RECURSOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM:
 CONCEITO, FUNÇÃO, POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES.

 

Altina Costa Magalhães.

Em 18/02/2012

1 JUSTIFICATIVA

 Através dos recursos didáticos que a escola e os educadores oferecem é possível perceber que cidadão a escola e o educador estão se formando para viver em sociedade. O TEMA: Recursos Didáticos no Processo de Aprendizagem e SUBTEMA: Conceito, Função, Possibilidades e Limitações de uso dos Recursos Didáticos é um texto que apresenta estas questões inerentes ao processo ensino aprendizagem. (ROSA et al., 2007) diz:

 

O contato da criança com o mundo científico, mesmo que adaptado a sua linguagem, pode ser justificado em termos da necessidade de aproximação da criança com as situações vivenciadas por ela, cuja natureza curiosa e investigativa lhe permite explorar os fenômenos naturais, bem como os artefatos e produtos decorrentes do mundo tecnológico. 

2    OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral:

Discorrer sobre os recursos didáticos no processo ensino aprendizagem.

2.2 Objetivo Específico:

Apresentar o conceito, a funcionalidade, as possibilidades, as limitações e potencialidades da utilização dos recursos didáticos na sala de aula.

3 Conceito de recursos didáticos:

 São objetos utilizados em prol de uma aprendizagem qualitativa. A classificação de um instrumento qualquer em recurso didático depende da criatividade do educador em utilizar este ou aquele objeto para ajudar o aluno a compreender determinado tema em estudo.

 4 Funções dos recursos didáticos:

 

Auxiliar educandos/educadores em situações que demonstram sons, imagens e fatos para o âmbito da consciência para que as idéias se tornem nítidas, e levem o aluno a compreender o que está sendo esta sendo estudado, favorecendo a ele a observação da realidade através da visualização e manuseio de instrumentos que oferecem informações e dados que permitem uma melhor assimilação  dos conteúdos.

 

5 Possibilidades de uso dos recursos didáticos:

 

Estes componentes pertinentes ao processo de  aprendizagem  possibilitam ao educando aprender mais, e em menos tempo sobre qualquer assunto de qualquer área do conhecimento utilizando  materiais físicos, concretos, palpáveis. “ Será possível aprender sem que os olhos estejam fascinados pelo objeto misterioso que os desafia?” (ALVES, 2007)

 

6 Limitações no uso dos recursos didáticos:

Estas devem-se a alguns fatores: carência de recurso antigos ou modernos, manuais ou tecnológicos; falta de formação acadêmica que  prepare o profissional para superar estas limitações; falta de conhecimento sobre a importância e a necessidade de  um ensino aprendizagem efetivo; falta de tempo para escolha,  seleção e organização de materiais didáticos; e também  descompromisso de alguns educadores com a qualidade do trabalho que realiza, e a aprendizagem dos educandos.

7  MARCO TEÓRICO

Quando se discute “Recursos Didáticos no Processo de Aprendizagem: Conceito, Função, Possibilidades e Limitações de uso” há muito que se inquietar, pois o uso dos mesmos na maioria das escolas públicas brasileiras está longe de ser ideal, a inexistência ou  uso inadequado constitui-se um diferencial negativo no trabalho do professor  e na qualidade da educação. A utilização dos Recursos Didáticos no Processo de Aprendizagem se faz necessária e precisa estar embasada em uma filosofia, em uma teoria, para que se façam presentes no planejamento e na sala de aula, que saiam do papel para a pratica docente de forma organizada coerente, concreta. ” (SANT’ ANNA; SANT’ ANNA. 2004, p.21).

... recomenda que o professor insira os recursos tecnológicos disponíveis para que a informação ganhe vida, “[...] há materiais de baixo custo como gravuras, jornais, revistas, cartazes que colaboram significativamente na aprendizagem [...] O importante é que haja ensino e, consequentemente, aprendizagem, e para tal é preciso que os cinco sentidos sejam estimulados.

E para que os cinco sentidos sejam explorados na escola é relevante que os recursos didáticos estimulem e despertem no educando o aprender a aprender de forma intensa e progressiva.  “O uso dos diversos recursos transforma a maneira de ensinar e aprender: transforma a sala de aula em um canal de comunicação, interagindo aluno X aluno e aluno X mundo.” (POERCSH, 2009).

 

 8 RESULTADOS ESPERADOS

O Brasil é o país dos contrastes também na educação de um lado escolas equipadas  com recursos: antigos, modernos, manuais,  tecnológicos, e professores  capacitados para usá-los com eficiência. Por outro lado, escolas apenas com o quadro de giz e acessórios e professores sem a mínima noção da importância dos recursos didáticos para a aprendizagem dos alunos, e entre estes duas extremidades muitas realidades. O Brasil ainda não encontrou o caminho quando o assunto é fazer educação de qualidade. Mas a globalização está aí exigindo que as escolas alcancem um novo patamar nesta era virtual, então é preciso capacitar os professores para utilizar as tecnologias que estão sendo inseridas nas escolas a fim de promover significância ao ato de ensinar e aprender. “... com melhores laboratórios em cada escola, com professores melhor preparados e bem remunerados, usando os recursos didáticos disponíveis, o processo ensino aprendizagem será bem mais positivo.” (POERCSH, 2009).

                                           REFERÊNCIAS

POERCSH, IVO PEDRO. NOVAS SEMENTES. RECURSOS DIDÁTICOS E INFORMÁTICA NAS ESCOLAS. Publicado em 05/05/2009. Disponível em:<http://educalegria-educalegria.blogspot.com/2009/05/recursos-didaticos-e-informatica-nas.html?zx=a817bc0725f38b0c. Acesso em 17/02/2012.

ALVES, RUBEM. O Desejo de Ensinar e a Arte de Aprender. Campinas: Fundação Educar Dpaschoal, 2004, 64p. Disponível em <http://www.educardpaschoal.org.br/web/upload/NossosLivros/68_livro_desejodeensinar(1).pdf >Acesso em 18/02/2012.

ROSA, C.; PEREZ, C. A. S.; DRUM, C. Ensino de Física nas séries iniciais: Concepções da prática docente. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 12, p. 357-368, 2007. Disponível em< http://www.relea.ufscar.br/num9/RELEA_A3_n9.pdf> Acesso em 17/12/2012.

SANT’ANNA, I.M.; SANT’ANNA, V. M. Recursos educacionais para o ensino: quando e por quê? Petrópolis: Vozes, 2004. Disponível em<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1452-8.pdf. Acesso em 17/02/2012