UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS

PÓS-GRADUÇÃO 'LATO SENSU' EM PSICOPEDAGOGIA

DISSERTAÇÃO 

DISSERTAÇÃO SOBRE ASSUNTOS ABORDADOS

NAS PRIMEIRAS AULAS DO CURSO PSICOPEDAG.

Por

José Luiz Teixeira da Silva

                           Dissertação sobre os assuntos abordados em sala de aula (em que isso pode ajudar ou ajudou na sua prática?) . Apresentada  à  Universidade Candido  Mendes como  requisito  parcial   para avaliação  no    curso  de   pós - graduação   em psicopedagogia.

          Professora: Simone Ferreira                                                

Rio de Janeiro

agosto/2005

Psicologia do Desenvolvimento

Os teóricos mais interessantes para minha prática e que podem influir de maneira positiva em meu trabalho são Vygotsky e Freud, pois apesar de não trabalhar com crianças diretamente , e estar lotado em uma escola técnica de saúde no qual o corpo discente é composto de adolescentes e adultos lido com professores ,alunos e comunidade e portanto tenho que procurar entender mais profundamente os problemas dessas pessoas e me tornar um profissional melhor.

Minha função é administrativa, trabalho como agente patrimonial, também colaboro no setor estratégico da uma Escola Técnica  que faz parte da FAETEC subordinada à secretaria de ciência e tecnologia. A Escola trabalha  em prol da qualidade do ensino e de seus corpos docente e discente de modo crítico e consciente. A escola é bem gerenciada, na figura da diretora que administra de modo  que seus funcionários possam participar das principais mudanças que afetam direta ou indiretamente a instituição de ensino.Tendo na satisfação dos alunos, funcionários e sociedade o seu maior retorno.

Buscando entender o comportamento na aprendizagem,assim como seus estágios para uma melhoria contínua, estarei colaborando para o reforço da qualidade tanto teórica quanto prática das atividades relacionadas com o trabalho administrativo quanto pedagógico. Observando os fatos do cotidiano escolar, e aprendendo na convivência com o grupo de trabalho melhorando minha prática pela troca de idéias,criticando-as sempre que necessário para entender e melhorar não só o meu trabalho como também dos meus amigos e  colaboradores usando os fundamentos apregoados por Vygotsky.

Freud mostra-nos que os acontecimentos de nossa história pessoal, aparentemente esquecidos, continuam a influenciar nossa conduta e nos sensibilizam a certas situações existenciais. O que pode causar um desentendimento no trabalho,uma atitude mais drástica com os amigos e familiares. O importante é tentar resolver o dilema de modo a ajudar as pessoas que se encontram numa situação de profunda desvalorização social melhorando o relacionamento interpessoal baseado na solidariedade dirimindo dúvidas interiores e exteriores.

Ao utilizar a conversa em grupo para buscar soluções ,por meio da interação social, usando o conhecimento compartilhado pela informações dos componentes do grupo que uma vez instigados solucionam mais rapidamente os problemas propostos. Também usa-se o conhecimento de modo irreverente e descontraído facilitando o surgimento de idéias originais pois há uma maior abertura no grupo, sem a preocupação primária de apenas criticar mas sim de agregar conhecimentos de forma lúdica.

Minha especialização é na formação de jovens e adultos e para tal Vygotsky e Paulo Freire influenciaram bastante. É na interação que aprendemos mais e com melhor qualidade. A presença de um mediador se faz necessária para condizir os estudos numa maneira organizada e produtiva.

Atualizando os dados para 2013, concluí o curso de Especialista em Psicopedagogia, em 2006. Trabalhei como agente patrimonial até 2008, fiz Especialização em Administração e Supervisão escolar, em 2011.Logo após uma Especialização em Direito Público. Procuro aliar todos os conhecimentos adquiridos desde então, somando a própria experiência de vida vislumbro ajudar todas as pessoas que quiserem no que puder...

Referências Bibliográficas

Brenner,Charles.

           Noções básicas de  psicanálise:introdução                                                                                       à psicologia psicanalistica;tradução Ana                                                                           Mazur Spira. 3.ed.rev. e aum. Rio de                                                                                          Janeiro,Imago;São Paulo,Ed. da Universidade       de São Paulo,1975.

Minicuci,Agostinho.

            Relações Humanas:Psicologia das Relações Interpessoais.

            5.ed.,São Paulo,Atlas,1992.