1 INTRODUÇÃO

A missão primeira da Universidade é a formação cidadã e humanista do discente e docente, na perspectiva de desenvolvimento integral do ser humano.

Diante disso, há diversas concepções de políticas públicas educacionais que estabeleçam um padrão de qualidade para a educação brasileira. No Brasil, desempenham esse papel, o Conselho Nacional de Educação (CNE) do Ministério da Educação (MEC).Deacordo com essas instituições,têm sido colocados em xeque a contribuição e o papel dos sistemas e das Instituições de Ensino Superior, em sua tarefa de transmitir, produzir e disseminar conhecimento com compromisso e responsabilidade social, mostrando atenção aos desafios globais e de construção de sociedades mais justas e igualitárias.

No Brasil, a partir de 1996 os processos de avaliação são utilizados como instrumentos de política pública no uso das atribuições e responsabilidadesdo Estado para com a qualidade da educação. O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) foi criado em 2004, visando outras características aos processos de avaliação do Ensino Superior.

Os principais instrumentos que compõem o SINAES, atentos às distintas dimensões complementares da avaliação da educação superior, são:

  1. avaliação institucional, que compreende dois momentos distintos: autoavaliação orientada e avaliação externa;
  2. Avaliação de Cursos de Graduação (ACG), que visa a “identificar as condições de ensino oferecido aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica”;
  • Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que busca mensurar os conhecimentos dos estudantes acerca de conteúdos programáticos, competências e habilidades (INEP, 2007).

IMPORTÂNCIA DO TEMA

Para inferir sobre a contribuição de cada IES ( Instituição de Ensino Superior ), existem alguns instrumentos avaliativos, dentre os quais daremos ênfase no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

 

OBJETIVO

O principal objetivo desse trabalho é mensurar a relação do perfil do aluno da PUC-Minas e seu desempenho na nota bruta na formação geral (Média ponderada da parte objetiva (60%) e discursiva (40%) na formação geral (0 a 100) ).

 

 

2 REFERENCIAL TEÓRICO

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), tem como missão promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.(INEP,2014)

O Enade é desenvolvido com o apoio técnico de Comissões Assessoras de Avaliação de Áreas e Comissão Assessora de Avaliação da Formação Geral. Essas comissões, compostas por especialistas de notório saber, atuantes na área, são responsáveis pela determinação das competências, conhecimentos, saberes e habilidades a serem avaliadas e todas as especificações necessárias à elaboração da prova a ser aplicada pelo Enade. (INEP,2014)

 

Um dos principais objetivos do Enadeé o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.(SIMAES,2014)

 

O ENADE foi operacionalizado por meio de três instrumentos: dois questionários(Questionário de Percepção sobre a Prova e Questionário do Estudante) e uma prova. Afinalidade da aplicação do Questionário do Estudante foi a de compor o perfil dos estudantes integrando informações do seu contexto às suas percepções sobre a Instituição de Ensino Superior (IES). A prova apresentou um Componente de Avaliação da Formação Geral comum aos cursos de todas as Áreas e um Componente Específico de cada Área. (SIMAES, 2014) A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 3 METODOLOGIA

            A escolha dos parâmetros foi com o objetivo de traçar uma relação entre o perfil do estudante de graduação da PUC-Minas e seu desempenho na nota do ENADE.

Foi utilizado o modelo de regressão múltipla pelo método de MQO, em que atendidas as hipóteses do modelo clássico de regressão linear, pode-se demonstrar que os estimadores de MQO dos coeficientes parciais da regressão são lineares, não viesados e têm variância mínima dentro da classe de todos os estimadores lineares não tendenciosos. Portanto são definidos como BLUE ou MELT atendendo ao teorema de Gauss- Markov.(GUJARTI, p. 212)

O modelo econométrico para estimar as variações médias das notas de conhecimento geral em função do seu perfil socioeconômico foi modelado da seguinte forma:

y = b+ b1x1 + b2 x2+ b3 x3+ b4 x4

Em que:

Y = variações médias das notas de conhecimento geral

x1= cor do aluno

variáveldummy:

1 = negros

0 = não-negros

x2 = quantidade de livros lido pelo aluno no período de um ano

x3 = participa de atividade extra na faculdade, como projetos de extensão, monitorias, projetos de pesquisa

variáveldummy:

1 = participa de pelo menos uma atividade extra na faculdade

0 = não participa de nenhuma atividade extra na faculdade

x4=horas de estudos semanais que o aluno tem extra classe

β0intercepto, e representa a parcela da variação da nota não explicada pelas variáveis explanatórias.

