Resumo

O presente trabalho enfatiza a recreação na linguagem escrita no processo de aprendizagem da criança. A recreação vem despertando a atenção nos últimos tempos no ensino,tornando a aprendizagem dos alunos mais prazerosas e divertidas capaz de trabalhar com a linha do raciocínio cronológico do desenvolvimento infantil,sua interação com o meio e sua produção escrita.

Aos poucos os professores entende que a recreação se torna um ponto chave para o desenvolvimento da criança,sendo assim os professores precisam empregar a metodologia de modo que desperte o interesse da criança capaz de produzir, reproduzir e criar o novo.

Através de observações realizadas por professores de series iniciais,podemos analisar que com o desenvolvimento de textos sobre poemas previamente escolhidos,fixação de silabas e atividades que envolvam os alunos corporalmente,obtem-se excelente resultados.Cabe ainda ressaltar que e preciso que a recreação seja expandida mais nas escolas qualificando professores para trabalhar com metodologias, preparando as futuras gerações.

Palavra -chave: Jogos, leituras dinâmicasludicidade.  

Introdução 

O corpo desse artigo tem como base as literaturas que descreve o brincar e aprender, em um processo de interação da criança com a escrita. O estudo sobre o desenvolvimento da linguagem da escrita remete, necessariamente, ao trabalho desenvolvido por Vigotski sobre o desenvolvimento dos conceitos científicos na criança em idade escolar. A recreação é o movimento ou circunstância que o individuo escolhe espontaneamente e através do qual satisfaz suas vontades e a meios voltados ao lazer, ou seja, “o lazer e o conjunto de ocupações as quais o individuo pode entregar-se de livre vontade,seja para repousar, para divertir-se,recrear-se ainda para desenvolver sua formação desinteressada, ou sua capacidade criadora, após livrar-se ou 

desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.” (DUMAZEDIER 1976). A recreação pode ser tanto Ócio que é o nada fazer de forma lúdica positiva e opcional, e pode ser até opção de lazer. Podendo ser também Ociosidade que é o nada fazer de forma negativa, ou seja, o individuo preferia fazer algo, mas é impedido, pois não tem opção. Sendo assim a recreação envolve brincadeira que é divertimento, gracejo, jogo. Também envolve brinquedo que é o suporte de uma brincadeira seja ela qual for. O brinquedo tem sempre como referencial a criança e sua historia esta ligada com a historia da criança (CAVALLVARI 2000).  Defini-se a recreação como uma metodologia que apresenta de ensino aprendizagem construtiva alegre e muito divertida, em que o processo de aprendizagem se dá pela interação numa dimensão individual e coletiva, fazendo com que os alunos sejam capazes de produzir, reproduzir e criar o novo. Segundo (CAVALLARI 2000) o lúdico enfoca os brinquedos as brincadeiras os jogos e a musica e a alfabetização segundo a linha do raciocínio cronológico do desenvolvimento infantil, sua interação com o meio e sua produção escrita. (Gontijo Apud Vigotski) 2003 Essa questão é antes de tudo uma pratica de suma importância, pois se refere às tarefas da escola na hora de ensinar as crianças no sistema de conhecimento  cientifico com relação á linguagem escrita, é possível compreender a interpretação de Vigotski se analisou as comparações que estabelece entre a linguagem escrita.

Metodologia

Segundo a metodologia de (PIGATTO 2007), A recreação foi introduzida a crianças de 1º a 4º Serie, em uma escola de ensino fundamental Edy maia Berto ia, na cidade de Santa Maria, RS. Observou-se uma melhora no aprendizado das crianças, podendo concluir que houve motivação, um desenvolvimento metal, assim proporcionando estímulos. A recreação veio a essa escola com uma proposta construtiva, alegre e muito divertida, usando a metodologia com alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem e  adaptação. Ao final deste estudo pode-se definir que a recreação precisa se expandir mais nas escolas qualificando professores para trabalhar com esta 

metodologia, preparando as futuras gerações para o exercício da cidadania proativa no processo inclusivo. No estudo de (GONTIJO 2003) foram feitas  pesquisas com 39 crianças da 1°serie do ensino fundamental de uma escola publica do interior de São Paulo. As crianças foram estimuladas a escrever texto sobre poemas previamente escolhidos. Os temas dos textos foram relacionados com trabalho desenvolvido pelos professores na sala de aula, as atividades foram propostas durante quatro momentos do ano letivo. Todas as atividades foram filmadas e transcritas para análise. De acordo com os resultados da pesquisa,as crianças matriculadas nas classe de alfabetização progrediam segundo os mesmos passos da conceitualização descritos pela autora para a evolução nas crianças pré-escolares.

