Um deck de madeira nova proporciona uma conexão quente e bonita com o exterior, adicionando a beleza de uma casa e preparando o cenário para um mundo de atividades ao ar livre. Mas decks de madeira tem um monte de questões para cuidar, tanto a partir do uso e através da exposição contínua ao tempo. Após alguns anos, sem o cuidado apropriado, ele se desgasta.

Felizmente, a maioria dos problemas de superfície de madeira do deck são cosméticos, não estrutural, porque o deck é construído com madeira durável, geralmente cedro, ou pinheiro de pressão-tratados. Cerne de cedro tem uma resistência natural às térmitas e a decadência; já o pinho é tratado por pressão com um pesticida para lhe conferir poder de bloqueio de insetos e de decaimento.

Mesmo assim, a radiação ultravioleta (UV) do sol quebra as fibras de superfície e lignina, causando erosão superficial. A umidade estimula o mofo superficial e causa manchas, particularmente em climas úmidos ou onde as superfícies nunca secam completamente. E extratos naturais em sequoia vermelha e cedro podem descolorir a superfície de seu deck de madeira se não for bem-cuidado.

Como lavar um deck?

Primeiro use uma vassoura para tirar todos os detritos fora da superfície do convés e, em seguida, lavar o convés.

Para limpar, compre um limpador de baralho comercial que remove mofo, oxidação e sujeira. Os melhores contêm sódio recarbonato. Misture seguindo as instruções do rótulo. Certifique-se de usar luvas de borracha e óculos de segurança.

Usando uma escova de cerdas de fibra rígida, esfregue completamente a superfície em linha com a madeira. Trabalhe em áreas pequenas e enxágue frequentemente com água limpa. Deixe secar. Isso pode ser tudo o que é preciso para retornar muito do tom natural da madeira.

Restaurar a madeira

Use um produto de restauração de convés comercial para remover a madeira envelhecida, cinzenta da superfície e reviver a cor original e beleza da madeira. Os produtos baseados em ácido oxálico, frequentemente encontrados em "branqueadores de deck", removem as fibras de superfície acinzentadas da madeira e as manchas escuras de tanino que podem ocorrer em prados de cedro e sequoias.

Para estes problemas, um produto de restauração de convés à base de ácido é o melhor. Você pode comprar cristais de ácido oxálico de uma loja de ferragens e misturar uma solução de 4 onças de cristais para ¼ de água em um recipiente não metálico. Usando luvas de borracha, proteção para os olhos e roupas velhas, aplique com um pano em uma tábua de cada vez e esfregue com uma escova macia. Deixar secar e depois enxaguar com água e deixar secar completamente antes de aplicar um acabamento.

Remover Manchas e Descoloração

Ao longo do tempo, a beleza de um deck de madeira natural pode perder seu brilho conforme os raios ultravioletas do sol quebram a estrutura da madeira. Se o deck assumiu uma cor cinza fosca, o problema pode ser mais fácil de resolver do que parece.

Cloridrato oxigenado não-cloro removerá manchas de algas e mofo e alguns vedadores de plataforma oxidados. Estes produtos são não-tóxicos para manusear, biodegradável e ambientalmente amigável. Eles também limpam e iluminam a madeira, mas não são recomendados para cedro porque eles podem escurecer.

Se o seu deck é sequoia ou cedro e tem algas ou mofo, optar por lixívia de cloro (hipoclorito de sódio) com base em produtos de limpeza. Os produtos à base de alvejante eliminam o míldio. Os produtos à base de ácido eliminam o cinzento e as manchas.