A vida é feita de conquistas, entre lutas e sacrifícios chegamos ao tempo de colheitas. Vivemos em tempos de desprezo ao sacrifício, muitos imaginam que ‘tudo pode vir de mãos beijadas’. Venho de um ramo familiar onde todas as conquistas, foram frutos de muita dedicação e emprenho. Inclusive, no início do ano dois mil, quando Paulo Henrique ainda era uma criança, na cidade de Dourados, sul de Mato Grosso do Sul, recebi a titulação em Mestre de História pela UFMS.

E, no início deste mês, tive a oportunidade de reviver a banca da defesa de Dissertação de Mestrado, mas, desta feita, de meu filho, Paulo Henrique Toaldo. Foi um grande privilégio e orgulho poder presenciar aquele momento, ele que se graduou em Engenharia Mecânica pela Universidade Tecnológica do Paraná – UTFPR - no campus de Ponta Grossa e, nesta mesma instituição, depois de muito estudo, pesquisa e escrita, teve sua dissertação avaliada pela banca examinadora. Depois de algumas horas de apresentações, debates e todos os trâmites daquela banca, ele recebeu com emoção o título de Mestre em Engenharia Mecânica. 

Caros eleitores, momentos como estes, tendem a ser indescritíveis, pois se tratando de vida, somos levados ao túnel do tempo e acabamos fazendo uma retrospectiva da própria existência. É como fazer o tempo voltar, por meio de um filme para rever as experiências positivas vivenciadas. E, estes momentos nos fazem entender a importância dos filhos terem bons exemplos, assim, podem seguir o caminho da prosperidade, passando a entender que a boa constituição familiar, vinda da geração dos ‘troncos’ (avós, bisavós e tataravós, entre outros), fazem-nos entender as raízes familiares tornam-se alicerce ao ser humano. Além do mais, a história de destes ‘troncos’, no caso de meu filho, geração de italianos (por parte deste que vos escreve) e de alemães (por parte e sua mãe) comprovam que pela luta honesta, determinada, com garra, dinamismo e empreendedorismo em galgar sonhos por dias melhores, fazem toda diferença na vida do ser humano!

 Naquela derradeira sexta-feira, dia 04 de outubro de dois mil e vinte e dois, tendo início às quatorze horas, enquanto assistia aquela brilhante defesa, toda a história de vida deste meu filho veio à memória. Uma criança criada nos princípios vindos de seus avós paternos Brenno (in memoriam) e Romilda e nos avós maternos Cyrio (in memoriam) e Wonni. Há detalhes desta criação que guardo vivo na mente, pois posso dizer, com aval de meu filho, nunca o deixei no desamparo em nenhum momento de sua vida, sempre fazendo o possível para ajudá-lo. Inclusive, tive a grata satisfação de ser o seu professor de História na etapa final do Ensino Fundamental em Naviraí - MS.

Comento com meus alunos, da escola pública ou particular, o Paulo Henrique soube aproveitar as oportunidades apresentadas, quem batalha e deseja crescer, há o aceno da positividade, contudo é preciso fazer sua parte: estudar com afinco, ser uma criatura determinada e principalmente ter foco no que se deseja! Ele traçou seu percurso, fazendo de seus estudos a sua mola propulsora, chegando ao final de sua Educação Básica, com brilhantismo fez sua prova do ENEM onde obteve nota de corte para adentrar no curso que desejava e fazê-lo em uma universidade de renome.

Não faltaram dificuldades, altos e baixos, momentos de incertezas, angústias e até vontade em desistir. Entretanto, com apoio familiar, tendo a presença materna, de sua mãe Marly que também foi fundamental, além de sua irmã Ana Cláudia que se tornaram elementos importantes para chegar ao pódio da vitória!

Em trinta de agosto de dois mil e dezenove, Paulo Henrique se formou numa linda cerimônia e novamente lá estava a sua família para apoiá-lo e expressar o orgulho e a gratidão por seu emprenho, resistência e proporcionando momentos de profunda emoção para todos nós.

Como tive o privilégio de dizer para a banca, escrevo: parabéns Paulo Henrique, continue a sua luta, não se espelhe em políticos corruptos ou naqueles presos e soltos, devido à justiça cúmplice aos esquemas para se desacreditar em de nossos sonhos. Lute por seu país e por seus ideais. Conte com o apoio de sua família, estamos orgulhosos com essa conquista e com sua conduta exemplar, seja como filho, estudante, funcionário (pois já está trabalhando) e como um abnegado jovem que busca e vence barreiras para ser vitorioso, sem esperar as benesses de governos.

Deus te abençoe meu filho! Sucesso! Saiba que sua família sempre vai estar ao seu lado!