UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE LETRAS 

ANE GOULARTE SCHMIDT 

PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS 

Lajeado 

2012 

ANE GOULARTE SCHMIDT 

PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS 

Relatório de estágio I apresentado ao curso de Letras da Universidade Luterana do Brasil, como requisito para a prática docente.

Orientadores: Prof.ª Elida Teresinha Vieira de Lima Webber e Prof. Fabiano Silveira

Co-orientadora: Prof.ª Aline Stacke

Prof ª titular: Vivian Zuffo

Lajeado

2012 

Título: VIDA, EU QUERO! 

Público:

             O presente estágio será aplicado com as turmas 33A e 33B, alunos do 3º ciclo (9º ano) do Ensino Fundamental.

 

Instituição de Prática de estágio:

              Escola de Ensino Fundamental Vida Nova, a portaria de autorização de funcionamento da escola é nº 00090 de 31/01/1991.

 

Município/Estado:

              No município de Lajeado/RS.

 

Responsável Legal pela Instituição de Prática de Estágio:

              A responsável legal pela instituição é a diretora Lisandra Quinot Persch, a professora titular Vivian Zuffo.

 

Período de Prática:

            A prática de estágio será realizada do dia 06/08/12 a 11/09/12.

 

Caracterização da Realidade:

             A escola iniciou seu funcionamento em 02 de março de 1990, para atender a reivindicação da comunidade, inicialmente atendia 84 alunos da pré-escola a 4ª série, contanto com 4  professores e 1 funcionário. Com o decorrer do tempo foi crescendo e aumentando seu número de alunos, em 2008 foi inaugurado seu atual prédio. Atualmente a escola conta com 34 professores, 7 funcionários e com 330 alunos.

             A escola possui Projeto Político Pedagógico, que foi reelaborado de 2010 a 2012, o mesmo encontra-se pronto aguardando apenas a impressão do livro. Gabriel Junqueira assessorou a nova elaboração juntamente com os professores e equipe diretiva que tinham encontros de estudos mensais, e dos pais através de questionamentos respondidos. A escola tem como filosofia “Educar para a vida”.

             Os conselhos de classe ocorrem de forma participativa, trimestralmente com professores, equipe diretiva e de maneira alternada com a participação dos alunos. Há um preparo prévio dos integrantes, os professores preenchem uma folha com os assuntos a serem tratados, e os alunos realizam um pré-conselho. A partir dos resultados apurados, procuram estratégias para auxiliar estes alunos como professor itinerante, avaliação da psicopedagoga ou até mesmo em relação comportamental chamam os pais para conversarem.

             A escola apresenta um baixo número de evasão e reprovação, chegando quando muito a um aluno por ano, geralmente a evasão ocorre por mudança de domicílio. Já a reprovação ocorre raramente, pois a escola é de ciclos e os alunos reprovam apenas por faltas ou por se recusarem a fazer as atividades extras de recuperação com o professor itinerante. Geralmente estes casos ocorrem nos anos finais com os alunos fora da idade, ou seja, maiores, quando isso ocorre já resultado de várias reincidências.

             Os professores elaboram seus planos de estudos, programando para o trimestre, onde mostram para a equipe diretiva. Planejam em cima das dificuldades da turma e dos alunos, sendo flexível, portanto modificam sempre quando necessário na maioria das vezes não ocorre dificuldades em sua elaboração e operacionalização.

             São trabalhados na escola projetos de ensino, projetos de ciclos e de turma. É realizado sempre que possível o trabalho interdisciplinar, onde os professores trabalham projetos em comum.

             Os professores participam de cursos de capacitação, as paradas pedagógicas, que ocorrem mais ou menos cinco por ano, as reuniões pedagógicas semanais e reuniões pedagógicas extras que ocorrem fora do horário e por disciplina. Os temas tratados durante a capacitação são de sugestão dos professores, direção e da secretaria de educação.

             O prédio escolar possui uma biblioteca, com mais de cinco mil exemplares de livros, que podem ser consultados pelos alunos durante os horários de retirada e pesquisa. Possui também um laboratório de informática com 18 computadores, que podem ser usados no horário de aula.

             Em relação às aulas de educação física são oferecidas as turmas de pré-escola até o 3º ciclo, com dois períodos semanais para todos. Os intervalos de recreio são de 20 minutos para o 1º e 2º ciclos, e de 15 minutos para os do 3º ciclo.

