RELATÓRIO DE ESTÁGIO
 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
 



RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Autores: JOSENILDO TERTULIANO SANTOS SILVA
SANDRA SILVA SOUSA E SILVA



I-Introdução

A necessidade do Estágio Supervisionado na formação profissional está definida na legislação federal ? LDBN nº. 9394, de 20 de dezembro de l996 e, nos atos normativos dali originados. Especificamente, encontra-se discutido no Parecer CNE/CP, 27/2001, onde estabelece que o estágio supervisionado deverá ser feito nas escolas de educação básica.
Assim, a integração, entre a educação básica e o ensino superior, se efetiva, dentro do Regulamento de Estágio Supervisionado, dentro de uma ótica progressista, os acadêmicos do 8º período, turmas A e C, do curso de Pedagogia, realizarão Estágio Supervisionado na área do ensino fundamental, nas escolas de nível fundamental, sob supervisão da professora Ilda Maria Santos Tavares, aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos, objetivando a tradução de tais conhecimentos em práticas de educação, tendo a oportunidade de observar, analisar e refletir sobre a realidade encontrada nas escolas.
O estágio constitui uma das condições para a obtenção da licença para o exercício profissional, na medida em que é considerado "o momento de efetivar, sob a supervisão de um profissional experiente, um processo de ensino/aprendizagem que tornar-se-ão, concretos e autônomos quando da profissionalização deste estagiário." (Parecer CNE/CP 28/2001)
Estágio significa aprendizagem, ou seja, estudos práticos para aprendizagem e experiência em determinado assunto ou profissão aprimoramento do desenvolvimento profissional. Assim, o Estágio Curricular Supervisionado consiste em trabalho obrigatório de campo, no qual as atividades práticas são exercidas de forma orientada, sinalizando o seguinte aspecto: "Ser interpretado como um ponto convergente entre a teoria e a prática, percebendo-o como um elo facilitador no ajustamento natural do aluno, no sentido de melhor receber adequação e entendimento do mercado de trabalho no qual terá de amar".
O presente relatório tem por objetivo descrever a semana em que foi realizado o estágio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Letícia Soares de Santana, situada à Praça General Prado S/N Bairro Santos Dumont, com a turma do 4º ano; Turma B; Turno Tarde; que tem a media de 36 alunos, tendo como professora regente Maria Auxiliadora e como supervisora do estágio professora Ilda Maria Santos Tavares.
O objetivo deste trabalho é Integrar o processo de ensino, pesquisa e aprendizagem; Aprimorar hábitos e atitudes profissionais; Proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar habilidades desenvolvidas durante o curso.
O que analisamos na sala de aula nos remete o que diz o autor "o bom professor é sempre definido ou se define, em função das contradições presente numa sociedade numa determinada etapa de sua história". (Ezequiel 200,p. 32)
Trabalhamos com eles o projeto "A importância dos alimentos", procurando então, enfatizar a importância de cada um para a sociedade, incentivando a cada um deles a se conhecer melhor, reconhecendo valores que cada um carrega dentro de si, levando em conta o currículo particular que cada um traz consigo. Procuramos trabalhar o que Paulo Freire incentiva "a prática da educação-progressiva em favor da autonomia do ser dos educandos". (1996:p13)
Diante desse quadro, percebemos que a reflexão crítica sobre a prática, se torna uma exigência da relação teoria X prática.
Nos conscientizamos que conforme Freire"ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação".(1996:p35)
A avaliação utilizada nos momentos de docência foi feito através da observação durante o desenvolvimento das aulas, levando em conta a participação, o interesse dos alunos pelas atividades propostas em sala. Considerando que todos os momentos vivenciados propiciaram uma reflexão sobre a prática educativa. Como diz:
A avaliação é um processo contínuo pela qual se procura identificar, aferir, investigar e analisar as modificações do comportamento e rendimento do aluno, do educador, do sistema, confirmando se a construção do conhecimento se processou, seja este teórico (mental) ou prático. (SAT?ANNA. 1995, p.31)

