HONRAR OS PAIS!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

 

 

Dentre os inúmeros preceitos religiosos recebidos por Moisés, contidas nas Leis do Antigo Testamento, encontra-se o de honrar pai e mãe. Vivemos no mundo de provas e expiações onde somos focados em sermos individualistas, na busca de meras riquezas e no famigerado dinheiro imaginando que poderão trazer tranquilidade e paz. Este é o grande engano do ser humano!

Quanta gente cheia de fortuna, mas carrega uma tristeza imensa em seu coração! Ao focar a existência no individualismo e materialismo, perde-se a oportunidade de fornecer o nosso auxilio a alguém e, dentre as criaturas que podemos ajudar para sermos melhores na busca da evolução no plano terreno, tem-se a prática do mandamento de Moisés de honrar pai e mãe. Esse é um quesito que ajuda a sermos melhores. Sobre essa dimensão que escrevo, especialmente a partir de minhas experiências!

Antes de tudo, transcrevo um pequeno texto de Francisco Xavier: “Lembremo-nos de que, com o nosso auxílio, tudo hoje pode ser melhor que ontem, e o amanhã será melhor que hoje”. Essa reflexão relaciona-se com os nossos pais: chorar e se lastimar ou ir ao cemitério após o desencarne deles, de nada valerá! Devemos fazer em vida o que estiver ao nosso alcance em auxiliá-los. Nessa perspectiva ganha força e dignidade quando essa ajuda é dada na idade avançada ou com alguma enfermidade.  

Essa foi à realidade pela qual este que vos escreve, juntamente com minhas irmãs quando nossa mãe, com idade avançada, 83 anos, morando na mesma casa há mais de sessenta anos e, com seu consentimento, foi realizada a mudança de residência, justamente para dar conta de todas as tutelas relacionadas à terceira idade, pois há pouco para se esperar dos órgãos públicos!

O relato desta experiência revigora o compromisso como filhos. Nosso pai, Brenno José Toaldo (in memoriam) faz treze anos que desencarnou e, desde sua partida, estamos conversando com nossa mãe para buscarmos algo em relação a sua melhor condição de vida. E, mesmo após tanto tempo, a espiritualidade preparou para todos nós este momento e, para isso, houve o empenho de seus quatro filhos.

Os novos ciclos oportunizam o ser humano a viver momentos únicos em sua vida: ares diferentes, paisagens nunca vistas, outros seres humanos que passam a fazer parte de sua existência e poder encarar novos desafios de outra forma. Este momento demanda coragem para sair da monotonia e da rotina, levando ao rejuvenescer da própria alma!

Para sentir como estava este seu novo ambiente e encorajar ainda mais nossa matriarca, estive em Capinzal e, ao fazer a despedida, percebi a alegria em seus olhos e, no meu interior tive o sentimento de satisfação e dever cumprido em incentivar para acontecer este seu novo ciclo de vida. Essa também deve ter sido a emoção de minhas irmãs!

Não há família perfeita, temos altos e baixos, mas devemos buscar fazer sempre o melhor, especialmente por quem amamos. Agradeço imensamente a espiritualidade por nos ter guiado neste processo e, por vermos a satisfação de nossa mãe entender ser essa a forma dos seus filhos poderem ajudar!

Encerro esse pequeno artigo fazendo um alerta aos leitores: não importa como foi à maneira que seus pais te criaram/educaram. Estamos nesse mundo para evoluir, como diz Chico Xavier, hoje deve ser melhor que o ontem, assim, o amanhã será melhor que hoje e, isso deve ser aplicado, de modo especial, junto de nossos pais!

Reflita e até o próximo!