QUAIS FATORES QUE LEVAM OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE PEABIRU A TRABALHAREM COM MAIS FREQÜÊNCIA O CONTEÚDO ESPORTE.

 

 

Rafaella Souza Vieira

Alissianny Haman Fogagnoli

 Faculdade Integrado de Campo Mourão

 

 

RESUMO

 

Este pesquisa tem como principal objetivo verificar quais os fatores que levam os professores a focarem em suas aulas de educação física o conteúdo esportes na cidade de Peabiru. Quais são os argumentos por eles utilizados para expressar o porquê deste enfoque em apenas um conteúdo especifico desta área.Este trabalho apresenta natureza qualitativa. A amostra foi formada por oito professores de Educação Física que atuam na rede Estadual de Ensino em neste município. Dessa forma o instrumento utilizado foi um questionário contendo seis questões abertas. Contudo isso, após a aplicação dos questionários, pode-se constatar pelos dados obtidos que o esporte tem grande preferência dentre os conteúdos da EF na escola.

 Palavras-chave:Esportes,Conteúdos,Educação Física

1.INTRODUÇÃO

A educação física como componente curricular aborda conteúdos relacionados com as práticas corporais, onde seu principal objetivo é a cultura corporal, assim, na escola devem ser trabalhados os seguintes conteúdos Jogos e brincadeira, lutas, ginástica, dança e esporte, tudo norteado pelo documento que a diretriz curricular do estado do Paraná.

Assim de acordo com as Diretrizes Curriculares do Paraná (2008, p.62)

Os Conteúdos Estruturantes da Educação Física para a Educação Básica devem ser abordados em complexidade crescente, isto porque, em cada um dos níveis de ensino os alunos trazem consigo múltiplas experiências relativas ao conhecimento sistematizado, que devem ser consideradas no processo de ensino/aprendizagem.

Com base nisto, é fácil entendimento que a disciplina lida com o corpo e as relaciona com a praticas diárias, assim esta é de suma importância para o desenvolvimento do aluno como um todo.

A prática pedagógica de Educação Física não deve limitar-se ao fazer corporal, isto é, ao aprendizado única e exclusivamente das habilidades físicas, destrezas motoras, táticas de jogo e regras.(DCE, 2008, p.63)

. Entretanto, pressupõe-se que o esporte está sendo trabalhado por alguns profissionais da área somente no contexto do fazer, restringindo-se apenas na execução dos movimentos a participação nos jogos, sem ao menos saber o porquê de estar realizando esta prática. “Além disso, o esporte vem sendo trabalhado, nessas aulas, apenas na dimensão procedimental, ou seja, somente por meio do fazer pelo fazer.” (DEIROZ 2008 apud DARIDO et al, 2006, p.107)

Aliado a esta prática, o professor pode-se usufruir dos cinco conteúdos para então alcançar seus propostos objetivos.

Porém de acordo com Gonçalves Junior (2007) apud Bento e Gonçalves Junior (2008, p. 2) comentam que:

 Comumente nas aulas de educação física, há uma predominância do esporte como conteúdo por vezes exclusivo, o que reduz o universo da Motricidade Humana, circunscrevendo-o ao contexto cultural estadunidense e/ou europeu, em detrimento das potencialidades que podem ser exploradas ao propor a vivência de outras manifestações, oriundas dos diferentes povos que construíram e constroem o Brasil.

Com isso, busca-se verificar quais fatores levam os professores de educação física a trabalharem com mais freqüência o conteúdo esporte. Dessa forma, será necessário investigar se a falta de estrutura e material na escola interfere na aplicação dos demais conteúdos, se os escolares e professores tem mais afinidade com tal conteúdo, busca-se averiguar se há contribuição quanto a formação do professor se esta teve caráter tecnicista,investigar se o enfoque no conteúdo tem relação com a facilidade para aplicação,investigar se a mídia é um fator contribuindo para maior ênfase no trabalho voltado ao conteúdo esporte;

           Sabe-se que existem vários fatores que podem contribuir para que os professores trabalhem com mais freqüência o conteúdo esporte. Em consideração disto, busca justificar o porquê do enfoque em tal conteúdo.

