RELAÇÃO ENTRE OS PLANEJAMENTOS: PLANO DE AULA PROJETOS DE ENSINO E SEQÜÊNCIAS DIDÁTICAS

Alenilda de Oliveira Fernandes[1]

Na ação de ensinar o planejamento torna-se um elemento fundamental no trabalho do professor, ou seja, o planejamento ajuda-o contra eventuais obstáculos que possam surgir. O mesmo apresenta algumas finalidades dentre as quais a que possibilita ao professor fazer uma reflexão sobre sua prática, como também, proporciona ao mesmo, organização das propostas, dos recursos etc. Além de evitar a improvisação. No planejamento são apontadas as necessidades, as metodologias, com a preocupação nos interesses dos alunos, uma vez que o professor torna-se mais sensível para com a realidade dos alunos, da escola e da comunidade servindo não apenas como elementos de motivação, mas também que possam provocar o levantamento de questões, desafios, metas etc. Afim de que, possam ser explorados e superados alcançando as finalidades propostas. No entanto, para isso é fundamental haver coerência do que é planejado com o que realmente é necessário e possível. Assim é no momento da avaliação, que podemos identificar o que conseguimos e o que deixou a desejar, sendo necessário melhorar, a fim de suprir as necessidades identificadas.

Na ação de planejar, estudamos três tipos de planejamentos, ou seja, os planos de aula, o projeto de ensino, e as seqüências didáticas. Embora todos apresentem no geral os mesmos elementos pedagógicos: Objetivos, recursos, metodologias, desenvolvimento e avaliação, os mesmos apresentam algumas especificidades próprias, ou seja, o plano de aula é mais individual do professor é nele que colocamos a seqüência de tudo o que vai acontecer passo a passo na sala de aula, sendo um plano mais rotineiro, no dia a dia do educador, e na relação entre professores e alunos, por isso é fundamental que o professor leve em consideração a realidade dos alunos, suas possibilidades e debilidades.

Assim, segundo os autores Oliveira e Chadwick (2002) “Um plano de aula contêm a síntese das decisões pedagógicas do professor a respeito do que ensinar, como ensinar e como avaliar o que ensinou”. Percebemos também que além de trabalhar elaborando planos de aula, o professor pode elaborar projetos de ensino, o qual apresenta os mesmos elementos pedagógicos de um plano de aula, mas, não consistindo em algo individual, por os mesmos ser mais abrangente e sempre a seguir de uma problemática, a qual fundamenta a pesquisa, apresenta uma justificativa, e aponta para os resultados que espera que obtenha ao final do projeto.

As seqüências didáticas estão mais relacionadas com as atividades, ou seja, apresentando passo a passo o que vai acontecer no desenvolvimento das atividades. Assim, segundo Zabala (1998) “a identificação das fases de uma seqüência didática, as atividades que a conformam e as relações que se estabelecem devem nos servir para compreender o valor educacional que têm as razões que as justificam e a necessidade de introduzir mudanças ou atividades novas que melhorem. Assim compreendemos que na elaboração das atividades podemos identificar quando necessitamos de introduzir novos elementos que possam garantir uma melhor aprendizagem.

Diante de tudo o que foi estudado, podemos perceber que os planos são necessários, porém aprendemos que os planos de aula é uma atividade constante e individual do professor, sendo fundamental no dia a dia da sala de aula. O Projeto de ensino esta mais presente quando queremos elaborar uma problemática, geralmente relacionando-a a questões sociais cujo desenvolvimento nos proporcionara chegar a um produto final. E as seqüências didáticas identificam o desenvolvimento das atividades as quais propomos. Os     planos ditos anteriormente apresentam características especificas as quais nos proporcionara fazemos uso em momentos distintos. Sendo que o projeto de ensino apresenta característica que nos permite fazer um aprofundamento, pois nos leva a questionamentos e a busca de respostas, favorecendo uma pesquisa associando teórica com prática e conseqüentemente a uma melhor aprendizagem. 


[1] Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN