PROJETO MÚSICA



DURAÇÃO:

? 11 MESES ? aplicar uma vez por semana.


JUSTIFICATIVA

Segundo Teca Alencar, é direito fundamental da criança, apreciar, pensar e produzir a sua própria música. Ela critica a falta de conhecimento e valorização da produção musical. E diz também, que nas artes plásticas, por exemplo, a produção das crianças, é bem mais respeitada.
As pessoas, de um modo geral, tendem a reconhecer o valor de uma garatuja. Há uma preocupação com a existência, ou não, de intenção em suas produções, mas esse reconhecimento não acontece com a música produzida pela criança. Partindo desse princípio, abordaremos o tema MÚSICA em nosso espaço, focalizando ou enfatizando as produções dos nossos alunos.


OBJETIVO

Há uma infinidade de definições do que a música é capaz de fazer com o ser humano, apenas pelo fato, de nos proporcionar momentos agradáveis, de relação entre o som e o silêncio, mas acredito, que isso vá além, na educação, e nesse caso, na educação infantil; acredito mais ainda, que, a música tem a capacidade de integrar emoção e razão, ela é uma forma de se comunicar e integrar a uma linguagem sensível; e uma maneira de expressão artística que lida com a criatividade e sensibilidade; dessa maneira, o objetivo principal desse trabalho é conciliar: o fazer, o sentir e o pensar. Para assim;

? Facilitar o processo alfabetizador (em nosso caso, conhecer novas palavras)
? Desenvolver concentração/assimilação e memória;
? Estimular movimentos;
? Proporcionar momentos de relaxamento;
? Incentivar a criação e
? Desenvolver a coordenação Motora (a música faz uma conexão com o corpo, à imaginação e o intelecto da criança)

Pois, o pensamento sensório-motor, está presente quando a criança toca, canta, se movimenta e escuta. Ao mesmo tempo, ela pensa diferente quando escuta uma produção musical, presta mais atenção em diferentes aspectos, relaciona a outros momentos de sua vida, etc. Assim, criaremos situações, onde elas sejam mais autônomas e atentas. O próprio fato, de mostrar à criança a arte genuína, uma nova forma de sensação, faz com que ela organize em sua cabeça, o que é o som, o que é silêncio e como esse conjunto se torna música (John Cage).

DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento desse projeto dar-se-á, por etapas, respeitando a evolução e apreciação de cada um; para aperfeiçoamento e melhor entendimento, essas etapas estão subdivididas na seguinte ordem, cronológica;

? Descoberta do som (utilizando, objetos variados);
? Reprodução desses sons com a boca;
? Produção de som com o corpo;
? Apresentação de alguns instrumentos;
? Construção de produtores de som (instrumentos ? garrafas d?água, chocalho, baquetas, tambor, etc.)
? Construção de móbiles musicais;
? Construção de instrumentos musicais,
? Percepção de afinidades com cada instrumento;
? Relaxamento com músicas suaves;
? Ampliar e variar os ritmos;
? Composição de música (com frases freqüentes das crianças);
? Composição de melodia;

Cada turma terá seu dia especifico para trabalhar música, (estabelecido na rotina semanal do CEI) mas não estará, de forma nenhuma, obrigada, a seguir esse padrão quando achar necessário, quando a sua turma, se mostrar mais ou menos interessada nos assunto.


AVALIAÇÃO:

A avaliação nos sugere um resultado pronto, e embora esse trabalho, ainda seja algo que se lança, tenho a convicção, que mesmo sendo longo, ele nos oferece ferramentas necessárias, para percebermos as mudanças que acontecerão fatalmente com as nossas crianças, pois a arte, é algo que se sente, algo que penetra em nossas vidas e em nossas almas, algo que transforma nossos conceitos, que nos transformam em pessoas mais seletivas e criteriosas, é algo que só a sensação descreve. E nesse espaço educativo, procuro com esse projeto, transformar a maneira em que os nossos pequenos receberão a música, a "arte" em suas vidas, sem invadir, sem impor, apenas respeitando o olhar inocente e a individualidade de cada um.



BIBLIOGRAFIA:

Koellreutter educador: O humano como objetivo da educação musical ? Teca Alencar de Brito.