Meus Sapatos Emprestados Às Irmãs Gêmeas: Thainná e Thaissa Soares


Emprestei dois sapatos meus para duas irmãs gêmeas, minhas primas de segundo grau, andarem comigo pelas terras da Fazenda Ponte (Fazenda Santo Antônio Xavier) e trazer à memória a história dos nossas familiares. Terra esta ainda não pisada pelas gêmeas. Andamos juntos pela Fazenda Ponte, um lugar tão significativo para nossas famílias, e conversamos sobre as tradições de nossos antepassados.

Mostrei a elas a cerca de arame liso que dividia os pastos, a casa ainda em construção e os lugares onde antigamente se cultivavam roças. Veja bem!

A cerca de arame liso era uma divisão simples, mas eficiente, que separava os pastos da fazenda. Era composta por postes de madeira e arame galvanizado, com um revestimento liso e brilhante que brilhava ao sol. O arame liso tinha uma aparência sólida e durável, como se tivesse sido construído para resistir ao teste do tempo.

A casa, por sua vez, ainda estava em construção e parecia estar prestes a ser concluída. O local escolhido para a casa era bem ventilado e brilhava com a luz do sol, o que lhe dava uma aparência acolhedora. Era possível ver a dedicação e o amor que foram colocados na construção daquela casa, e eu sabia que seria um lugar onde as memórias seriam construídas e os laços familiares fortalecidos.

Os lugares onde antigamente se cultivavam roças eram uma parte importante da história da Fazenda Ponte. Eram espaços amplos, cobertos com uma camada verde de grama, onde antigamente as pessoas cultivavam alimentos para sustentar suas famílias. Embora não estivessem mais em uso, esses lugares ainda carregavam a energia e a essência daqueles que os cultivaram, e eu sabia que seriam um lembrete permanente da história da nossa família.

Sentamos embaixo de uma pitombeira e conversamos sobre a importância da história da fazenda em nossas vidas. Este foi um momento sublime!

Foi então que comecei a contá-las sobre a importância da fazenda e da história daquela terra para a minha vida. Contei a elas sobre meus avós - os seus bisavós_ ,  as tradições e valores que eles transmitiram para nossa família, e como aquela fazenda sempre esteve presente em minha memória e em minhas lembranças.

Nossa conversa fluía com naturalidade, e as primas pareciam apreciar aquele momento tanto quanto eu e ouvir sobre a nossa história e as tradições da fazenda. O ar fresco e a brisa suave pareciam nos abraçar, enquanto a natureza ao nosso redor parecia pulsar com vida e energia. As cores vivas da natureza, o canto dos pássaros e a calmaria dos gados pastando a nossa volta criavam uma atmosfera realmente encantadora. Com tanta nostalgia, eu podia sentir o encanto das nossas palavras como num compasso de dança, como se elas estivessem sendo carregadas pelo vento, ecoando através do tempo e do espaço, conectando nossas vidas com a história da Fazenda Ponte. Deste modo, seguimos caminhando.

Nossa caminhada foi realmente encantadora, e meus sapatos ajudaram as primas a percorrerem cada metro daquela terra tão significativa para nossas famílias. Caminhando juntos, sentíamos como se estivéssemos viajando no tempo com a memória dos nossos antepassados.

Aquele foi um momento realmente especial para mim, e sei que nunca esquecerei a sensação de paz e encanto que experimentei ao compartilhar aquela caminhada com as primas. Nós continuaremos, espero, a guardar as memórias daquela manhã, e elas sempre estarão presentes em nossos corações. Fizeram também esta caminhada conosco alguns dos meus treze irmãos: Rosilda, Jusceli e José Soares. Assim, tive a certeza de que meus sapatos ajudaram-nas a caminhar não somente pelas terras da Fazenda Ponte, nas quais nunca haviam pisando antes, mas também, com a caminhada, seguir pela estrada que fez a história dos nossas familiares. 


Padre Joacir d’Abadia, Filósofo, autor de 16 livros, Especialista em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Filosofia e Teologia, Licenciando em Filosofia, Professor de Filosofia Prática. Acadêmico: ALANEG, ALBPLGO, AlLAP, FEBACLA e da "Casa do Poeta Brasileiro -  Seção Formosa-GO"_ Contato: (61) 9 9931-5433 | Segue lá no Instagram: https://www.instagram.com/padrejoacirdabadia/