, minha prisão eterna. Eu e meus anjos trabalharemos com afinco para levar o maior número possível de homens e mulheres conosco. [Ezequiel 28:19; Judas 6; Apocalipse 20:10,15]. (Lembrar que o inferno chamado 'Lago de Fogo' só é infernal para quem está fora dele ou que não o introjetou em sua mente. Para os anjos – para os quais o inferno foi "confortavelmente" preparado – não há nada lá de ruim, ou nada como uma prisão de cerceamento de liberdade, uma vez que eles foram para lá voluntariamente e jamais quiseram se manter no Céu; como a sabedoria popular diz, eles "preferiram ser reis no inferno do que escravos no paraíso". Mas o inferno não é apenas o Lago de Fogo, ou há outros estágios no ambiente infernal, que os judeus chamaram de Hades, Sheol, ou limbo, Vale da Sombra da Morte, etc.).

Isto posto e finalmente, julgamos por bem ter de alguma forma contribuído para dirimir dúvidas teológicas ou de redimensionamento na questão de quem seja o GO, crendo ter auxiliado estudantes de Teologia e seminaristas para uma avaliação mais detalhada de seus conhecimentos religiosos. Também cremos ter ajudado o cidadão comum a entender melhor o "Mistério da Iniqüidade" ou "O Iníquo", aquele que está ainda e temporariamente no Comando deste mundo tenebroso no qual se transformou o Planeta Terra. Longe de ser (apenas) uma Agência Secreta de ocultação da verdade ou de execução da falência humana, O Governo Oculto é uma personalidade pervertida pela própria maldade, que sabe perfeitamente a necessidade de se manter em segredo para não perder o fascínio e a admiração das grandes massas humanas.

Prof. João Valente de Miranda ([email protected]).