Executar a decoração de uma sala, para muitos, é motivo de grande alegria, afinal o simples fato de mudar o ambiente antigo para um novo, reflete em grandes expectativas, principalmente quando se trata de um apartamento, casa nova ou uma loja. De fato, decorar uma é o mesmo que atrair novas visitas. São muitas ideias para cores, formatos, iluminação, móveis, piso, objetos de decoração... Tudo novo! Porém, algumas dúvidas são abordadas: por onde começar? Quem irá realizar a decoração? É mais fácil contratar um designer de interiores ou é melhor aproveitar a oportunidade e se encarregar de tudo pessoalmente? O que mais pesa no bolso?

Atualmente com o advento da internet é possível pesquisar e comprar praticamente tudo o que é necessário sem sair de casa, há uma gama de opções em sites de buscas onde se encontram todos os itens e os seus respectivos valores (preços). Existem infinitas ideias disponíveis para decoração de ambientes e até mesmo orçamentos online. No entanto, decorar uma sala não é uma tarefa simples, pois muitas vezes envolve reformas e requer planejamento mesmo quando não se trata de algo tão sofisticado. Alguém que não tem experiência em decoração pode correr alguns riscos referentes a aspectos práticos e funcionais, comprar itens demais, ou de menos, causar uma confusão visual ao invés de repassar um estilo próprio combinado com charme e aconchego para a família e seus visitantes.

Quando o assunto se trata de pessoas com talentos naturais que acompanham as tendências de mercado, estão sempre atualizadas, investem em revistas específicas de decoração e já tenham alguma experiência prática, pode ser que valha à pena arriscar-se, mas é necessário observar diversos aspectos técnicos, como por exemplo, trocar o piso atual da sala de um apartamento por outro mais pesado onde a estrutura não suporta. O barato pode sair muito caro.

De fato, há grandes vantagens em se contratar um bom profissional como um designer de interiores: orçamento dentro do prazo, conhecimento e experiência, observância a itens técnicos, excelente ponto de vista estético, aplicação precisa aos espaços disponíveis, ligação com as tendências de mercado, parcerias com diversos profissionais do ramo e o melhor de tudo, menos stress. Essas vantagens combinadas com o estilo que se busca transparecer podem torna-se bem mais viáveis à conclusão de um projeto de decoração de sala; Trata-se de unir eficiência e eficácia.

Desta maneira, para a execução de uma decoração de sala tornar-se de fato uma alegria, é necessária a observância de pontos fundamentais. Antes de tudo é preciso planejamento para não ocorrer determinados riscos. Um bom design de interiores está capacitado a oferecer um projeto mais econômico, mesmo quando o cliente possui o talento natural para o ramo. As vantagens de se contratar um profissional são muitas, em termos de custo-benefício, principalmente quando se quer aliar o estilo próprio a aspectos técnicos e inusitados.