Proposta de disponibilização de jogos educativos em ambientes virtuais através de uma Web API 

Abstract. This project aims to develop a Web API to assist educational activities in virtual environment learning. The Web API is the mechanism to add these games using only JavaScript code in a virtual environment. Thus anyone interested may include games in environments and/or website. The theme of the games is customizable.

Resumo. Este projeto tem como objetivo desenvolver uma Web API para auxiliar atividades educacionais em ambientes virtuais de aprendizagem. A Web API será o mecanismo para disponibilizar estes jogos através de simples inclusão de um código JavaScript no ambiente virtual. Desta forma, qualquer pessoa interessada poderá incluir os jogos em seu ambiente e/ou site. O tema dos jogos é personalizável.

1. Introdução

A relação entre educação e desenvolvimento já foi profundamente comprovada por órgãos nacionais como o IPEA, e internacionais vinculados às Nações Unidas como CEPAL, UNESCO e UNICEF. Todos alertam para os riscos de não se investir na educação como condição para deter o aumento das desigualdades e o avanço da pobreza (Barros 2006).

Tendo em vista que os computadores estão presentes com muita freqüência nas vidas das pessoas e o acesso a eles já está bem simplificado, esse trabalho propõe distribuir jogos através de uma Web API, para possibilitar a utilização dos mesmos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Embora o trabalho como um todo tenha selecionado vários jogos, esse artigo apresentará apenas a utilização de 1 deles, sendo este o jogo da memória. Antes de apresentar o jogo, serão apresentados alguns conceitos teóricos.

2. Fundamentação teórica

Como essa proposta aborda Ambientes Virtuais de Aprendizagem, jogos na educação e Web API, estes conceitos serão explicados sucintamente nessa sessão.

2.1. Ambiente Virtual de Aprendizagem

O objetivo principal de um ambiente virtual de aprendizagem é fazer com que o aluno possa aprender sozinho ou em grupo, com um conteúdo flexível, previamente configurado. Segundo Lopes (2001), estes ambientes tornam possível a integração de diferentes mídias: áudio, vídeo, imagens, textos, planilhas, dentre outras, que são comumente utilizadas pelas pessoas como forma de comunicação no seu dia-a-dia.

Através de um ambiente virtual é possível educar a distância, em tempo real, sem a necessidade de um professor presente. Tal característica auxilia no desenvolvimento intelectual do aluno, obrigando-o a resolver as questões sem a ajuda de um professor.

Mesmo com os benefícios proporcionados através dos ambientes virtuais de aprendizagem, estes não costumam utilizar jogos como opção, mesmo porque desenvolver jogos é uma tarefa complicada que muitas vezes exige conhecimentos de programação.

2.2. Web API

Segundo Marin (2009), API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos) é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para utilização de suas funcionalidades por programas aplicativos. Através de uma API, programas aplicativos, web ou desktop, podem utilizar seus serviços, sem precisar envolver-se em detalhes de sua implementação. Uma API desenvolvida para Web é chamada de Web API.

A Web API estabelece um conjunto de rotinas a serem usadas para que se possa usufruir das funcionalidades de um sistema na web. Através da chamada de simples rotinas, tem-se o resultado da funcionalidade, sem que seja necessário entrar em muitos detalhes da implementação da funcionalidade em questão.

As vantagens de uma Web API são:

  • Inúmeras funcionalidades disponíveis com alto grau de facilidade para serem aplicadas através das rotinas; e

  • Reduz o tempo de desenvolvimento.

3. Projeto

Embora o projeto inclua diversos jogos e até mesmo jogos friv, esse artigo irá demonstrar o funcionamento da Web API com relação a utilização de apenas um jogo, sendo esse o jogo da memória.

O jogo da memória desenvolvido permite utilizar conteúdo textual e imagens. Existem três tipos de modos de jogo: (1) Apenas texto; (2) Apenas imagem; e (3) Texto e imagem. O primeiro modo é o modo mais simples onde o jogador interage com as peças do jogo contendo apenas texto. Já no segundo, o conteúdo das peças contém apenas imagens. O terceiro modo é outra possibilidade onde é possível fazer a união de imagem com texto. A Figura 1 exemplifica parte um arquivo XML correspondente a configuração de um jogo da memória.

Figura 1. Trecho do arquivo XML que configura o conteúdo do jogo

Com relação as imagens, deve ser informado um endereço de internet (URL) completo para a imagem. Essas imagens podem estar no próprio servidor onde está hospedado o ambiente virtual, como em qualquer outro servidor.

Para facilitar a criação do arquivo XML que configura o jogo, foi criada uma interface onde o usuário preenche os campos do formulário e esta interface cria o arquivo XML. Na Figura 2 pode ser visto este gerador de arquivo XML. Também pode ser vista na Figura 2 a opção “procurar” que oferece uma Web API para busca de imagens na internet, o que facilita encontrar as imagens desejadas.

Figura 2. Inclusão do jogo no website

Para incluir o jogo em uma página da internet devem ser inseridos os códigos conforme na Figura 3. No primeiro trecho em vermelho é o código para incluir o código da Web API. Também é necessário incluir o framework denominado Prototype já que a Web API se utiliza de funções deste framework. No segundo trecho em vermelho é criada uma função que será chamada assim que a página for carregada. No terceiro trecho em vermelho está a div em que o jogo será exibido.

Figura 3. Inclusão do jogo em um ambiente virtual

A função carregaJogo(), além dos 2 parâmetros informados na Figura 3, pode receber um terceiro parâmetro caso o usuário queira utilizar um arquivo XML próprio de configuração do jogo, informando nesse parâmetro, a URL do arquivo.

O resultado dos códigos inseridos na Figura 3 pode ser visto na Figura 4. Sendo gerado o jogo no ambiente, este pode ter início bastando ao usuário clicar em duas cartas e ver se estas formam pares correspondentes. Pares correspondentes podem ser textos e/ou imagens iguais, ou associados. No exemplo ilustrado nas figuras, a palavra Florianópolis está associada à imagem da bandeira de Santa Catarina.

Figura 4. Inclusão do jogo no website

4. Discussões

Embora, inicialmente, o objetivo era atender a práticas educativas com o uso de jogos, estes podem ser inseridos em qualquer website, sendo utilizado também como opção de entretenimento.

Nenhum trabalho similar que crie e insira um jogo com tamanha facilidade em ambientes para internet foi encontrado, mas sua real utilidade precisa ainda ser avaliada, bem como o quão fácil é seu uso por parte dos professores.

Outro objetivo, de disponibilizar em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, sofre o problema de que estes ambientes precisam ser modificados (modificações estas que não podem ser feitas pelo professor). Por exemplo, o ambiente Moodle (o mais popular), não aceita que se cadastre, normalmente, códigos JavaScript como parte do conteúdo. Sendo assim, é preciso avaliar formas que possibilitem essa ação. O mesmo problema é enfrentado por professores que utilizam blog para apoio as aulas.

Referências

Balestra, M. M. M., Gequelin, F. (2008) "O papel do jogo no processo de aprendizagem e na relação conhecimento espontâneo x conhecimento formal" in: Revista Eletrônica de Ciências da Educação, vol. 7.

Lopes, G. S. (2001) “Ambientes virtuais de ensino – aspectos estruturais e tecnológicos”, Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em engenharia de produção da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Marin, R. (2007) “APIs e mashups”, http://rafaelmarin.net/apis-e-mashups, Março.