Introdução

                  A Matemática está presente em praticamente tudo o que nos rodeia, com maior ou menor complexidade. Perceber isso é compreender o mundo à nossa volta e poder atuar nele. E a todos, indistintamente, deve ser dada essa possibilidade de compreensão e atuação como aluno. 

                   O presente trabalho é o relato de uma experiência de regência de classe em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino médio. Durante o período em que foi realizado o estágio, o assunto proposto bem como os conteúdos trabalhados, foi geometria: calculo da área das figuras planas, perímetro... 

                   No contexto da educação, infelizmente, a matemática é muito mais vista como uma ciência afastada da realidade, de difícil compreensão e, principalmente, causadora de uma percentagem alta de reprovações (D’AMBROSIO, 1986). 

                   A metodologia usada foi a construção de conceitos através de atividades práticas, trabalhos em grupo, exercícios de fixação. O planejamento das atividades que serão apresentadas em sala de aula e, ao longo do processo, a complementação com tarefas que venham a confrontar as dificuldades que se manifestaram durante o processo com meios de buscar soluções a essas dificuldades.

A Escola apresenta um bom espaço físico, salas de aulas amplas e iluminadas, ambiente com muitos recursos inclusive tecnológicos, de um ginásio de esportes, etc.

A turma que me foi disponibilizada para realização do estágio (turma T9) por se tratar de uma turma de EJA possui  características bem definidas, trata-se de uma turma heterogenia no quesito idade, com alunos entre 18 e 50 anos.  

Neste relatório apresento todo o trabalho desenvolvido durante minha regência de classe, totalizando 13 horas aula.