O parâmetro β1mede a variação no valor médio de y que é a nota do ENADE, por unidade de variação de x1, mantendo-se constante os valore dex2,x3e x4. De modo análogo as variações de , β2, β3, β4, nos dão o efeito líquido ou direto de uma unidade de variação em x2, xe x4 respectivamente, mantendo todas as outras variáveis x constantes.(GUJARATI, p.207)

A fonte de pesquisa dos dados foia planilha intitulada “microdados do ENADE 2014”,disponibilizada  pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4  RESULTADOS

Tabela 1. Estatítiscas de Teste

White heteroskedasticity-consistent standard errors & covariance
F-statistic
9.452492
     
R-squared
0.014811
     
Durbin-Watson stat
2.002060
     

Fonte: Elaborado pela autora

O teste F

Testa a significância geral o modelo de regressão múltipla estimado, ou seja,testa se todos os coeficientes angulares parciais, os betas, são simultaneamente iguais a zero. O valor F calculado foi de 9,452492 superando o valor F crítico da tabela F ao nível de 5% designificância e, portanto, rejeita-se a hipótese nula e aceita-se a hipótese alternativa H1, e afirma-se que ao menos um dos parâmetros é diferente de 0.

H0: β= β= β= β= β= 0

H1: ao menos um dos parâmetros é diferente de 0

No entanto, o teste t testa as hipóteses relativas a um coeficiente individual parcial de regressão, ou seja, de cada β.

Tabela 2 - O teste t-student

 

Variável
t-Statistic
C
7.486.733
COR
-2.214.300
LIV_LIDOS_ANO
2.151.372
ATIV_EXTRA_FACUL
3.815.124
HORAS_ESTUD_SEMAN
2.517.132

Fonte: Elaborado pela autora

 

Testa hipóteses estatísticas relativas a um coeficiente individual parcial de regressão. Nesse caso temos 2520 observações e 5 parâmetros, portanto, temos 2515 graus de liberdade. Ao nível de significância de 5%, ou seja, a probabilidade de cometer um erro tipo I, o valor t crítico será de 1,96 para um teste bicaudal. Uma vez que o valor t calculado, de cada um dos β’s, excede o valor t crítico, 1,96; podemos rejeitar as hipóteses nulas de que cada βseja igual a zero.

O coeficiente R2

Há uma relação estreita entre o coeficiente de determinação R2e o teste F, quanto maior R2, maior o valor de F. Dessa forma, o teste F que, é uma media de significância geral da regressão estimada, é também um teste de significância de R2.

Nesse caso, como rejeitamos a hipótese nula para o teste F, podemos assumir que Ré diferente de zero e que, portanto, as variáveis regressoras do modelo influenciam o regressando, apesar de R2ser de apenas  0,014811.

 

 

Tabela 3 -Estimativas dos parâmetros

β0
COR
LIV_LIDOS_ANO
ATIV_EXTRA_FACUL
HORAS_ESTUD_SEMAN
57.86902
-2.819743
0.287133
3.009359
0.218838
ep(0.772954)
ep(1.273424)
ep(0.133465)
ep(0.788797)
ep(0.086940)

Fonte: Elaborado pela autora

 

Os parâmetros encontrados são os melhores estimadores não tendenciosos, já que o termo de erro relacionado a qualquer uma das observações não é influenciado pelo termo de erro de qualquer outra observação, portanto não há autocorrelação.

DependentVariable: NOTA_ENAD
 
 
Method: LeastSquares
 
 
Date: 05/24/16Time: 18:55
 
 
Sample: 1 2520
 
 
 
Includedobservations: 2520
 
 
White heteroskedasticity-consistent standard errors & covariance
 
 
 
 
 
         

Fonte: Dados da pesquisa

 

O modelo não apresenta heterocedasticidadepois foi aplicado o teste White que corrige prováveis padrões existentes entre os termos residuais.

O modelo apresenta o coeficiente Durbin-Watson de 2.002060, confirmando a ausência relação linear entre as variáveis explicativas ou seja não existemulticolinearidade.

