Autora da Resenha :   Enfermeira  Jackeliny Calixto de Souza especializando em Docencia  no Ensino Superior.

Resenha do texto: A Relevância da Iniciação à Pesquisa Científica na Universidade                                     

autor do texto: Newton Aquiles von Zuben.

O texto reflete sobre a importância da iniciação à pesquisa científica na universidade. No primeiro momento o autor articula a forma de pensar dialeticamente na pesquisa (tanto no sentido lato como no sentido estrito) e a universidade (como lugar de criação do conhecimento e de serviços à comunidade), sendo esta ultima o espaço que reuni as mais diversas manifestações da cultura humana e atributo da busca e a transmissão do saber, em toda a sua extensão e profundidade, da forma mais racional possível. Pontua que a pratica da pesquisa cientifica deve ser um dos pilares essenciais no seio da universidade.

            Na universidade articulam-se, as três dimensões: docência, pesquisa e serviços à comunidade. É o lugar onde necessariamente são refletidas as transformações ocorridas na sociedade e como centro de pesquisa é responsável por bom número de investigações avançadas no âmbito da tecnociência, da filosofia, das artes, da literatura, das ciências humanas. Assim compreende-se a universidade como uma coletividade, um grupo de indivíduos que, com suas capacidades, talentos e interesses dedicam-se à criação, ao avanço e propagação do saber, visando os melhores interesses da sociedade.

No que diz respeito ao ensino, a transmissão dos conhecimentos elaborados encontra-se frente ao dilema do "que" e de "como" transmitir, tendo em vista o crescimento vertiginoso do acervo de novos conhecimentos, novas técnicas, novas teorias, enfim um volume cada vez mais fantástico de informações, assim coloca-se à margem desafios à didática. Nesse âmbito para o autor situa-se o projeto de "iniciação à pesquisa científica”. A pesquisa visa o poder sobre as coisas e em última análise sobre o próprio ser humano. Ela tende a se fragmentar ao infinito e pode tomar-se uma atividade de rotina que se articula a uma organização, a um plano, a uma atividade de conjunto que visa o aperfeiçoamento contínuo das condições de vida.

Este desejo de conhecer nos coloca mais próximos da ideia de uma universidade criativa. Segundo o autor uma das finalidades da universidade é promover a autonomia de pensamento e de reflexão crítica e neste caso não se pode admitir que a prática docente venha reforçar a passividade em vez de despertar a espontaneidade e o espírito de criatividade do aluno. Se a "iniciação" é considerada um começo, este deve induzir a um caminhar dinâmico. O autor remete este processo a dois passos: sendo o primeiro levar o aluno ingressante tomar consciência da importância e do significado do processo de pesquisa na universidade e em segundo lugar de propiciar ao aluno que ele próprio se introduza na prática da pesquisa logo no ano de ingresso na universidade.

Neste cenário o autor expressa a necessidade do docente considerar os saberes anteriores e paralelos, obtidos na vida cotidiana do aluno também seus gostos, aptidões, o seu projeto de realização pessoal e profissional.

Desta forma para a integralização de projetos é fundamental e indispensável à aquisição de um corpo de conhecimentos sistematizados em todas as áreas do conhecimento. Pois para o autor aprender não é exatamente passar da ignorância ao saber e as condições desta passagem não esta unicamente nas mãos do docente. A relação de ensino-aprendizagem, mesmo sendo assimétrica, deve ser entendida como uma relação de reciprocidade e diálogo. Nesse sentido o autor relata: “Na prática da iniciação à pesquisa científica os papéis docente e discente serão doravante entendidos, não mais como informante - receptor, mas como orientador – pesquisador”.

Finalmente, convém notar que a prática da "iniciação à pesquisa científica", empreendimento em que estão envolvidos professor e aluno, é uma prática que, no âmbito da vida acadêmica, acarreta decisivas implicações para a própria docência e para a complexa relação de ensino-aprendizagem que segundo o autor esta relação é uma das mais difíceis de ser exercida.

Assim, diante do exposto entende-se que a prática da pesquisa nas diversas áreas do conhecimento poderá transformar profundamente o modelo de educação, ou o processo de ensino-aprendizagem na universidade. Neste contexto o autor incumbi à universidade o desafio de formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Também vê-se a necessidade do contato precoce do discente com a pesquisa cientifica, tendo esta a necessidade de ser iniciada ainda nos primeiros contatos com a universidade. Esta introdução no campo da investigação cientifica implica para o discente em não se contentar a ser mero receptor de conhecimentos. Este contato fomentara a construção de uma universidade moderna que conseguirá enfrentar os desafios deste final de século e poderá exercitar sua capacidade reflexiva para antecipar-se aos acontecimentos, prefigurar os possíveis cenários e a viabilidade de suas propostas. Assim o docente e o discente possuem papel essencial em todo o processo dentro da universidade.

Autora: Enfermeira Jackeliny Calixto de Souza, Pós Graduanda em Docência no Ensino Superior 2013-2.

Goiania 19 de maio de 2013