Contudo, durante a vida escolar, enquanto estudante pude perceber, que nas aulas de educação física era trabalhado com mais freqüência os esportes e principalmente as modalidades e tradicionais tais como: basquete, vôlei, handebol e futsal.

Assim, após o ingresso no ensino superior, tive a oportunidade de realizar estágios supervisionados e estar novamente em contato com o âmbito escolar, na qual, observei que a realidade era a mesma, onde a maioria dos professores da área trabalhavam com mais ênfase o esporte.

2.REFERENCIAL TEORICO

 

2.1 Pratica Pedagógica

 

Ao pensar em pratica pedagógica já nos vem à cabeça, o que fazer nas diversas circunstancias que nós, enquanto professores iremos enfrentar durante essa caminhada na vida escolar, quais são as metodologias a se aplicar, como agir durante  as situações, como fazer com que os escolares absorvam os conteúdos.

A Pratica pedagógica do profissional de Educação física tem sido foco de inúmeras pesquisas que buscam esclarecer como o professore constrói sua pratica desde os primeiros contatos com a escola, quais as preocupações quem norteiam sua intenção bem como constrangimentos enfrentados na realidade escolar. (Alexandre Shiguno Neto e Viktor Shigunov, 2001).

Mas, existem fatores externos que contribuem para o mau desempenho da pratica pedagógica, influenciando na atuação do profissional.

Conforme,(Alexandre Shiguno Neto e Viktor Shigunov, 2001, p.21) :

As preocupações e questões pedagógicas, fatores que mais interferem na práxis, também necessitam ser estudadas para que se possa deixar registrado, iluminar o caminho e sugerir alternativas sobre o que ocorre na carreira do profissional dos docentes.

Molina Neto 1997 apud Alexandre Shiguno Neto e Viktor Shigunov, 2001, revelam que o saber prático de um professor, deve a ação imaginaria no cotidiano-escolar, sintetizada de diferentes tipos de conhecimento, o pratico (como fazer), o especifico do conteúdo de ensino (conhecimento de que ensinar) e o conhecimento geral (o porquê fazer).

Nesta perspectiva, Pereira (1988, apud Alexandre Shiguno Neto e Viktor Shigunov, 2001. p, 42) expõe que:

A educação física conscientizadora deve ter o compromisso e procurar transformar o que está errado, sob todos os sentidos, ao seu redor, e conservar o que há de bom. A Educação Física ajudando na problematização do social, no questionamento da realidade naturalmente, deve procurar esta mesma realidade, pois a conscientização pressupõe bem mais do que a simples denuncia de situações, mas visa a desmistificação e ações concretas.

De fato, o docente deve apresentar algumas características fundamentais para sua práxis. Com isso, Pereira (1988, apud Alexandre Shiguno Neto e Viktor Shigunov, 2001) complementa dizendo que, o discente deve ter seu desenvolvimento como um todo, de modo a fortalecer a sua força de vontade, a solidariedade, a participação, respeito com os demais e a conscientização. As aulas de Educação Física devem ser preparadas e estruturadas de acordo com que os alunos tenham um melhor aproveitamento. O professor de ser bom, ainda que a escola seja deficiente, onde conclui afirmando que: “Quanto piores forem às condições pedagógicas, tanto melhor necessita ser o educador”.

O trabalho do professor de Educação Física é muito importante, porque no momento de sua prática pedagógica ele deve construir uma cidadania que tenha como alvo, a participação, a solidariedade, a cooperação, o diálogo e o questionamento tendo em vista a transformação da sociedade através da formação de cidadãos conscientes e críticos. (MARQUES, 2009).