Visando o estudo da metodologia de (GUADAGNIN 2007), os dados para a pesquisa foram feitas com vinte e três alunos da 1ª série dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Escola Municipal José Francisco de Oliveira, durante o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado, bem como na aplicação dos projetos de pesquisa durante os três anos do Curso Normal Superior na UNIGUAÇU/FAESI – Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu, Paraná.O plano de aula que foi aplicado na 1ª série tinha como objetivo a fixação de sílabas com m. Foi usado como material de apoio dados confeccionados junto com alunos e nos mesmos foram colocadas sílabas da família silábica do M e do L e também vogais. Com os alunos em grupos, jogaram os dados e formavam as palavras, depois escreviam em folhas e faziam a leitura das mesmas para os colegas. Quando foi apresentado o jogo, e os alunos começaram a jogar percebeu-se que houve muito interesse e que os mesmos se envolveram com bastante entusiasmo, onde se comprova que atividades lúdicas, na educação, auxiliam muito na aprendizagem, bem como propicia a oportunidade da participação ativa do aluno no processo ensino aprendizagem com motivação.

Discussão

Os métodos realizados por (PIGATTO 2007) com os alunos percebem-se a qualidade de pessoas inseridas no tempo e no espaço humano, vivenciando 

uma serie de situações e conflitos, de interesses e de necessidades. A pesquisa envolve a recreação, a cidadania e a Educação fiscal. Atende o nosso tempo e do nosso espaço, contemplando a área educacional, econômica e social. Responde ao problema da pesquisa com eficácia e proporciona conhecer o sistema instigando a participação e a reorganização. Estimulam os alunos a ser um auditor Social colaborador capaz de contribuir com a sociedade na resolução dos seus problemas respeitando a diversidade. 

De acordo com os estudos feitos por (GUADAGNIN 2007) buscou oportunizar a esses alunos atividades que valorizasse o contexto sócio-cultural deles, oportunizando-os a construção do conhecimento e prevenindo o fracasso escolar. Para tanto, foi necessário proporcionar um ambiente de socialização para elevar a auto-estima e conhecimento das crianças por meio da afetividade, trabalhando com diferentes estratégias de ensino. Esta ultima visava o estabelecimento de laços afetivos entre professores e alunos. Mediante o trabalho de (SILVA 2008), observamos a importância das atividades lúdicas na alfabetização das crianças. Aos poucos o s professores estão percebendo que o brinca no ensinar, torna a aprendizagem muito mais prazerosa para os alunos. Através de resultados obtidos nos últimos anos com professores de séries iniciais, alfabetizadores e de educação física observamos que com as brincadeiras que envolva movimentos corporais obtiveram excelentes resultados, com atividades lúdicas percebemos que a criança desenvolve rapidamente a coordenação motora, a atenção e movimentos ritmados. Assim podemos confirmar que alfabetizar utilizando jogos e brincadeiras é a melhor maneira de proporcionar uma aprendizagem significativa e prazerosa sendo algo muito importante para o desenvolvimento da autoconfiança da criança.

No estudo realizado por (GONTIJO 2003), observamos o surgimento da tentativa de as crianças atribuírem valores sonoros as letras anotadas. Entretanto, essas tentativas não seguiram o curso evolutivo descrito pela autora e nem se restringiram as relações propostas entre o oral e o escrito. Observando, como apontado por Gontijo, que as crianças elaboravam no plano verbal a analise das unidades constituintes da linguagem oral e, dessa forma, manifestava as relações que estabeleciam entre o oral e o escrito.

Considerações Finais

Constatou-se que após a realização do trabalho, a recreação quando se aplicam com atividades lúdicas, dinâmicas, jogos e praticas tem um melhor aproveitamento em relação a outros métodos de ensino, portanto a recreação seria um artifício para que educadores aplicassem seus métodos para o desenvolvimento da escrita da criança em que o prazer de aprender se torna um meio para desenvolver a autoconfiança do aluno no seu dia-a-dia. 

Referências Bibliográficas

GONTIJO, C. M. Mendes. As crianças e a linguagem escrita. Data grama zero - revista de ciência da informação, 2003

PIGATTO, L. M. Massulini. A recreação como processo de ensino aprendizagem, 2007

SILVA, D.Costa.Despertando a língua escrita através de jogos e brincadeiras.Cadernos FAPA-N.Especial-2008

GUADAGNIN, A. Maria. Aprender Brincando, 2007

DUMAZEDIER, J. “Lazer e Cultura Popular” – São Paulo: Perspectiva, 1976.

CAVALLARI, V. R. Trabalhando com Recreação. 4.ed. São Paulo: Ícone, 2000. 145 p.