            Além disso, todos os parâmetros foram significativos, permitindo concluir que, as variáveis cor, quantidade de livros lidos por ano, atividade extras dentro da faculdade e a quantidade de horas de estudo por semana, são influentes na nota do ENADE.

A variável cor mostrou que, uma pessoa negra tira, em média, 2.819 pontos a menos que um não negro. Ou seja, vemos que existe uma discrepância, mesmo que relativamente pequena, entre as notas médias e a cor das pessoas.

Já as pessoas que participam de atividades extracurriculares, dentro da PUC Minas, tendem a tirar 3 pontos a mais no ENADE, do que aquelas que não participam desta.

A quantidade de livros lidos por ano e a quantidade de horas de estudo por semana possuem relação diretamente proporcional à nota do ENADE, porém impactam em pouco na nota final. Um livro a mais lido por ano tende a aumentar a nota da prova em 0.287 pontos e uma hora a mais de estudo por semana aumenta, em média, 0.218 pontos a nota final.

É possível ainda inferir que uma pessoa que não lê livros, não faz atividade extracurricular, é não-negra e não estuda durante a semana, tira, em média, 57.87 pontos na nota final ponderada do ENEM.

As variáveis, como um todo, possuem, então, um impacto na nota do ENADE e explicam apenas 1.48% das variações médias desta. Ou seja, elas são significantes e possuem poder de influência na variável dependente, mas o impacto que elas causam nesta não é alto e representante de grande relevância.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5 CONCLUSÕES

Perante os resultados apresentados feito neste estudo, pode-se concluir que as variáveis analisadas (livros lidos por ano, cor, atividades extracurriculares e horas de estudo semanais) são significativas e explicam variações médias da nota do ENADE, porém o fazem de maneira pouco relevante.

Desta forma, observa-se que a PUC-Minas criar programas voltados ao incentivo à leitura, de grupos de estudo ou de estudo individuais pouco ajudaria os alunos a obterem notas melhores neste exame. Já as atividades extracurriculares possuem certa influência sobre a nota e podem ajudar a melhorar esta, considerando que representam cerca de 3% do valor total da prova que pode variar de 0 a 100 pontos.

Conforme descrito no relatório final ENADE-PUC-MINAS, Além do desenvolvimento de competências técnico-profissionais, a educação superiortem como uma das suas funções mais importantes a promoção de igualdade, de oportunidades e de justiça social. E com ênfase em que a universidade deve criar um ambiente que proporcione condições iguais aos alunos, a causa dessa diferença pode ser uma questão relevante a ser estudada.

Portanto, conclui-seque uma política em qual a universidade poderia investir é na de dar uma maior assistência, criar programas voltados, aos negros, pois estes, como viu-se anteriormente, tendem a tirar quase 3 pontos a menos que não-negros, o que demonstra uma diferença da nota relativa a cor.

Em convergência com essa afirmativa, cita-se :

 

“esperamos que gestores, pesquisadores, militantes, profissionais da educação e servidores do Inep encontrem mais subsídios para que se continue refletindo, discutindo e atuando pelo necessário aprimoramento do processo de produção de dados e informações raciais em educação, de modo a se investir cada vez mais na promoção de uma educação igualitária, capaz de superar as desigualdades raciais tão marcantes em nossa sociedade.” A COR OU RAÇA NAS ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS - Uma análise dosinstrumentos de pesquisa do Inep (INEP,2014)

 

Nesse sentido, o ENADE deve ser realizado com consciência pelo aluno, pois além deimprimr no seu histórico um perfil do próprio desempenho acadêmico, esse instrumento avaliativo gera parâmetros para discursão de políticas educacionais com o objetivo da formação geral humanista que a é proposta primeira da universidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

Ministério da Educação. Portaria nº 8, de 14 de março de 2014. Disponível em:


norma va_mec_n8_08052014_enade2014.pdf>. Acesso em: 23 maio. 2016.

 

Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.Diretoria de Avaliação da Educação Superior. Disponível em . Acesso em 23 maio 2016

 

Ministério da Educação.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível emhttp://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/enadeResultado Acesso em 23 maio 2016

 

GUJARATI, Damodar. Econometria básica. 5ª edição. Rio de Janeiro: Campus, 2011.