A Educação Física no contexto Escolar sofre grandes conflitos sobre sua falta de identidade e valor. A Prática Pedagógica do professor dessa disciplina está diretamente ligada a esses conflitos. É de grande valia ter dados válidos e fidedignos sobre essa verdadeira prática e se ela influencia na busca dessa identidade e valores esquecidos da Educação Física Escolar (PAIS, 1993).

           Através dessa linha de pensamento, por meio dos conteúdos estruturantes, que o educador irá nortear seu trabalho docente, em busca de seus objetivos.

           Assim, é preciso elaborar procedimentos pedagógicos adequados à realidade do que se encontra, ou seja, é necessário basear-se nas experiências motoras vividas, e a partir destas estruturar o trabalho. Piccolo (2009).

2.2 Educação Física Escolar

 

A educação física escolar passou por diversas transformações ao longo dos anos, onde seus pensamentos e perspectivas tiveram focos pouco diferentes de hoje, porem serviram de base para a construção e prática dos profissionais.

De acordo com isso, Darido (2003) afirma, os objetivos e propostas educacionais da Educação Física foram se modificando ao longo do deste ultimo século, e todas estas tendências, de algum modo, ainda hoje influenciam na formação do profissional e as práticas pedagógicas dos professores desta área. A inclusão oficial nas escolas brasileiras se deu no século XIX em 1851. (Darido , 2003)

As duas concepções que norteavam esta prática eram: a Higienista e a Militarista, na qual, a higienista buscava centrar nos hábitos higiênicos e a militarista procurava formar indivíduos para defender a pátria em guerras e etc.

Ambas as concepções higienista e militarista consideravam a educação física como disciplina essencialmente prática, não necessitando, de fundamentação teórica. A partir disso, não havia distinção entre A Educação Física e Instrução Militar.

Há algum tempo teve-se a chamada geração “Esporte é saúde”. De Acordo com (Coletivo de autores, 1992, apud Darido 2003,p3)

a Influencia dos esporte no sistema educacional tão é forte que não é o esporte da escola mas sim esporte na escola. O esporte é para essa fase, o objetivo e o conteúdo da Educação Física Escolar e estabelece uma nova relação passando de professor-instrutor para professor-treinador.

       E foi nesta fase que, o rendimento, a seleção dos mais habilidosos, a fim justificou-se os meios presentes na educação física escolar. Assim, esses procedimentos, tornaram a pratica mecânica dos movimentos esportivos. (Darido, 2003).

      Darido (2003) Em posição à vertente mais tecnicista, que surgem novos movimentos na EF escolar, a partir, especialmente, do final, da década de 70, inspirados num momento histórico social que o País  a educação e a educação física especificamente passaram.

Hoje, o discurso da Educação Física Escolar é outro, na qual predomina a idéia de que “Educação Física é um meio de educação, que advoga em prol da educação do movimento como única forma de promover a educação integral, e que a Educação Física passou a valorizar mais os conhecimentos produzidos pela ciência” (Darido,2003)

 

Para Darido (2003) o corpo é a expressão da cultura. Gestos e movimentos corporais são criados e recriados pela cultura, passiveis de serem transmitidos através das gerações e imbuídos de significados. Dentre as produções da cultura corporal algumas foram incorporadas pela Educação Física em seus conteúdos, o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta. Sendo assim, a área da Educação Física atualmente contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo em movimento.

Com base nisto, é fácil entendimento que a disciplina lida com o corpo e as relaciona com a praticas diárias, assim esta é de suma importância para o desenvolvimento do aluno como um todo.

Aliado a esta prática, o professor pode-se usufruir de conteúdos para então alcançar seus propostos objetivos, sendo estes, Jogos e Brincadeiras, Lutas, Dança, Ginástica e Esporte.

