RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo apontar de forma mais detalhada a diferenciação entre escola inclusiva e integralista, esclarecendo metodologias e adaptações adotadas e diferenciadas em ambas. A crise paradigmática que se atravessa atualmente em relação à inclusão escolar e o papel do Psicopedagogo em meio a tantos conflitos.

Psicopedagogia em prol da Educação Inclusiva na escola comum

Perpassamos nos dias de hoje uma crise de paradigmas cercada de muitas incertezas e inseguranças em relação à inclusão escolar, os desafios e as desacomodações que esta vem acarretando. As reações mais contabilizadas até agora são a retração e a rejeição das equipes diretamente envolvidas, ou seja, a equipe docente da maioria das escolas.

Menina escrevendo e aprendendo.

Nosso modelo educacional atual há algum tempo demonstra sinais de esgotamento nessa crise paradigmática, eis então que surge o momento das transformações. Agora é hora de ousar, de buscar o novo, de fazer a diferença, de romper paradigmas.

É o momento de a escola mudar e não exigir que seus estudantes mudem como já é tradição acontecer. Foi-se o tempo em que a escola era detentora do saber e os alunos apenas receptores.

É preciso não só redimensionar a estrutura do ensino, mas a mente de quem está envolvido, para que a escola seja inclusiva é necessário que esteja despida de preconceitos e que reconheça e valorize as diferenças.