A química desde os primórdios já era vista de modo macroscópico, onde não só apenas os cálculos eram importantes mas também ver a real situação visual e seus efeitos reacionais.

Bom hoje muitos alunos na rede estadual de educação , particular e ate mesmo discentes de diferentes faculdades, se deparam com grandes dificuldades em termos técnicos da química , e quando saem do termo técnico e partem para a pratica da química que é o meio visual, real onde eles enxergam o que fizeram no teórico a coisa muda de figura. O estudo já abrange nos horizontes novas perspectivas e novas motivações no estudo na química , sendo assim , a pratica interligada com o teórico é fundamental do estudo da química.

Os maiores problemas são encontrados em escolas publicas que infelizmente são poucas que possuem um laboratório nas áreas das exatas que englobam física ,quimica, biologia e ate matemática que são as disciplinas mais temidas pelos alunos.

A relação teórico- pratica não é apenas relevante para essas disciplinas como também para outras áreas que tem fundamental importância para os alunos, através do macroscópico que o aluno é capaz de perceber qual caminho ele vai seguir ou ate mesmo atuar no ramo profissional na sua vida , então fundamental é nos pararmos e refletirmos sobre diversas e possíveis maneiras de se atuar de modo aleatório e real na vida de nosso alunos.

Toda teoria bem colocada para nosso alunado é de fundamental importância porem uma realidade fazendo uma ponte com o teórico com certeza irá trazer ótimos resultados para todos nos tanto profissionais como para os aprendizes.