RESUMO DOS PCNS DE 5ª A 8ª SÉRIE

A discussão acerca da necessidade de reorganização do ensino fundamental no Brasil é relativamente antiga, estando intrinsecamente associada ao processo de universalização da educação básica que se impôs como necessidade política para as nações do Terceiro Mundo a partir do século XX. No início da década de 70, as propostas de reformulação do Ensino de Língua Portuguesa indicavam mudanças no modo de ensinar. Acreditava-se que valorizar a criatividade seria condição suficiente para desenvolver a eficiência da comunicação e expressão do aluno.
Nos dois primeiros ciclos do ensino fundamental, a prática e a reflexão pedagógica encontram-se relativamente organizadas. Entretanto, nos dois últimos ciclos, essa pratica e reflexões ainda não estão consolidadas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa configuram-se como síntese do que foi possível aprender e avançar nesta década, em que a democratização das oportunidades educacionais começa a ser levada em consideração em sua dimensão política no que diz respeito aos aspectos intra-escolares.
Interagir pela linguagem significa realizar uma atividade discursiva: dizer alguma coisa a alguém, de uma determinada forma, num determinado contexto histórico e em determinada circunstância de interlocução. Isso significa que as escolhas feitas ao produzir um discurso não são aleatórias, mas decorrentes das condições em que o discurso é realizado. A produção de discursos não acontece no vazio. Ao contrário, todo discurso se relaciona, de alguma forma, com os que já foram produzidos.
Todo texto se organiza dentro de determinado gênero em função das intenções comunicativas como das condições de produção dos discursos, as quais geram usos sociais que os determina. Os gêneros são, portanto, determinados historicamente, constituindo formas relativamente estáveis de enunciados, disponíveis na cultura. Pode-se considerar o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa, como prática pedagógica, resultante da articulação de três variáveis: o aluno, os conhecimentos com os quais se opera nas práticas de linguagem e a meditação do professor.
Ensinar o aluno a utilizar a linguagem oral no planejamento e realização de apresentações públicas: realização de entrevista, debate, seminários, apresentações teatrais etc. Precisa orientar-se de maneira heterogênea: a leitura de um artigo de divulgação científica, pressupõe, para muitos leitores, em função de sua finalidade, a realização de anotações a margens, a elaboração de esquemas e de sínteses, práticas ausentes, de modo geral, na leitura de uma notícia ou de um conto. O que deve ser ensinado não responde as imposições de organizações clássicas de conteúdo na gramática escolar, mais aos aspectos que precisam ser temátizados em função das necessidades apresentadas pelos alunos nas atividades de produção, leitura e escritas de textos.
Objetivos gerais de Língua Portuguesa para o ensino fundamental é: utilizar a linguagem na escrita e produção de textos orais e na leitura, fazendo com que o aluno compreenda as informações contidas nos textos; analisar criticamente; contrapor sua interpretação da realidade a diferentes opiniões; inferindo as possíveis intenções do autor; conhecer e valorizar as diferentes variedades do Português; reconhecer e valorizar a linguagem do seu grupo social.