             As atividades extraclasses não ocorrem na escola desde 2009, devido ao atendimento no turno oposto no Projeto Vida que se encontra juntamente com o prédio da escola.

             A Escola Municipal de Ensino Fundamental Vida Nova esta localizada na Rua Pedro Theobaldo Breitenbach, no Bairro Conventos, nº 1931.

             A professora titular é Vivian Zuffo, professora estagiária é Ane Goularte Schmidt na disciplina de Português no 3º ciclo (9º ano), a estagiária esta cursando 4º semestre. A entrevista com a professora titular foi realizada no dia 06/08/12.

             Segundo a titular os alunos apresentam maior dificuldade em relação à ortografia, produção e interpretação de texto.  Os problemas de indisciplina ocorridos em sala de aula são geralmente resolvidos com diálogo, chegando dificilmente até a equipe diretiva.

Na medida do possível a professora titular procura atender as reivindicações dos alunos durante a aula.  Eles realizam atividades em outros ambientes, fazem uso da sala de informática e biblioteca. A escola conta com vários recursos multimídia como data show, televisão, DVD e computadores.

             A aluna estagiária aplicará com os alunos das turmas 33A e 33B o conteúdo referente ao processo de formação das palavras.

             Durante a observação a professora titular explicou os objetivos de estudo, usando recursos verbais para destacar questões fundamentais, apresentando o roteiro das aulas aos alunos oralmente.

             Os alunos foram incentivados a participarem, sendo questionados sobre o assunto a ser trabalhado. A professora valoriza o diálogo com os alunos, estimulando-os para que formulem suas próprias perguntas, utilizando sempre palavras de reforço positivo como, por exemplo: muito boa tua contribuição.

             A professora demonstra boa habilidade para tratar a matéria de ensino, movimentando-se no espaço da sala de aula, procurando estimular a atenção e a criatividade dos discentes. Procurando envolver todos os alunos durante a aula.

             Há evidência de amizade entre os alunos e a professora. Procura na medida do possível valorizar as perguntas dos alunos, tratando com os mesmos a respeito de assuntos que não estão diretamente relacionados com a sua matéria, demonstrando interesse por estes.

 

Justificativa:

             Como justificativa deste projeto em relação ao conhecimento da realidade escolar e da comunidade, destaca-se a importância desenvolver o aluno como um todo, utilizando para isso situações reais do cotidiano do mesmo, procurando assim trabalhar o que realmente é condizente com suas necessidades.

 

Objetivo Geral:

              Compreender o processo de formação das palavras, conhecendo sua estrutura básica.

 

Objetivos Específicos:

             Identificar os tipos de derivação e composição das palavras.

             Distinguir os processos de formação das palavras.

             Reconhecer o radical e os afixos das palavras.

 

Conhecimentos a serem abordados na Proposta de Prática Docente:

Turma 33A: 

              Dia 14/08 2 períodos

              Formação das palavras

              Derivação

              Dia 20/08 2 períodos

              Derivação

              Leitura e interpretação do texto

              Produção de texto

              21/08 2 períodos

              Derivação

              Composição

              Leitura e interpretação de texto

              27/08 2 períodos

              Composição

              28/08 2 períodos

              Onomatopeia

              Hibridismo

              Neologismo

              Estrangeirismo

              Abreviação

              Siglas

              Textos jornalísticos

Turma 33B:

              Dia 16/08 1 períodos

              Formação das palavras

              Derivação

              Dia 21/08 1 períodos

              Derivação

              Leitura e interpretação de texto

              Dia 23/08 2 períodos

              Derivação

              Leitura e interpretação de texto

              Produção textual

              Dia 24/08 2 períodos

              Derivação

              Composição

              Dia 28/08 1 períodos

              Composição

              Dia 30/08 1 períodos

              Composição

              Dia 04/09 1 períodos

              Onomatopeia

              Hibridismo

              Neologismo

              Dia 06/09 1 períodos

              Estrangeirismo

              Abreviação

              Siglas

              Textos jornalísticos

 

Metodologia e Recursos:

              Questionamentos sobre o processo de formação das palavras.

              Em grupos de 4 alunos, receberão envelopes com palavras separadas por elementos mórficos coloridos (radical, prefixo e sufixo), a fim de formem outras palavras a partir destes.

