RELEITURA DO TRABALHO MONOGRÁFICO DE JILVANEIDE DOS SANTOS: “A CIDADE DE SÃO FRANCISCO (1965-1985)” 

Gilvânia Oliveira Barbosa Araújo[1]

Jandira Graziela Santos Araújo[2]

Lenoízia Vieira de Araújo Nascimento[3]

Maria Aparecida Hora dos Santos[4]

Sandra Silva Souza Nascimento[5] 

Pós-Graduação em Letras- Português e Linguística 

Orientadora: Professora Msc. Margarida Maria A. Ambrasevicius

Graduação: Letras- Português/ Inglês 

RESUMO

O objetivo desse artigo é fazer uma releitura da obra monográfica da professora Jilvaneide dos Santos sobre a cidade de São Francisco no estado de Sergipe entre os anos de 1965 a 1985, na qual é descrita a trajetória econômica local. No presente trabalho será mostrada a história e o desenvolvimento da cidade, ao longo de vinte anos, demonstrado no trabalho acadêmico e traçar um paralelo, incluindo novos dados da realidade atual da comunidade. 

PALAVRAS-CHAVE: Releitura. História. São Francisco-SE. 

1. INTRODUÇÃO

Este artigo tem em vista apresentar a trajetória da cidade de São Francisco entre os anos de 1965 a 1985 registrado no trabalho monográfico da professora Jilvaneide dos Santos, como TCC do curso de História pela Universidade Federal de Sergipe no ano de 2002.                

O que chama a atenção neste trabalho é a veracidade dos fatos descritos, comprovados nos depoimentos das pessoas entrevistadas pela autora que contam situações críticas na formação sócio-econômica de São Francisco, observando seu crescimento e desenvolvimento.

O presente trabalho objetiva conhecer as dificuldades na economia da população local exploradas no período abordado na monografia, além de verificar a contribuição deste registro sobre a cidade de São Francisco, como fonte de pesquisa educacional e histórica, produzida pela professora citada acima.

A metodologia utilizada será a análise, comentários, citações da obra e entrevistas com a autora.