INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem mostrar a importância do resgate dos jogos e das brincadeiras tradicionais nas aulas de educação física escolar visando melhorar o desenvolvimento físico, social e cultural nas crianças. Com a evolução do mercado tecnológico os jogos de computadores e brinquedos eletrônicos estão cada dia mais presente no cotidiano das crianças fazendo assim com que as brincadeiras sejam individuais e que o individuo se desenvolva como um ser individualista.
Os jogos e as brincadeiras tradicionais possibilitam o resgate de alguns valores essenciais para a sociedade é uma forma de integração e valorização de um patrimônio lúdico-cultural em diferentes formas e contextos e é também um instrumento de aprendizagem de desenvolvimento do individuo. É possível que ainda hoje nos lembremos das brincadeiras que fizeram parte de infância e associar a alguns valores que trazemos conosco até os dias de hoje.
É através das brincadeiras que as crianças começam a descobrir um novo mundo onde ela não está sozinha, e a partir daí ela começará a viver e desenvolver novas experiências e assim absorver outras características comportamentais, físicas, culturais e sociais.
Resgatar e valorizar os jogos e as brincadeiras antigas, é também uma forma de não deixar morrer a tradição onde os mais velhos ensinavam o mais jovens e isso passava de pai para filho por varias e varias gerações, pretendemos então com esse trabalho resgatar por meio de brincadeiras antigas uma proposta de vivencia de brincadeiras tradicionais buscando a valorização e a manutenção desses jogos e brincadeiras antigas.