A expectativa desta disciplina tem como foco o objeto de reflexão sobre a cultura corporal, contribuindo para a afirmação dos interesses de classe de camadas populares, na medida em que desenvolve uma reflexão pedagógica sobre valores como solidariedade substituindo individualismo, cooperação confrontando a disputa, sobretudo enfatizando ma liberdade de expressão dos movimentos. (coletivo de autores, 1992)

2.3 Esporte como conteúdo

Este fenômeno nos últimos tempos vem sendo utilizado como um dos principais conteúdos desenvolvidos, tendo grande ênfase nas aulas de Educação Física. Entretanto, pressupõe-se que o esporte está sendo trabalhado por alguns profissionais da área somente no contexto do fazer por fazer, na qual, acabam-se restringindo apenas na execução dos movimentos a participação nos jogos, sem ao menos saber o porquê de estar realizando esta prática. “Além disso, o esporte vem sendo trabalhado, nessas aulas, apenas na dimensão procedimental, ou seja, somente por meio do fazer pelo fazer.” (DEIROZ 2008 apud DARIDO et al, 2006)

Não é necessário que o educador fique ensinando somente gestos técnicos da modalidade, este se pode utilizar de uma maneira mais lúdica na qual faz com que os alunos correspondam aos estímulos sem mesmo perceber, ou seja através de outro conteúdo como por exemplo os jogos e brincadeiras.

Assim , Piccolo (1999, p.11) contribui, reforçando a idéia sobre a responsabilidade de ensinar o esporte.

“Ensinar a pratica do esporte é preparar o aluno para executar determinadas habilidades por meio da descoberta do prazer de se exercitar. É conscientizá-lo de suas capacidades e limitações. É mostrar diferentes maneiras de aprender um movimento. A ludicidade da proposta pode ser o caminho dessa conscientização.

Dessa forma, Lopes também contribui:

Assim, todas as matérias, e também, nossa “cansada e desgastada”  Educação Física Escolar, não tem servido para mais nada a não ser formar indivíduos competitivos e sem opinião própria, para uma sociedade extremamente competitiva, mas incapaz de questionar ou enxergar possibilidades, reforçando ideologia Liberal- Capitalista do “HOMO- FABER”. (LOPES, 2004, p.70).

Fica extremamente evidente que, o esporte é sim um conteúdo relevante e que tem sua grande importância no papel de formação do cidadão, como os demais conteúdos da Educação física Escolar, porém, este tem que estar contextualizado, tem que ter um objetivo, não somente gestos mecanizados é necessário adaptar as diversas condições existentes na escola, para que a disciplina não fique rotulada como aprender a “jogar bola”.

Na educação física se devem trabalhar todas as manifestações corporais, através dos conteúdos, assim percebe-se que a eficiência técnica sempre foi requisito para a disciplina de Educação física. Em relação aos alunos, com ênfase principalmente no rendimento desportivo, desconsiderando as maneiras como os alunos lidam com a cultura e, as formas de ginástica, lutas, danças esportes, enfim todas as manifestações de cultura corporal. (Alexandre Shiguno Neto e Viktor Shigunov, 2001,)

Assim, o trabalho da Educação Física, é ampliar as vivencias corporais, por meio de conteúdos diversificados que inclua aspectos de relevância à cultura corporal )jogos, esportes, lutas, ginástica, dança, etc.), que integrados ao contexto social dos alunos assumem uma conotação significativa e auxiliam na criação da identidade e da autonomia corporal do individuo como cidadão. (BRACHT, 1992).

Finalmente, TUBINO, 2001,p.83, contribui afirmando que:

O esporte educacional, com finalidade de formação para a cidadania é aquele esporte apoiado nos princípios, em que a inclusão de todos reforça a democratização da prática esportiva. Com regras adaptadas, o importante é a formação e não tem responsabilidades diretas com o desenvolvimento de atletas.

Neste sentido, a escola é pensada nem como celeiro (local de formação) nem como espaço para a descoberta de talentos.(Crisorio e Bracht, 2003, p.337)

De fato, MOLINA NETO (1991) Afirma que é possível supor que a grande maioria dos professores tem condições de oferecer aos alunos experiencias esportivas variadas, pois a experiência nos mostra que o professor tende a trabalhar com o conteúdo que mais gosta e que tem mais habilidade.