              Os grupos farão relação das palavras encontradas em cartazes para expor na sala.

              Apresentação de slides sobre o processo de formação das palavras por derivação, explicação do assunto.

              Exercícios sobre derivação.

              Leitura e interpretação do texto “Por favor, Deus, tenho só 17 anos”, relacionado ao projeto da escola.

              Produção de texto a partir da história.

              Exercícios sobre derivação a partir do texto.

              Em grupos vão participar da “Tempestade de palavras”, cada grupo vai recortar vários retângulos e irão escrever neles várias palavras derivadas retiradas do texto. Em seguida o grupo sorteará apenas dez, as quais formarão frases com as palavras sorteadas. As frases dos grupos serão escritas no quadro de giz, e ganhará a brincadeira o grupo que apresentar as frases mais humorísticas.

              Exercícios sobre derivação.

              Como tema de casa, pesquisar o que é Folclore.

              Correção do tema de casa, com complementação da definição de Folclore.

              Leitura e interpretação da Lenda de Pedro Malasartes em quadrinhos.

              Retirar da história 3 palavras formadas por sufixos, e a partir destas criar 3 palavras com prefixos.

              Em grupos receberão adivinhas em folhas de papel referentes ao processo de formação das palavras, após deverão ir até a frente e questionar os demais colegas, estes deverão tentar adivinhar as respostas.

              Escrever as respostas das adivinhas no caderno, em seguida separar o radical da palavra.

              Como tema de casa, a partir dos provérbios escolher 5 palavras e formar outras da mesma família para cada uma destas primitivas.

              Correção do tema de casa oralmente.

              Na sala de informática, utilizando os e-mails dos alunos, serão enviados para eles exercícios sobre o processo de formação das palavras para que resolvam.

              Jogar na sala de informática, jogos sobre o conteúdo.

              Em duplas, receberão tiras de papel com palavras para pesquisarem no dicionário a palavra derivada e seu significado.

              Cruzadinha com palavras derivadas de flor.

              Criar uma cruzadinha com palavras formadas por sufixos nominais.

              Trocar as cruzadinhas com os colegas do lado que deverão resolvê-las.

            Questionamento sobre o processo de formação de palavras por composição.

              Em grupos de 5 alunos, deverão criar vários nomes próprios com o processo de formação por composição, a partir dos nomes dos integrantes do grupo.

              Correção da atividade será feita oralmente.

              Apresentação dos slides no data show sobre o processo de formação das palavras por composição, explicação do assunto.

              Como tema de casa, exercícios sobre o processo de composição.

              Correção do tema de casa no quadro de giz.

              Assistir o filme “Camisa 5”, relacionado ao projeto da escola.

              Debate com o grande grupo sobre o filme.

              A partir do filme, criar folders e cartazes alertando para a venda de bebida alcoólica e direção a pessoa não habilitada, utilizando para isso o processo de formação das palavras.

              Exercícios sobre o processo de composição.

              Pesquisar na biblioteca da escola, quais são os outros processos de formação das palavras.

              Apresentação dos slides sobre os outros processos de formação das palavras, explicação do assunto.

              Através de tirinhas de Gibis, trabalhar as onomatopeias.

              Exercícios com onomatopeias, procurar em gibis o significado dos sons das onomatopeias.

              Criar uma tirinha utilizando a formação de onomatopeias.

              Exercícios com palavras formadas pelo processo de hibridismo.

              Escrever duas palavras criadas pelo processo de neologismo, em seguida deverão trocar com os colegas que irão escrever o significado.

              Como tema de casa, procurar uma palavra que utiliza o processo de estrangeirismo.

              Em 3 deverão formar frases utilizando as palavras encontradas no tema de casa.

              Procurar em jornais palavras abreviadas.

              Criar um classificado de jornal utilizando palavras abreviadas.

              Questionamentos sobre siglas.

              No quadro serão colocadas algumas siglas, os alunos deverão dizer seu significado.

              Bingo das siglas.

Avaliação:

             A avaliação será realizada de forma contínua. Portanto os alunos serão avaliados diariamente através de sua participação em sala de aula, na realização dos exercícios, produção de textos, questionamentos entre outros a fim de serem detectadas suas dificuldades, para que sejam repensados os planos de aula para favorecerem a aprendizagem.