UM PRESENTE MUITO ESPECIAL!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

 

Livro de Marcia Dambroz Peixer sobre os Irmãos Dambros (Fundo Rua Presidente Kennedy, Ouro SC, onde Bortolo e Ciro viveram até seus últimos dias de vida). 

 

            Na semana que passou fui agraciado com algo fantástico, e levou-me a profundas reflexões! Trata-se do livro escrito pela minha parente, Marcia Dambroz Peixer, com o título: IRMÃOS D’AMBROS – Sobreviventes de um sonho interrompido. Edição do autor, 2021, 192 p.

            Estou degustando aos poucos, a leitura desta obra fascinante, uma vez que proporciona ao leitor uma viagem no túnel do tempo. Essa obra, leva-me a entender, além da origem de meu nome, ligado com a Itália, num Vale chamado San Siro, município de Seren del Grappa, província de Belluno, Região do Veneto e também a história desta família de meu avô materno, chamado Ciro Dambros.

Minha querida Marcia, faltam-me palavras para descrever a emoção e sentimento de pertencimento a essa família Dambros, estes nossos ancestrais deixaram sua pátria na busca de dias melhores, em terras distantes, tendo coragem, garra e foco em tornarem-se vencedores, acreditando na força do trabalho, na união familiar e na fé inabalável em Deus.   

            Esta história me leva ao âmago de meus troncos, sinto-me lisonjeado em poder conhecer o quanto nossos antepassados devem ser reconhecidos, valorizados e, sobretudo amados, pois, de certa forma foi por cada um de seus descentes que deram sua própria vida.

São maravilhosas as palavras da autora, na página 20: “Em onze gerações, cerca de 300 anos, são 4094 pessoas na linha direta para que cada um de nós esteja aqui e agora. Pessoas das quais não conhecemos seus rostos, sequer seus nomes. Nós somos frutos de sonhos, dramas, derrotas e conquistas. Lutas, guerras, dificuldades, trajetórias, doenças, fome, tristeza e dificuldades.  Por outro lado muita força, superação, amor, alegria, aventura, coragem, instinto de sobrevivência para que hoje nós estejamos aqui Vivos”.

 Estimada Marcia, você conseguiu e, pelo que conta no livro, não foi fácil, fazer a ligação destes Irmãos Dambros, desde o norte da Itália, San Siro até a chegada deles em Caxias do Sul e, depois a saga para se dirigir à região do Vale do Rio do Peixe, em Ouro e Capinzal, no Estado de Santa Catarina. Histórias como estas devem se eternizar, não apenas pela família Dambros, mas por toda a comunidade Ourense e Capinzalense, afinal de contas não teríamos o presente sem as grandes lutas travadas no passado.

Essa obra literária, faz-me acreditar na honestidade, hombridade e vontade de ser vencedor! Devemos cultuar estes valores, mesmo frente aos péssimos exemplos, como ‘de se levar vantagem em tudo’.

A história de Giovanni Battista D’Ambros e sua esposa Anna Maria Rosset que chegaram ao Brasil em 1876, junto com seus filhos Giacomina, Giovanni Battista, Domenico e Siro e que tiveram, no Brasil inúmeras dificuldades, inclusive o sonho interrompido pelas mortes do patriarca Giovanni, Anna Maria e Siro antes do término do primeiro ano em sua propriedade.

Giovanni e Domenico, filhos de Giovanni Battista sobreviveram e, conseguiram formar suas famílias e chegar em Santa Catarina em 1918. Essa saga se eterniza nesta obra, proporciona orgulho aos membros da Família Dambros e faz cada descendente ser altaneiro, proativo e promissor, pois há um grande legado a ser seguido.

Meus avós maternos, Ciro e Leonor, enterrados no Cemitério Municipal de Ouro SC, onde também o corpo de meu pai Brenno se encontra, lá estão juntos e felizes e, devem estar encantados com esta sua brilhante obra. Deus te abençoe imensamente querida Marcia Dambroz Peixer. Obrigado por este presente muito especial!