Assim, (coletivo de autores,1992)complementa deve-se abarcar desde os jogos que apresentam regras  implícitas até os que são especificas, onde seu ensino não deve se esgotar em gestos técnicos. Contudo, devem-se colocar limites para o ensino de gestos técnicos, pois não significa retira-los da aula de EF na escola, acredita-se que, para dizer que o aluno possui “conhecimento” de determinados jogos que foram esportivados, não é suficiente que ele domine os seus gestos técnicos. A seguir são oferecidas sugestões para o tratamento de alguns temas de cultura corporal.

Enfim, o ensino da Educação  Física tem um sentido lúdico que busca instigar a criatividade humana a adoção de uma postura produtiva e criadora de cultura, tanto no mundo de trabalho como no lazer. (Coletivo de autores, 1992, p. 40)

O interesse visto nesse tema de estudo é suma importância, pois se relaciona com vários fatores sendo este pessoais, acadêmicos e socias, contribuindo para pesquisas futuras e para os profissionais em geral, na qual busca-se uma reflexão da pratica pedagógica dos professores de Educação Física escolar.

3.METODOLOGIA

 

 

A presente pesquisa tem caráter qualitativo de natureza descritiva, pois entende-se que:

Este tipo de pesquisa observa-se, registra, analisa e correlaciona os fatos ou fenômenos(variáveis) sem manipula-los. Onde procurar descobrir com maior precisão, a freqüência com que um fenômeno acontece, sua relação e conexão e etc. (CERVO, 2002)

Os métodos qualitativos são apropriados quando o fenômeno em estudo é complexo, de natureza social e não tem qualificação. Normalmente, são usados quando o entendimento de contexto social e cultural é um elemento importante para a pesquisa. Para aprender métodos qualitativos é preciso aprender a observar, registrar a analisar, interações reais entre pessoas e entre pessoas e sistemas. (Lielscher, 1998 Apud DIAS ,2000 p. 1)

 

A população deste estudo será constituída de professores de Educação Física da rede estadual de ensino do município de Peabiru Paraná.

Sendo a amostra composta por oito professores, nas quais, estes foram selecionados, onde esta pesquisa não garante aleatoriedade.

Onde o questionário foi elaborado pela pesquisadora, contendo seis questões abertas. ( em anexo)

Para a coleta de dados será feita um conversa com os professores e será pedido a estes que respondam o questionário na hora que esse for entregue, não será aceito que os professores levem o questionário para devolvê-lo mais tarde, assim, julga-se mais fidedignidade na pesquisa.

4.RESULTADOS

 

Este pesquisa teve analise de conteúdo por categorização das respostas.

Como o questionário se fez em questões abertas, precedeu-se da seguinte forma.

QUADRO 01 – DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS REFERENTE A INTERFERENCIA NA APLICAÇÃO DOS DEMAIS CONTEUDOS  DEVIDO A FALTA DE MATERIAIS E ESTRUTURA DA ESCOLA

RESPOSTAS

FREQUENCIA

Não interfere

01

Interferem e muito

03

Parcialmente

04

Na questão 1 dos oito professores entrevistados somente um alegou com total certeza que os materiais não atrapalham na aplicação dos demais conteúdos. Destes seis professores, três afirmaram que a falta de material interfere e muito nas aulas de Educação Física, e os outros 4 educadores argumentaram que atrapalha parcialmente.

QUADRO 02 – DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS REFERENTE AO CONTEUDO MAIS TRABALHADO PELOS PROFESSORES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDO

FREQUENCIA

Esportes

04

Jogos e Brincadeiras

02

Lutas

0

Dança

0

Ginástica

0

Todos

01

Outros

01

Imediatamente na questão 2, foi possível observar que quatro professores afirmaram que o conteúdo mais abordado nas aulas é o esporte, 2 disseram que em seu cotidiano utilizam-se mais de jogos e brincadeiras , um docente aplica outros inclusive o esporte e o outro restante alega  que aplica todos os conteúdos.

