Refletindo: Onde ficou o encantamento? 

Biblioteca é magia ou era para mim ainda pequenina encantada pelos livros. Livros estes que buscava para a vovó na biblioteca e mesmo sem compreender aqueles símbolos sentava-me na grande mesa da biblioteca e folhava aquelas revistas de origem alemã , sim alemã , porque a biblioteca era de títulos alemães, tinha alguns em português , mas eu na minha pequenez lia em todas as línguas , quero dizer, fazia de conta que lia, era figurativa minha leitura mas era maravilhosa.

Vovó lia muito e assim sem querer me inspirou e quase de susto aprendi a ler e encantava-me a cada palavra que conseguia decifrar.

E esse encantamento cresceu comigo e desejava que todos, assim como eu ,soubessem ler. O encantamento pelas letras transbordava e precisava socializar com mais pessoas.

Escolhi minha profissão, professora, pelo encantamento e de recompensa os educandos também se encantavam com as histórias que eu lhes contava.

Passaram-se os anos, aposentadoria chegando, os olhos já pedindo socorro as lentes de aumento, a informática tomando o lugar dos livros, ou as pessoas abandonando os livros pela informática...

E o encantamento ainda enraizado em mim. Encantamento pela leitura e pelo ato de ensinar a ler, mas um “desencantamento” pelo modo como a educação vem sendo vista, desvalorizada,...

Não quero permitir a entrada desse “desencantamento”no meu encantamento de infância, quero aposentar-me com a certeza que muitos educandos que por mim passaram tenham a lembrança de alguma história cheia de encantamento que um dia eu tenha lhes contado.

Como dizia Paulo Freire: “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”.

Então, educadores, ensinemos, ao menos, aos educandos, a ler o mundo, para depois descobrir o encantamento de ler os livros e quem sabe, retornar as bibliotecas hoje sucateadas e esquecidas.

E eu, com minhas lentes de aumento, continuo aqui, encantada... Encantada pelas histórias que os livros continuam a me contar... 

Pedagoga Marcia de Almeida Moura