Revisão de Texto

O objetivo de uma aula que proporciona a revisão de texto é conseguir que o aluno comunique bem suas ideias e se ajuste ao gênero. Isso tem de ser feito tanto durante a produção como ao fim dela, ou seja, uma seqüência de atividades reflexivas para observações sobre como desenvolver um texto de qualidade. A revisão textual permite ao educando a tomada de consciência da coerência e da coesão, assim como a reflexão ortográfica das palavras que possuam dúvidas na realização de sua escrita sejam com palavras irregulares ou não. Deste modo faz-se necessário que o professor realize atividades de acordo com a realidade de escrita de sua turma. Uma boa alternativa é a seqüência didática da produção textual quando se baseia com um foco por vez. O professor pode escolher entre todas as produções escritas por seus alunos, uma que possa desenvolver a seqüência didática necessária para o desenvolvimento de seu trabalho. Iniciando a revisão pode se primeiramente analisar o foco no discurso. Se o gênero for conto de fadas, por exemplo:

—  Propor a revisão de textos mal escritos para entenderem a importância da seqüência dos fatos.

—  Durante a hora da leitura ler um conto atrapalhado na seqüência cronológica e deixar que possam perceber os acontecimentos.

Chapeuzinho Vermelho

                      Era uma vez uma menininha que foi pela estrada fora eu vou bem sozinha, levar estes doces para vovozinha! Então sua mamãe a chamou:

_Porque você tem estes olhos tão grandes?

_Eu vou indo levar estes doces para minha vovozinha ela esta muito doente.

_Chapeuzinho leve estes doces para a vovozinha que esta muito doente. Vá pela estrada principal e não fale com estranhos.

Ela ganhou um chapeuzinho de sua vovozinha e por usar todos os dias o mesmo chapéu todos passaram a chamar de chapeuzinho vermelho. E o caçador abriu a barriga do lobo e salvou a menina e a vovó.

Após a reflexão sobre a seqüência dos fatos que aparecem no decorrer da história, o educador pode proporcionar aos alunos a importância de redigir claramente cada seqüência cronológica do conto. Elas devem compreender que o inicio de um texto não se trata apenas de um parágrafo e sim da descrição da localidade, temporalidade, personagens. Para isso pode-se construir coletivamente um quadro na lousa onde o educando possa perceber como fazer estas descrições, assim a criança observa o quadro que estabelece critérios como suporte para a reescrita, ela conseguirá imaginar sobre o que irá escrever e terá algo para conduzir sua imaginação não se perdendo nos fatos. Em seguida poderá produzir coletivamente o inicio do texto averiguando os itens do quadro para observar se este início, esta bem escrito e se está de forma coerente. Ao termino de uma seqüência assim ela compreenderá que o inicio do texto nem sempre se dá em um parágrafo, mas nas descrições necessárias que fará parte do cenário imaginário da historia.

Desta forma compreendemos que a reescrita deve acontecer por partes para que se possam perceber as estratégias da escrita coerente, analisando o tempo para esta seqüência didática, um texto bem analisado irá utilizar para a reflexão do inicio, uma aula (dia), para o desenvolvimento dos fatos outra aula e uma terceira aula (dia) para conclusão de que toda ação tem uma reação. Através desta seqüência a criança poderá compreender o que é necessário para  compor uma historia com inicio, meio e fim, assimilando a importância de descrever os detalhes, aprimorando sua escrita tornando-a de qualidade, pois as atividades foram reflexivas e as observações foram analisadas em conjunto em dias diferentes para que possam ter a habilidade de expor suas ideias e se adequar ao gênero.

 Tânia Silva Marques