É difícil compreender a perda de um ente querido, mas não entendo o porquê  de não conseguimos amar e conviver com os demais que ficaram vivos.

Choramos, reclamamos, lamentamos e, parece, que esquecemos dos demais vivos.

Repetimos a mesma coisa quando outro ente querido morre... permita-me dizer que estamos em um ciclo vicioso.

Choramos porque nossa mãe e nosso pai se foram, temos que chorar mesmo diante do acontecido, contudo entendam o que eu quero dizer.

Estou dizendo que do mesmo jeito que lamentando quando alguém se vai (ah!! Se essa pessoa estivesse aqui ia falar isso com ela; ia fazer isso ou dizer tal coisa...) devemos aprender e mudar nossas atitudes em relação aos que ficaram.

Toda reclamação e lamentação é válida, mas lamentar o tempo todo e esquecer do irmão, da irmã e dos demais familiares.... é esquisito e, é vergonhoso.

Faça o seguinte: Tudo que aprendeu com a morte de um ente querido... melhore  e faça a diferença com a pessoa ficou viva e você ainda gosta.

Visite mais, diga que o ama, compre um presente, vá a casa dele, faça uma ligação de vídeo, mande uma mensagem de celular, mande um hino ou música de sua preferência, pergunte como ele ou ela está, pergunte se precisa de alguma ajuda, etc .

São várias as maneiras de você aproximar de seu ente querido, seu amigo, mas as vezes, muitas vezes, não fazemos isso e voltamos a morder a própria cauda.

Repetimos a mesma coisa, como se fosse um ciclo vicioso, como se esquecêssemos  que ainda temos pessoas vivas e gostamos delas, que podemos ajuda -lás ou sermos ajudados.

Sofrer é compreensível, mas ficar sempre, e toda vez, chorando por um ente querido que se foi e, novamente, esquecendo dos outros que estão vivos... não deveria ser entendido como uma situação normal.

A vida continua, a vida segue seu rumo, seu curso e nós estamos nessa caminhada junto com os demais.

Chore, lamente, porém não esqueça dos entes queridos, que estão vivos, e gostam de você, de sua companhia.

Você irá chorar da mesma maneira quando essa pessoa se for;

Você repetirá o mesmo ciclo de reclamação quando essa pessoa se for;

Você postará elogios, fotos, declarações e falará coisas boas sobre ela;

Faça valer a pena, faça a diferença e aprenda alguma coisa com os nossos saudosos parentes e amigos que se foram.

Então... mude e aplique esse aprendizado, agora, imediatamente, em sua vida.

 

Zeno Gonçalves

29/05/2022