QUADRO 03 – DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS REFERENTE AO CONTEÚDO MAIS TRABALHADO PELOS PROFESSORES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDO

FREQUENCIA

Esportes

08

Outros

00

Em virtude disso, na questão três todos os professores que participaram desta pesquisa afirmaram que os alunos tem maior preferência pelo conteúdo esporte, pelo motivo de maior vivencia dentro e fora do âmbito escolar.

QUADRO 04 – DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS REFERENTE A FACILIDADE NA APLICAÇÃO DO CONTEÚDO ESPORTE

RESPOSTAS

FREQUENCIA

SIM

06

NÃO

02

Também foi possível analisar que de fato, 6 dos docentes expressaram na pergunta quatro que, o esporte apresenta maior facilidade em sua aplicação, pois as modalidades são conhecidas, salvo que, 2 professores manifestaram-se com idéia oposta, na qual disseram que exige-se domínio e vivencia para a aplicação deste conteúdo.

QUADRO 05 – DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS REFERENTE  DE QUE A MÍDIA É FATOR CONTRIBUINTE PARA MAIOR ENFASE NO CONTEUDO

RESPOSTA

FREQUENCIA

SIM

08

NÃO

00

Em seguida, na penúltima questão, todos os professores participantes afirmaram que a mídia é um fator contribuinte para uma maior ênfase no esporte, ainda que três professores questionaram o futebol como fator que a mídia mais populariza, dessa maneira, os demais esportes não são tão valorizados como este.

QUADRO 06 – DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS REFERENTE AS CARACTERISTICAS DA  FORMAÇÃO DOS DOCENTES

FORMAÇÃO

FREQUENCIA

TECNINISTA

03

NÃO TECNICISTA

02

Em suma na ultima pergunta, três professores relataram ter formação tecnicista, e os demais profissionais argumentaram que durante a graduação foi voltado para o esporte-escolar, onde foram trabalhados semestralmente os esportes.

Finalmente pode-se constatar que realmente o conteúdo esporte é o mais trabalhado nas escolas estaduais de Peabiru, devido a vários fatores, onde o que mais chamou atenção foi devido a facilidade de aplicação no conteúdo e porque de acordo com os docentes os escolares tem maior preferência na pratica esportiva.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

É de clara percepção que os professores têm requisitos de possibilitarem aos escolares a oportunidade de realizar experiências corporais dentro dos demais conteúdos, porém a maioria destes preferem o esporte como conteúdo mais aplicado.

Assim, Betti (1999) afirma que,é impossível que os professores de educação Física saibam e dominem todos os conteúdos a ponto de demonstrar os vários fundamentos esportivos, danças, etc. Isto, entretanto, não impossibilita o professor de  ensinar. Desde que ele seja capaz de se interessar por ensinar algo que não domine, existem outras maneiras de se ensinar.

É obvio que nem todos os educadores tem domínio de todos os conteúdos, com isso, o professor tem que buscar se aperfeiçoar, ir atrás de subsídios básicos para transmitir o conhecimento, é necessário que este sempre esteja se atualizando e aprimorando seus conhecimentos específicos.

Dessa forma, MOSSTON (1978). HILDEBRANDT e LAGING (1986) GRUPO DE TRABALHO PEDAGÓGICO (1991) apud Betti (1999) defendem idéias advindas do construtivismo, onde o aluno é a base mais importante para a construção do conhecimento, onde o professor deixa de ser o controlador do conteúdo.

Em virtude disso, o professor pode construir seus materiais, como por exemplo, utilizar a técnica da reciclagem, para construir aparelhos da ginástica rítmica.

Fica evidente que o professor tem a possibilidade de criar e utiizar esta criatividade durante o ano letivo, não custa ao docente construir/eou adaptar os matérias,levando os alunos a pensarem e a contextualizarem esta pratica.