Desenvolvimento:
? Dia 05/11/2007
Fomos apresentados novamente aos alunos pela professora regente Maria Auxiliadora, depois explicamos o motivo da nossa visita naquela semana. Enfim começamos a aula com a leitura do texto "Feira" em que observamos a dificuldade de alguns alunos durante a leitura, também ficou claro que na sala possui um aluno que não conhece nenhuma letra do alfabeto, achamos um absurdo, pois, um aluno na 3ª série hoje conhecido como 4º ano não saber lê seu próprio nome; logo em seguida fizemos uma explanação do conteúdo "Advérbio" e passamos um exercício para casa. Após o recreio iniciamos a aula de História e Geografia com o assunto o "Comércio" sempre fazendo uma correlação com o tema do projeto, a aula foi bastante motivada com a participação de todos os alunos e finalizamos com o exercício de casa.
? Dia 06/11/2007
Ao chegarmos, rezamos o pai nosso e iniciamos a aula com a correção da atividade de casa e nos deparamos com uma grande dificuldade quase todos os alunos não fizeram o exercício; ficamos bastante chateados com a turma e chamamos a atenção de todos explicando que aqueles conteúdos eram para prova e explicamos o conteúdo de matemática "Medidas de tempo" "Calendário" objetivando ensinar os alunos a conhecer os dia, meses, ano e datas comemorativas (feriados e aniversário). Iniciamos a aula de ciências de uma forma diferente distribuímos revista em quadrinho em fala sobre a "Alimentação saudável" Emília e a turma do sítio; foi bem prazerosa essa aula, para eles é uma novidade e é uma maneira de dinamizar a aula. Assim sendo:
Os jogos e histórias devem estar presentes no cotidiano escolar, pois favorece a aprendizagem através do interesse que as crianças têm pelos mesmos. Mas há que se ter em mente uma preparação do professor para que o aluno esteja motivado.(Braslavsky 1993:p.47),

Dessa maneira os alunos tem mais atenção na aula, pois, é algo novo para eles e a revista vem contando a história que tem tudo a ver com o conteúdo programático, passamos um exercício para casa e pedimos que eles escrevesse uma história baseada na que eles leram.
? Dia 07/11/2007
Ao chegamos como de costume rezamos o pai nosso e começamos a aula respondendo o exercício de casa, para nós foi muito gratificante percebemos que os alunos fizeram as atividades e tivemos um grande retorno, após, a correção deu continuidades ao assunto de português "Advérbio" e passamos um exercício para ser respondido em sala de aula; depois fizemos leitura e após o recreio explicamos o assunto de História e Geografia "Os meios de transporte" obedecendo sempre o tema do projeto "A importância dos alimentos" passamos um exercício para casa e fizemos um ditado de palavra.
Dia 08/11/2007
Como sempre rezamos o pai nosso e iniciamos a aula com a correção do exercício, logo após, passamos conta de multiplicar com 2 números; fizemos a correção no mesmo instante, em seguida a aula de matemática iniciou com a continuidade do conteúdo "Medida de tempo"(hora, minuto e segundo), usamos um relógio confeccionado em EVA com intuito de realizar uma interação e a participação ativa de todos, através de perguntas. Após o recreio continuamos o assunto de ciências com a mesma medotologia e o mesmo recurso revista em quadrinho a aula foi prazerosa o assunto "As vitaminas" foi explicado após o termino da leitura e finalizamos com um exercício para casa.
? Dia 09/11/2007
Como sempre rezamos o pai nosso e fizemos à correção do exercício, após o termino realizamos uma revisão geral de todos os conteúdos trabalhados e por fim realizamos a culminância do projeto que foi a simulação de uma feira livre onde o grande foco foram os alimentos vendido em uma feira, agradecemos a todos eles e a professora e fomos embora com uma grande saudade

Conclusão
O estágio nos proporcionou uma experiência bastante enriquecedora em todos os momentos, desde o jeito de contar as histórias, até mesmo em ver o comportamento dos alunos se modificar, se tornando mais acolhedor, afetivo.
O estágio foi um período em que buscamos vincular aspectos teóricos com aspectos práticos. Foi um momento em que a teoria e a prática se mesclaram para que fosse possível apresentar um bom resultado. E, sobretudo perceber a necessidade em assumir uma postura não só crítica, mas também reflexiva da nossa prática educativa diante da realidade e a partir dela, para que possamos buscar uma educação de qualidade, que é garantido em lei (LDB - Lei nº. 9394/96).
Enfim, tenho a sensação de que somos vitoriosos, por alcançar os objetivos traçados para este estágio, por transpor as dificuldades encontradas e, sobretudo, conquistar se não todos os alunos, pelo menos uma parte.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

BRASLAVISKY, Berta: tradução ? Vera mª Mazagão Ribeiro. Escola e Alfabetização: uma perspectiva didática. São Paulo: Editora da Universidade
Estadual Paulista,1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática educativa. São Paulo: Paz E Terra, 1996.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
SANT? ANNA, Ilza Martins, Por que avaliar? Criticas e instrumentos. Petrópolis, RJ, Vozes, 1995.
SILVA, Ezequiel T. da Silva. O professor e o combate a alimentação imposta. São Paulo. Cortez, 2000.














 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Josenildo Tertuliano Santos Silva
Talvez você goste destes artigos também