Proposta de disponibilização de jogos educativos em ambientes virtuais através de uma Web API
Publicado em 21 de janeiro de 2016 por Rafael dos Passos Fortes
Proposta de disponibilização de jogos educativos em ambientes virtuais através de uma Web API
Abstract. This project aims to develop a Web API to assist educational activities in virtual environment learning. The Web API is the mechanism to add these games using only JavaScript code in a virtual environment. Thus anyone interested may include games in environments and/or website. The theme of the games is customizable.
Resumo. Este projeto tem como objetivo desenvolver uma Web API para auxiliar atividades educacionais em ambientes virtuais de aprendizagem. A Web API será o mecanismo para disponibilizar estes jogos através de simples inclusão de um código JavaScript no ambiente virtual. Desta forma, qualquer pessoa interessada poderá incluir os jogos em seu ambiente e/ou site. O tema dos jogos é personalizável.
1. Introdução
A relação entre educação e desenvolvimento já foi profundamente comprovada por órgãos nacionais como o IPEA, e internacionais vinculados às Nações Unidas como CEPAL, UNESCO e UNICEF. Todos alertam para os riscos de não se investir na educação como condição para deter o aumento das desigualdades e o avanço da pobreza (Barros 2006).
Tendo em vista que os computadores estão presentes com muita freqüência nas vidas das pessoas e o acesso a eles já está bem simplificado, esse trabalho propõe distribuir jogos através de uma Web API, para possibilitar a utilização dos mesmos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
Embora o trabalho como um todo tenha selecionado vários jogos, esse artigo apresentará apenas a utilização de 1 deles, sendo este o jogo da memória. Antes de apresentar o jogo, serão apresentados alguns conceitos teóricos.
2. Fundamentação teórica
Como essa proposta aborda Ambientes Virtuais de Aprendizagem, jogos na educação e Web API, estes conceitos serão explicados sucintamente nessa sessão.
2.1. Ambiente Virtual de Aprendizagem
O objetivo principal de um ambiente virtual de aprendizagem é fazer com que o aluno possa aprender sozinho ou em grupo, com um conteúdo flexível, previamente configurado. Segundo Lopes (2001), estes ambientes tornam possível a integração de diferentes mídias: áudio, vídeo, imagens, textos, planilhas, dentre outras, que são comumente utilizadas pelas pessoas como forma de comunicação no seu dia-a-dia.
Através de um ambiente virtual é possível educar a distância, em tempo real, sem a necessidade de um professor presente. Tal característica auxilia no desenvolvimento intelectual do aluno, obrigando-o a resolver as questões sem a ajuda de um professor.
Mesmo com os benefícios proporcionados através dos ambientes virtuais de aprendizagem, estes não costumam utilizar jogos como opção, mesmo porque desenvolver jogos é uma tarefa complicada que muitas vezes exige conhecimentos de programação.
2.2. Web API
Segundo Marin (2009), API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos) é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para utilização de suas funcionalidades por programas aplicativos. Através de uma API, programas aplicativos, web ou desktop, podem utilizar seus serviços, sem precisar envolver-se em detalhes de sua implementação. Uma API desenvolvida para Web é chamada de Web API.
A Web API estabelece um conjunto de rotinas a serem usadas para que se possa usufruir das funcionalidades de um sistema na web. Através da chamada de simples rotinas, tem-se o resultado da funcionalidade, sem que seja necessário entrar em muitos detalhes da implementação da funcionalidade em questão.
As vantagens de uma Web API são:
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Inúmeras funcionalidades disponíveis com alto grau de facilidade para serem aplicadas através das rotinas; e
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Reduz o tempo de desenvolvimento.
3. Projeto
Embora o projeto inclua diversos jogos e até mesmo jogos friv, esse artigo irá demonstrar o funcionamento da Web API com relação a utilização de apenas um jogo, sendo esse o jogo da memória.
O jogo da memória desenvolvido permite utilizar conteúdo textual e imagens. Existem três tipos de modos de jogo: (1) Apenas texto; (2) Apenas imagem; e (3) Texto e imagem. O primeiro modo é o modo mais simples onde o jogador interage com as peças do jogo contendo apenas texto. Já no segundo, o conteúdo das peças contém apenas imagens. O terceiro modo é outra possibilidade onde é possível fazer a união de imagem com texto. A Figura 1 exemplifica parte um arquivo XML correspondente a configuração de um jogo da memória.
Figura 1. Trecho do arquivo XML que configura o conteúdo do jogo
Com relação as imagens, deve ser informado um endereço de internet (URL) completo para a imagem. Essas imagens podem estar no próprio servidor onde está hospedado o ambiente virtual, como em qualquer outro servidor.
Para facilitar a criação do arquivo XML que configura o jogo, foi criada uma interface onde o usuário preenche os campos do formulário e esta interface cria o arquivo XML. Na Figura 2 pode ser visto este gerador de arquivo XML. Também pode ser vista na Figura 2 a opção “procurar” que oferece uma Web API para busca de imagens na internet, o que facilita encontrar as imagens desejadas.
Figura 2. Inclusão do jogo no website
Para incluir o jogo em uma página da internet devem ser inseridos os códigos conforme na Figura 3. No primeiro trecho em vermelho é o código para incluir o código da Web API. Também é necessário incluir o framework denominado Prototype já que a Web API se utiliza de funções deste framework. No segundo trecho em vermelho é criada uma função que será chamada assim que a página for carregada. No terceiro trecho em vermelho está a div em que o jogo será exibido.
Figura 3. Inclusão do jogo em um ambiente virtual
A função carregaJogo(), além dos 2 parâmetros informados na Figura 3, pode receber um terceiro parâmetro caso o usuário queira utilizar um arquivo XML próprio de configuração do jogo, informando nesse parâmetro, a URL do arquivo.
O resultado dos códigos inseridos na Figura 3 pode ser visto na Figura 4. Sendo gerado o jogo no ambiente, este pode ter início bastando ao usuário clicar em duas cartas e ver se estas formam pares correspondentes. Pares correspondentes podem ser textos e/ou imagens iguais, ou associados. No exemplo ilustrado nas figuras, a palavra Florianópolis está associada à imagem da bandeira de Santa Catarina.
Figura 4. Inclusão do jogo no website
4. Discussões
Embora, inicialmente, o objetivo era atender a práticas educativas com o uso de jogos, estes podem ser inseridos em qualquer website, sendo utilizado também como opção de entretenimento.
Nenhum trabalho similar que crie e insira um jogo com tamanha facilidade em ambientes para internet foi encontrado, mas sua real utilidade precisa ainda ser avaliada, bem como o quão fácil é seu uso por parte dos professores.
Outro objetivo, de disponibilizar em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, sofre o problema de que estes ambientes precisam ser modificados (modificações estas que não podem ser feitas pelo professor). Por exemplo, o ambiente Moodle (o mais popular), não aceita que se cadastre, normalmente, códigos JavaScript como parte do conteúdo. Sendo assim, é preciso avaliar formas que possibilitem essa ação. O mesmo problema é enfrentado por professores que utilizam blog para apoio as aulas.
Referências
Balestra, M. M. M., Gequelin, F. (2008) "O papel do jogo no processo de aprendizagem e na relação conhecimento espontâneo x conhecimento formal" in: Revista Eletrônica de Ciências da Educação, vol. 7.
Lopes, G. S. (2001) “Ambientes virtuais de ensino – aspectos estruturais e tecnológicos”, Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em engenharia de produção da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Marin, R. (2007) “APIs e mashups”, http://rafaelmarin.net/apis-e-mashups, Março.