Beatriz Campos de Almeida[1]

Marcelo Skowronski[2]

RESUMO

Caracteriza-se como uma revisão de literatura envolvendo a temática dos saberes conceituada por Tardif (2012). Teve como pressuposto identificar através de um recorte específico na literatura os saberes elementares para a prática docente no ensino superior, em cursos de graduação e pós-graduação. Foram analisados artigos, trabalhos e resumos publicados na base de dados Scielo, bem como na biblioteca da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped). Para efeitos de delimitação nas buscas textuais, foram utilizados os seguintes indexadores: saberes docentes, saberes profissionais e formação docente + superior. A análise dos dados se referenciou na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2009), onde inicialmente os materiais foram sintetizados individualmente e em um segundo momento descritos e analisados por aproximação temática. Os saberes adquiridos através da experiência profissional se destacaram dentre os estudos analisados com vistas ao exercício do magistério no ensino superior. Ainda assim, são diversos e variantes os saberes que compõem a base teórica e metodológica para o docente atuar no ensino superior.

PALAVRAS-CHAVES: Saberes; docentes; ensino superior

INTRODUÇÃO

Por vezes é comum nos bastidores de instituições de ensino superior o discurso de acadêmicos, já durante as fases finais do processo de formação, de que não se “sentem” preparados para exercer a profissão. Tal fato acomete diferentes áreas de formação e podemos evidenciar essa insegurança em expressões como: “Não sei se vou conseguir dar aula”; “Ainda não me sinto ‘completo’ para atuar”; “Acho que não vou ter coragem de entregar o projeto”, dentre outras preocupações.

Ao direcionarmos o olhar especificamente para a formação docente, veremos que o “se sentir pronto” também pode ser algo distante inclusive para docentes pós-graduados. Pensando nessa questão, sobre a insegurança docente para ministrar aulas em cursos superiores, o trabalho em questão tem como objetivo principal identificar na literatura os saberes elementares para a prática docente no ensino superior, em cursos de graduação e pós-graduação. De maneira complementar, busca-se aprofundar o debate em relação às metodologias de ensino na formação superior.

Tal propósito visa contribuir para a ampliação do repertório docente em relação aos diferentes tipos de saberes relevantes para o exercício do magistério superior. Também se pretende estimular as reflexões inerentes ao processo contínuo de construção da figura docente enquanto mediador do exercício de ensino e aprendizagem.

Para tanto, o referencial teórico estará pautado na temática do saber no ensino superior, levando em consideração a definição conceitual de saberes apresentada por autores como Tardif (2012) e Gauthier (1998). Como metodologia principal da pesquisa, foi desenvolvida uma revisão sistemática de literatura sobre o tema, envolvendo as principais bases de dados e periódicos científicos alinhados com a produção de conhecimento para a formação docente com vistas ao magistério no ensino superior.