Inegavelmente, não é certo que os demais conteúdos fiquem “esquecidos”, pois se isso acontece, nós enquanto educadores,temos que ter discernimento de oportunizar as diversas formas de movimento e isso cabe a cada um, através de sua pratica pedagógica. Não adianta planejar e armazenar as idéias em documentos é necessário e de grande valia que isso seja colocado em pratica independentemente dos fatores externos.

 

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BENTO,C,C.JUNIOR, G,L.Jogos e brincadeiras de diferentes culturas nas aulas de Educação Física Escolar. Acessado em 21/04/2012 às 10:16. http://www.defmh.ufscar.br/spqmh/pdf/2008/enarel-clovis-2008.pdf

BETTI,R.C.I. Esporte na escola: mas é só isso professor? Motriz Volume 1,Número 1, 25 -31, junho/1999  acessado em 28/05/2012 às 8:20. http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/01n1/4_Irene_form.pdf

 

BRACHT, Valter. Educação Física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.

BRACHT, V. CRISORIO, R. A educação Física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas, SP, autores associados, Rio de Janeiro: PROSUL,2003.

  • CERVO, A.L. BERVIAN, P. A.Metodologia Cientifica 5° Edição – São Paulo: Pearson Pretice Hall, 2002.

DARIDO, S. C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de janeiro, Guanabara Koogan, 2003

DEIROZ, Ariane de Castro.   O esporte como conteúdo nas aulas de educação física: Uma analise de sua aplicabilidade no contexto educacional. Monografia (Licenciatura do curso de Educação Física) – Academia de Ensino Superior. Sorocaba, 2008. Disponível em: http://www.quantaedu.com/v1/components/com_mtree/attachment.php?link_id=89&cf_id=28 acessado no dia 18 de maio de 2012 às 11:32

DIRETRIZ CURRICULAR DO ESTADO DO PARANÁ – acessado em 01 de maio de 2012 às 16.12 Disponivel em:

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_edf.pdf

LOPES, A.A.S.M. Futsal, Metodologia e didática na aprendizagem – São Paulo: Phorte, 2004

MARQUES, Marta Nascimento. Os Desafios da Prática Pedagógica na Educação Física Escolar para a Construção da Cidadania. Santa Maria, 2009.  

 

NETO, M.V.Esporte na escola:Contradições e alternativas – Porto Alegre: PUCRS, Curso de pós –graduação em Educação, 1991. Acessado em 28/05/2012 às 10:42

 

NISTA – PICCOLO, V.I SCAGLIA, J. A. Pedagogia dos esportes. Campinas, Sp: Papirus, 1999 – coleção corpo & motricidade

 

PAIS, J. Machado (1993). Culturas juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional.

SOARES, L.C. TAFFAREL, Z.N.C,VARJAL,E.FILHO, C. L.ESCOBAR, O.M. BRACHT, V. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: cortez, 1992.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anexo

Os dados coletados neste questionário serão utilizados para o artigo de conclusão de curso da acadêmica Rafaella Souza Vieira da Faculdade Integrado de Campo Mourão – PR.

Sexo:________

Idade:________

Tempo de docência:________

 

Questionário

 

1-A falta de material e estrutura na escola interfere na aplicação dos conteúdos da Educação Física (Jogos e Brincadeiras, Dança, Lutas, Ginástica e Esporte) Explique.

______________________________________________________________________________________________________________________________________

2-Em seu cotidiano qual conteúdo você tem preferência em suas aulas? Por quê?

______________________________________________________________________________________________________________________________________

3-Os escolares apresentam mais afinidade no conteúdo Esporte? Por quê?

______________________________________________________________________________________________________________________________________

4-Você acredita que o conteúdo esporte apresenta mais facilidade em sua aplicação? Por quê?

______________________________________________________________________________________________________________________________________

5-A mídia é um fator contribuinte para maior ênfase no trabalho do conteúdo esporte? Justifique.

______________________________________________________________________________________________________________________________________

6-Como foi trabalhado o conteúdo esporte na sua graduação?

______________________________________________________________________________________________________________________________________